?

sábado, 22 de junho de 2013

Tributo a River Phoenix: "A River Runs Through Us"/2010 [Parte 2]




Parte Final:

Por Lars Beckerman, em 31 de outubro de 2010 

A história de River não é apenas um conto de advertência das armadilhas e do excesso hedonista de Hollywood e do estrelato. Sua história é sobre abandonar quem você é em busca de alguém que você não é. Da pressão dos colegas e da loucura de querer pertencer. Ou talvez da insanidade visceral dolorosa de se sentir a necessidade de entorpecer os sentidos, uma vez que sua inocência foi quebrada e o idealismo deu lugar ao cinismo.

Embora eu possa ter errado sobre a escolha de lançar River Phoenix em Dogfight, o seu desempenho no filme está lá para todos verem, e é sólido, eu estava correto em minha opinião de que o jovem River era muito diferente do soldado raso 'Birdlace'.

Até onde eu poderia dizer, embora isso jamais tenha  sido um tema de discussão, River não era um ator do Método, ou seja, o seu processo de atuação não exigia que ele realmente vivesse as experiências e emoções necessárias para preencher o seu personagem. Pessoalmente falando, o Método é uma linha difícil de trabalho, e não apenas para o ator, mas para toda a equipe, para não mencionar a sua família. Dito isto, a abordagem de River para a criação de 'Birdlace' parecia estar enraizada, pelo menos parcialmente, no Método. Ele fumava muito e, no jantar, bebia muito. E por "muito" eu quero dizer algumas taças de vinho tinto, a transformação sendo muita óbvia para mim, vê-lo se tornar quase vesgo do álcool, enquanto tentava manter as conversas. Nunca agressivo ou rude, nem minimamente. Apenas rapidamente bêbado e esvaziado de seu doce charme habitual.


Avançando rapidamente para menos de um ano depois e imaginando a mesma "técnica" aplicada a seu personagem no perturbador My Own Private Idaho  (1991) de Gus Van Sant, não precisa ser um detetive de primeira divisão para ligar os pontos de que o incrivelmente doce e talentoso e uma vez 'oh-tão-puro' River Phoenix estava a caminho da um desastre.

Dos relatos que tenho ouvido ao longo das duas últimas décadas, My Own Private Idaho era uma festa. Como não poderia ser? Vagamente baseado em Henry IV de Shakespeare, o filme se concentra em um par de fugitivos adolescentes transformados em garotos de programa (Phoenix e Keanu Reeves), e nele também atuaram Flea (Red Hot Chili Peppers), James Russo, e William Richert. O cenário, os temas e assunto, as relações. Se o que eu testemunhei em Seattle no ano anterior foi alguma indicação de como o River ator estava começando a envenenar o River homem, então este era um projeto que os agentes de River deveriam ter, talvez, a sensatez de recusar. Mais fácil de dizer do que de fazer. Não estou julgando aqui, apenas brincando de zagueiro na segunda de manhã, com o coração apertado. 

River era tão especial. Não apenas um ator excepcionalmente bom, o que ele era, mas um jovem significativamente atencioso e introspectivamente poético. Ele amava a música e os animais. Do que eu poderia dizer em meu curto período de tempo passado em torno dele, ele amava as pessoas e pode mesmo ter amado atuar. Difícil dizer, por vezes, se os atores que você encontra na frente da câmera ou no palco realmente amam o que estão fazendo. Eu sempre dou aos meus colegas atores o benefício da dúvida de que eles gostam do que estão fazendo, tanto quanto eu, e não apenas o dinheiro ou a fama, mas o processo e o ofício. Eu acho que River adorava atuar. A câmera, com certeza, o amava. 



Meu primeiro dia no set com River nas filmagens de Dogfight foi um desafio. Era a cena de apresentação do meu personagem e aconteceu em um ônibus de transporte militar. Assim, toda a cobertura filmada dentro do ônibus, meu close up e a tomada média, bem como as dos "quatro" abelhas me entrevistando para o "duelo", foram feitas em locais muito estreitos enquanto o ônibus fazia circuitos contínuos em uma área distante de uma rodovia do estado de Washington. Extremamente demorado, às vezes dolorosamente desconfortável​​, exigindo o máximo de paciência de todos os envolvidos, o departamento de câmera e os atores, em particular. Como sempre acontece em um show ou um filme, a estrela começa a realizar suas tomadas primeiro (presumivelmente enquanto ele/ela está fresco, seja o que for), e então há uma hierarquia em termos de lista de filmagem. Basta dizer que, ligar a câmera ao redor e apontá-la para minha cara seria a última coisa da lista e seria realizado muito tempo depois do almoço e muito tempo depois que a "diversão" de estar naquele ônibus tivesse desaparecido. 

A cortesia comum entre os atores é continuar trabalhando a cena no personagem e no lugar, mesmo quando você está fora da câmera. O senso comum nos diz que a estrela maior dificilmente obedece esta regra não escrita.

Com sonecas e ligações telefônicas na mente de todos, ficou muito claro que os "quatro abelhas" realmente não queriam subir de volta para o ônibus para fazer a minha cobertura. Eu ouvi a murmuração, isso era óbvio, não me fez feliz saber que eu ia ter que interpretar a cena sem cobertura, mas eu estava preparado para assumir os meus pedaços e fazê-los funcionar. Mas isso não seguiu por esse caminho e eu nunca esqueci como isso aconteceu.
 


Quando a votação foi levada a River para saber se ele pretendia ou não voltar para o ônibus por mais uma dúzia de circuitos na rodovia, ele não hesitou. Nunca teria passado pela sua cabeça me deixar esperando. Era a coisa certa a fazer, e ele sabia disso. Estávamos todos juntos nisso.

River morreu de uma overdose de drogas em uma calçada de asfalto frio de uma boate, na Sunset Boulevard, em Hollywood, na noite de Halloween de 1993. O coquetel de drogas encontrado em seu sangue abala a minha mente e não vale a pena mencionar aqui porque isso me deixa louco e ainda muito triste.

Eu tenho
filhos adolescentes e eu sou muito consciente das tentações e seduções impostas a eles pelos meios de comunicação de massa, a cultura pop, e a pressão dos colegas. Ela existe em todos os lugares, mas certamente é ampliada em Los Angeles, uma cidade que muito frequentemente não consegue viver de acordo com sua tradução em espanhol. 

Mas eu conheci certa vez um anjo chamado River que dançou e cantou e atuou de forma tão mágica. Seu dom era inegável e perda de sua família é inimaginável.

Quando eu realmente preciso fixar um River Phoenix, eu assisto O Peso de Um Passado e marco a cena final. Algumas vezes eu sou Judd Hirsch dizendo ao seu filho para "tirar a sua bicicleta da traseira da caminhonete' ... e subir nela. 'Você está por conta própria agora, garoto - vá lá fora e faça a diferença." Outras vezes, eu sou o jovem River de pé, sem palavras, tanto em respeito ao sacrifício e generosidade da disponibilidade de seus pais de deixá-lo ir e também pela tristeza absoluta de lhe ser permitido ir. Eu não posso ouvir "Fire and Rain" de James Taylor, sem pensar naquela cena.

Não se passa um dia em que eu não pense sobre River Phoenix e como ele insistiu para aqueles caras voltarem ao ônibus e trabalharem fora das câmeras pelo seu companheiro ator. Eu gosto dessa expressão - o meu companheiro ator. Eu gostava muito de River.  Ele era meu companheiro ator.
 

 

Fonte: www.larsbeckerman.wordpress.com

20 comentários:

  1. Que lindo esse blog! A primeira dor de morte q eu senti, foi quando eu ouvi q o River Phoenix tinha morrido, tinha apenas 14 anos. Semana passada assisti um programa na GNT sobre as últimas 24h de River Phoenix. Uma grande pena um ser humano tão bacana, tão talentoso, ter ido tão cedo. E esse ano já vai fazer 20 anos q ele se foi. Mas qdo assisti o documentário, e relembrei, fiquei tão triste, q parece q foi ontem. River para sempre! Vicky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vicky!

      Este blog é uma pequena expressão do meu amor e admiração por River Phoenix. Uma tentativa de manter e divulgar o seu legado, que, embora tão curto, é um presente para quem ama o cinema e respeita os valores humanistas.

      A morte de River não foi minha primeira dor neste tema, mas me marcou de forma incrivelmente forte e mesmo devastadora. Antes de criar este blog, eu evitava até mesmo ler sobre ele porque isso me remetia ao mesmo sentimento de perda irreparável que senti naquele domingo devastador. Guardo as piores lembranças dessa época, mas os melhores sentimentos por River e, especialmente, muita gratidão por ele ter me feito amar a humanidade através do seu exemplo. Eu tive o privilégio de viver num mundo com River.

      Seja bem vinda! ;)

      Excluir
    2. Obrigada! Voltarei sempre!
      Vicky

      Excluir
  2. Todos tem os mesmos bons sentimentos sobre River, as mesmas ótimas lembranças,os mesmos maravilhosos elogios, lindo demais!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lady Mike, River até hoje inspira nossos melhores sentimentos, então quem esteve perto dele deve guardar isso como um presente para sempre. Lindo demais, como você diz.

      Beijos.

      Excluir
  3. "eu conheci uma vez um anjo chamado River que dançou e cantou e atuou de forma tão magica. Seu dom era inegável e a perda da sua família é inimaginável."
    mais uma vez lhe dou os parabéns Femme por nos trazer essas reportagens de pessoas q conheceram River Phoenix o admiram e o amam... Como nós. E assim nos dá a chance de ver uma outra faceta dos seus filmes e a opinião de pessoas q tiveram o privilegio de trabalhar com ele. muito Obrigado Femme de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eddie,

      É um prazer para mim encontrar estes relatos e compartilhá-los com outros fãs de River, como você. Apesar de já termos lido tanto sobre ele, cada novo relato é uma novo "encontro" com esta figura linda e talentosa que ainda inspira a tantos. E se depender do meu desejo, ainda teremos muitas novas postagens aqui. ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. Nossa, isso foi realmente lindo, uma declaração perfeita sobre o anjo River. Essa matéria é tão preciosa, cada detalhe, cada momento contado nela é especial, saber esses detalhes sobre Riv não tem preço, sua generosidade e delicadeza, nunca admirei alguém tanto assim.

    Ah se o mundo fosse feito de River Phoenixs!

    Beijos e obrigada Femme por 3 anos dedicados a esse belíssimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      River sempre deixando boas lembranças em quem o conheceu, né? Eu nunca me canso de ler sobre sua gentileza e generosidade, nem de me emocionar com a saudade que todos sentem dele. River é insubstituível, mas seria tãoooo bom que outros pudessem nos inspirar com gestos semelhantes!

      Obrigada por participar e fazer deste blog algo vivo e interativo, em torno da vida e obra de River Phoenix.

      Beijos!



      Excluir
    2. Jesus, Femme...ver essa última parte do depoimento sobre River em que ele lembra da última cena de "Running on Empty" (O peso de um passado), não é de cortar o coração, é de estraçalhar mesmo. Acho que qdo vi sse filme pela 1a vez River ainda estava vivo, acho..chorei pouco não, viu vendo o final. Cada depoimento só nos reforça o que já sabemos sobre ele..a unanimidade qto à sua doçura e gentileza. Há poucos seres humanos como ele no mundo.

      Excluir
  5. Femme acabei de assistir um documentário sobre as últimas horas de River,da gnt. Nossa,passei a odiar aquele roqueiro de quinta e aquela atriz repudiante,acho que você sabe de quem estou falando,não merecem nem ter nomes mencionados!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lady Mike
      É melhor nos concentrarmos em tudo de bom que River nos deixou e esquecer a escória, né?. Vamos lembrar que ele teve grandes amigos que o amaram e sentem a falta dele até hoje, e pessoas como nós, que, sem nunca o termos conhecido, nos importamos de verdade com seu legado. Já as pessoas que o fizeram sofrer ... bom, estas merecem cair no esquecimento mesmo! :b

      Beijos.

      Excluir
    2. Você tem toda razão,já esqueci deles...deles quem?kkkk

      Excluir
    3. Concentremos nossas boas energias em relembrar nosso amado River aqui, por tudo de bom que ele tinha.

      Excluir
  6. Ai Femme, o que eu faço com essa tristeza? Será que passa? Saber que nunca o conhecerei... Adoro muito o seu blog, aliás, através dele que conheci verdadeiramente o River, obrigada! A história dele é tão linda e triste ao mesmo tempo... Ás vezes evito de assistir documentários sobre ele pq não seguro a emoção, e isso me faz refletir por dias. Penso que, se eu que nunca convivi com Riv fico assim, imagine a família, amigos... Eles todos são de uma força admirável. Sou apaixonada pelo olhar do Riv, tão puro e inocente! Tão lindo... Riv vai estar sempre vivo em meu coração, esse ser humano que, aos meus olhos, foi perfeito. "E se a gente se falar, contar as coisas que viveu, o que esperamos do amanhã, será que pode acontecer? Pois, paralelo ao personagem, EU QUIS MESMO SABER É DE TI" Lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Priscilla, sinto dizer, mas isso nunca passou para mim.
      Também tenho este sentimento de tristeza e reflexão quando revivo o que aconteceu, tudo o que poderia ter sido e nunca será. É uma saudade misturada com tristeza que nada pode consolar. Certas perdas são assim mesmo, marcantes e significativas independente do tempo que se passa. Então, 20 anos depois, aqui estamos nós...

      Mas fico feliz de saber que o blog lhe trouxe alegria e um maior conhecimento sobre River, pois esse é mesmo o meu objetivo: ajudar a perpetuar o seu legado, compartilhando a sua história. A história de um homem especial, que é tão inspiradora que, de certa forma, deu sentido ao mundo para mim.

      Beijos e seja bem vinda!

      Excluir
    2. Essa música de fato retrata o que River provoca em nós..Milton descreveu mais que perfeitamente..pq ele mesmo sentiu td isso.

      Excluir
  7. Femme, acabei de ver um documentário do True Hollywood Story sobre o River. Eu queria saber porque o River diz que fica bravo consigo mesmo por ter sido muito inocente naquela época de começo de carreira... é por conta das drogas que rolavam soltas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo.

      Olha, acho que River estava se referindo à sua inocência quando acreditava que poderia transmitir suas ideias de preservação da natureza e difusão um novo estilo de vida, com valores mais elevados, espiritualizados. Depois ele se deu conta que era apenas uma fonte de renda para a indústria do cinema, e que a mídia não estava interessada em sua filosofia de vida, e também só visava uma coisa: o lucro. Ele era só um objeto a ser "vendido" pelo melhor preço.

      Com relação às drogas, tem uma entrevista no início de sua carreia em que ele diz que não sabe o que acontecerá no futuro, embora na época não se sentisse atraído por isso, pois "todos somos vulneráveis'. Ou seja, quando ainda era um menino, River tinha a sabedoria de saber que poderia cair neste abismo. E infelizmente, ele caiu.

      Excluir