?

sábado, 25 de maio de 2013

"River Relembrado" por Peter Bogdanovich: Première/2001 [Parte 2]




PARTE 2:
 
Por Peter Bogdanovich,

Eu disse a River o conselho de Stella Adler sobre não interpretar o papel o tempo todo. River disse que ele fazia isso inconscientemente, e não chegava a perceber o que estava fazendo. Eu disse que nem o estúdio nem eu queríamos que James fosse um drogado. River assentiu com a cabeça e disse, no entanto, que o personagem tinha definitivamente "usado drogas"- elas "o deixaram irritável", o fizeram "um pouquinho de um canalha." Eu concordei em princípio, mas como não tinha qualquer cena de consumo de drogas, isso teria que ser um elemento menor.  River disse que não precisava de nenhuma cena, ele só tinha que saber o tipo de pessoa com que ele estava lidando. Ele próprio não tinha "um problema com drogas", disse-me River, levemente - ele estava apenas entrando no personagem. Eu disse a ele para não focar nesse aspecto do cara.  River concordou e disse que estava arrependido. 'Isso só não deve acontecer de novo', eu disse. Ele prometeu que não o faria. Nós nos abraçamos. Pelo meu conhecimento, com exceção de certa noite de retorno a Los Angeles alguns meses depois,  River manteve a sua promessa. Ele não me causou nenhum outro problema durante toda a filmagem.

No entanto, a conversa sobre o que tinha acontecido imediatamente foi parar em Hollywood, e uma atitude de "culpado-até-que-se-prove-inocente" em relação a River começou a se firmar. A ironia é que, quanto mais brilhantemente convincente River era ao interpretar um talentoso cantor e compositor, egocêntrico, às vezes auto-destrutivo, arrogante, experiente em drogas, mais as pessoas acreditavam que esse era River.  Ele estava atuando de forma estranha, eles diziam, ele estava usando alguma coisa, estava sendo antipático e estranho. Claro, ele nunca tinha interpretado nada nem remotamente parecido com isto - perigoso, excêntrico, inteligente e machão, e algumas pessoas pensaram que era isso que River tinha se tornado. Pelo contrário, ele estava de forma consciente e tão organicamente quanto possível atuando como um homem cinco ou seis anos mais velho do que ele mesmo, um personagem que tinha sofrido mais que muitos experiências o amargurando ou envelhecendo. 

Na primeira noite, por alguns momentos, ele tinha atuado como mais jovem do que sua idade, mas na maior parte do tempo River parecia consideravelmente mais velho do que seus anos reais. De volta a Hollywood, a preocupação com River aumentou a tal ponto que Iris Burton foi mandada para ver o seu cliente. Ela chegou, ficou um dia ou dois, tempo suficiente para ver que ele estava bem e que as coisas estavam indo bem e, foi embora, um pouco perplexa quanto às razões pelas quais haviam quaisquer preocupações.

Embora as mudanças administrativas no estúdio tenha deixado órfão nosso projeto, estávamos bem além do ponto de retorno, ficar em cima do roteiro à medida que avançávamos só se tornou mais determinado. Os atores principais (River Samantha, Dermot e Sandra Bullock) estavam profundamente envolvidos e apreciando o processo. Nós nos reuníamos após filmar ou durante os intervalos de trabalho e trabalhávamos nas próximas cenas, alterando falas e situações, chegando com boas ideias - River mais que qualquer um, e muitas vezes suas ideias eram para os outros. Descobrimos que Sandy Bullock era uma comediante brilhante, de modo que nós construimos seu papel. O desempenho resultante a ajudou a conseguir o seu papel em Velocidade Máxima (1994). 




Nossa roteirista (Carol Heikkinen) era uma estreante, e com a bênção do estúdio, trouxemos Allan Moyle, com quem Samantha tinha trabalhado em Pump Up The Volume (1990). Eu não tinha visto esse filme, mas Samantha achava que ele era excelente, por isso eu disse para trazê-lo. E Allan, que não poderia ter sido mais discreto e pronto apenas "para ajudar, não para interferir", acabou por ser de grande ajuda em juntar todas as nossas ideias em cenas que poderiam então ser reescritas mais uma vez. River instigava Allan, por vezes, como uma espécie de brincadeira do personagem, eu supus, que me parecia uma brincadeira bem-humorada e Allan sempre parecia estar se divertindo. "Não, Allan, não essa fala! Jesus!" Allan e eu discutimos isso: os instintos de River eram infalíveis quanto ao que iria funcionar e o que não o faria.
 
Conforme cada cena se aproximava, ela seria revista ou refinada até que todos os atores e eu estivéssemos felizes com isso - o que, por vezes, não era senão pouco antes da câmera ser ligada. Certamente, os atores tiveram que estar alertas para continuar reaprendendo falas, muitas vezes recebendo elas no último momento. Uma dificuldade adicional para eles foi que eu senti que um bom número de cenas de diálogos longos deveriam ser filmadas direto, sem cortes, seja com a câmera parada ou em movimento.
 

Quando River e eu estávamos sozinhos em uma tarde, falando sobre uma cena futura, eu disse a ele que minha preferência era por filmar a seqüência inteira de uma só vez, sem outros ângulos. "Sem cobertura?" River ficou muito animado quando eu disse que se nós fizemos toda a cena em um longo pedaço que funcionasse, não haveria nenhuma razão para "cobrir" com outras filmagens. Ele disse que achava que isso era ótimo. Alguns dos melhores atores com quem já trabalhei preferem esta técnica, não apenas pelo desafio de sustentar toda uma cena em um movimento (como no palco, depois que a cortina sobe), mas também pelo frescor. A típica rotina de um ator de cinema é repetir várias vezes cada fala, nunca sabendo qual ângulo será utilizado para qual momento, tentando manter o frescor em cada tomada - uma tarefa impossível.

River disse que Sidney Lumet não tinha filmado cobertura e fazia numerosas tomadas longas nas filmagens de O Peso de Um Passado (1988), apesar de terem ensaiado por um tempo, um luxo que, infelizmente, nós nunca tivemos. River tornou-se tão apaixonado pela "one-ers", como equipes de cinema chamam este tipo de filmagem mestre abrangente, que ele iria me perguntar em cada seqüência se podíamos "fazer tudo em um." Se eu dizia que não, que não era apropriado para a cena ou tecnicamente possível, ele iria pressionar por isso de qualquer jeito, até eu rir e dizer que eu ficava muito triste, mas não iria funcionar aqui. Se eu dizia que sim, ele ficava em êxtase.

Esse tipo de atuação em filme exige disciplina e experiência. River não teria conseguido fazer seqüência após seqüência desta forma se ele tivesse tomando drogas. Sim, ele estava atuando de forma diferente do que ninguém jamais o tinha visto atuar, mas era a primeira vez que ele estava interpretando um papel romântico adulto e um personagem que tinha estado por aí há um pedaço, certamente, não um caipira sulista. Na verdade, nós acrescentamos uma série de comentários intelectuais para River, que eu sugeria ou River pedia, o que ajudou a definir o seu personagem como um leitor e pensador, e não simplesmente um artista instintivo. Finalmente, alguns desses momentos acabaram sendo eliminados e o papel de River foi assim diminuído - não se poderia compreender o personagem também. River adorava qualquer tipo de informação misteriosa e quando eu falava alguma coisa desse tipo, ele sempre queria de alguma forma encaixar isso no filme. Muitas vezes, eu  fiz isso.



Nossa história era essencialmente um triângulo em que os dois rapazes,  River e Dermot, estavam ambos apaixonados por Samantha, e que ela está inclinada romanticamente para River, e sente mais amizade pelo Dermot. Este triângulo particular (dois homens, uma mulher) é a mais antiga história conhecida. Discutindo isso com River, decidimos acrescentar uma cena para mostrar a autoconsciência atingida pelo seu personagem e a capacidade de observar sua própria situação com objetividade históricaIsso tornou-se uma cena de reconciliação entre Dermot e River  - eles tinham lutado verbal e mais fisicamente por Samantha, em que River põe seu relacionamento em perspectiva, descrevendo como "o Rei Verde e o Rei Vermelho" matavam um ao outro anualmente pelas " afeições da Dama de Branco", e que este ano, por Samantha, ambos tinham "chutado o balde." Foi uma cena que River especialmente gostou  e que ele e Dermot interpretaram com bela simplicidade e graça.
 
A profunda compreensão de River dessa situação reflete seus próprios relacionamentos, muitas vezes dolorosos, com as mulheres que ele amou e que o tinham amado. Eu não conhecia ela, a jovem com quem ele estava pouco antes de nós começamos a preparar a nossa filmagem. Mas a primeira noite que passamos juntos, ele me contou sobre o desespero que sentiu por ter acabado de saber por ela que ela tinha sido infiel. Claro, ele disse, ele tinha sido infiel a ela, e ela sabia disso - mas o contrário realmente o incomodava. Ele prosseguiu, no entanto, justificando o comportamento dela, vendo isso do ponto de vista dela, de como ela estava protegendo a si mesma da dor de seus atos. Eu não disse muito, e River expôs seus sentimentos ambivalentes de uma forma muito madura.



Eu não sabia o quanto River estava realmente atraído por Sam até que estávamos prestes a filmar o primeiro beijo de River e Samantha no filme. Era uma cena noturna. River estava dirigindo sua caminhonete com Samantha ao lado dele, para em seu hotel, dá um beijo de boa noite nela, e, depois ela pula para fora, fugindo.

Acho que fizemos cerca de sete tomadas. Não me lembro com certeza de qual beijo foi parar no filme, mas tenho a sensação de que foi a primeira ou a segunda tomada. Houve um calor intenso em todas as sete. Samantha conseguiu manter uma bonita aparência impassível, profissional, entre as tomadas, enquanto River pedia em voz alta "uma outra - é preciso outra, você não acha, Peter?" Samantha ria.

Enquanto a primeira tomada estava sendo iluminada, River e eu ficamos conversando sobre que tipo de beijo deveria ser aquele. River começou por dizer que esperava que eu tivesse muito filme na câmera, porque ia ser um longo beijo. Ele estava sorrindo maliciosamente. "Oh, sim!", ele disse, ele estava esperando por essa cena. E então ele continuou - no sotaque sofisticado de garoto-country de James a listar o que mais ele gostaria de fazer com Samantha. Na maior parte, ele prosseguiu dizendo todos os lugares em que ele gostaria de beijá-la.

Ele era metade James, metade River quando ele disse que Samantha estava deixando-o louco. Ela tinha um namorado em Nova York (o ator John Leguizamo), e apesar de River sentir que Samantha gostava dele, ela estava sempre falando de John, e ele não se sentia bem se impondo para ela. Mas certamente ele iria beijá-la hoje à noite!

River e Samantha se tornaram mais próximos depois disso. Não muito mais tarde, John Leguizamo veio visitá-la, mas ficou apenas um dia. Samantha terminou seu relacionamento, e ela e River se tornaram oficialmente um casal. Eles eram adoráveis juntos, e ele a tratava com o maior respeito, ternura e humor, e sem um pingo de competitividade. Sua proximidade na vida ajudou imensamente a aprofundar suas interações em suas longas cenas juntos.    

Continua...
 
Fonte: Première, em janeiro de 2001 

21 comentários:

  1. Femme parece que eu estou lendo um romance esperando o próximo capítulo,muito interessante esse começo de namoro do River,ele era carinhoso demais,AI MEU DEUS,ACHO QUE FIQUEI ARREPIADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lady Mike, este relato é mesmo bem interessante, né? O Peter expôs um pouquinho (ou muito) o River, mas foi com a melhor das intenções, eu penso. Ele adorava o River de verdade, e acho que essa foi sua forma de contar a história dos ´pultimos tempos dele, de forma limpa, diferente das versões mentirosas dos tablóides.

      E River parece mesmo ter sido um namorado muito carinhoso e gentil. :)

      A terceira parte chega já!..rs..

      Beijos.

      Excluir
    2. Não só vc arrepiou, Lady Mike Waters...rs

      Excluir
    3. Que homem genuinamente lindo meu Deus! Infelizmente, é muito muito triste saber que ele morreu tão jovem...23 aninhos ele poderia fazer tantas coisas extraordinárias ,em relação a vida amorosa dele eu vejo como ele infelizmente devido a sua morte não teve a oportunidade de conhecer realmente garotas extraordinárias porque ele era digno disso,na minha humilde opinião eu não vejo a samantha como a grande paixão dele claro que ele curtiu ela mais acho que ele ficou com ela também pelo fato de que ela estava ali no lugar certo na hora certa então acabaram ficando juntos ele tinha terminado um namoro e começou outro coisa normal de jovem rapaz , acho que ele teria terminado o namoro deles depois de algum tempo se tivesse vivo,bem a samantha não era uma garota ruim mais duvido que ela seria sua mulher ele ate deu "meio" em cima de uma jornalista numa entrevista rsrs ele teria experimentado outras garotas ele só tinha 23 aninhos rsrsrsrs

      Excluir
    4. Bem,a personalidade dele é intrigante o river era extraordinário tinha um espírito revolucionário visionário genuíno selvagem desafiador espetacular,então penso que uma mulher para realmente chamar sua atenção afundo atrir seus reais sentimentos deixalo apaixonado encantado vulnerável fascinado perplexo adimirado encorajado mecher de verdade com seu coração e mente seus sentimentos,talvez tem que ser extraordinára também ser amorosa independente forte desafiadora com um espírito selvagem revolucionário também,uma mulher capaz de "dominar"penso que esse tipo de personalidade feminina seria o seu "ideal"pela sua própria personalidade e seus princípios... Como me parece que ele tinha uma "queda"por atrizes eu acho angelina jolie poderia ser essa mulher capaz de conquistar ele, em meados dos anos 90 quando ela apareceu infelizmente ele ja tinha morrido mais ela também era meio rebelde selvagem gosta rock foi amadurecendo se tornando ativista...putzz será que é só eu que acho que ele e ela formaria um casal incrível consciente inteligente selvagem e do rock?,seria meu "sonho" ela na família Phoenix ela tem o estilo deles acho que a mãe dele iria gosta muito dela das atividades humanitárias de seu lado corajoso,um homem como river tenho quase e certeza de que ele iria ficar perplexo e apaixonado por angelina acho que ele iria querer uma mulher "heroína" ele não era machista!isso faz todo sentido para acreditar que eles funcionaria como casal... Obs:oi femme você é a dona do site
      né, tudo bom? Me responda ai beijos

      Excluir
  2. ele era romântico,adorava filmes de romance; river era muito perfeito pra continuar neste mundo, o cara só tem qualidade, as drogas não tirou nenhuma delas!!
    é impressão minha ou li que river levou um chifre da antiga namorada? tá de brincadeira né!! hollywood inteiro doido pra ter esse homem,e a guria faz isso! river é pra guardar em 7 chaves!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psicólogo, ele traiu ela primeiro, então ele deu a ela esse direto. O fato dele ser tão especial e ter tantas qualidades não deixa menos dolorosa uma traição, acho que deixa até pior. Afinal quem esperaria ser traída por um ser tão evoluído como River? Não sei bem como isso aconteceu, então não posso dar uma opinião exata.

      Excluir
    2. Acho que a intenção do Peter ao contar isso foi enfatizar a maturidade de River ao tentar ver a situação do ponto de vista da ex-namorada, justificando o comportamento dela, e não apenas culpando ela, como a maioria dos homens faria. Mas River era humano, traiu e foi traído, então eu concordo com sweet child que a gente não pode avaliar o que aconteceu pois isso é muito subjetivo.

      Excluir
    3. Laura disse tudo o que eu diria, então...rs... mas eu, confesso, sou sempre parcial em relação ao River. Mas quem ainda teria alguma dúvida, né? ...rs...

      Beijos aos três!

      Excluir
    4. Você parcial em ralação a River? Nunca iria imaginar isso! rsrsrs
      Ainda estou tomando coragem para comentar essa matéria, tem tanta coisa que eu gostei nela que não sei nem por onde começar e como resumir, para não escrever um texto no meu comentário.

      Beijos!

      Excluir
    5. Ah, sweet child, escreve um texto, então! Eu, pelo menos, vou adorar ler...rs...

      Sério, eu também achei que este é um material muito rico, a cada instante o Peter traz algo que me interessa e me faz pensar sobre River. O que tanto ainda nos falta saber? Eu me pergunto..

      Devo publicar a proxima parte neste feriadão. ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. pois é, eu pensei, será que river nunca a traiu primeiro?
    adoo quando dizem que river era um menino de 22 anos com uma alma de 50 , traduzindo: evoluido!!

    ResponderExcluir
  4. Early last year he had a recurrent daydream that spirits were coming for him, and he feared the fateful numerology of turning twenty-three on the twenty-third of August. When a friend saw him in a heroin stupor that spring and said, "River, you're going to kill yourself," Phoenix just looked at him, the friend says, "like ~Yeah, so?'"

    Last fall Phoenix filmed Dark Blood in an area in Utah reputed to be a magnet for alien visitations, which fascinated him (his latest karmic catchphrase was "Thanks be to UFO Godmother"). He told friends he'd been levitated over his bed, and he would sometimes lie on his patio and shout to the heavens, "Take me, I'm ready! What else is out there?"


    DUAS COISAS ME IMPRESSIONOU NESSE TEXTO: RIVER PARECIA QUE QUERIA MORRER(River, you're going to kill yourself," Phoenix just looked at him, the friend says, "like ~Yeah, so?)("Take me, I'm ready! What else is out there?")
    E QUE HISTORIA É ESSA QUE EL FLUTUOU NA CAMA NAS GRAVAÇÕES DE DARK BLOOD, NASSA SE FOR VERDADE, OS OFFS DESSE FILME É MACABRO VIU!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber que cenas desse filme foram gravadas em uma única tomada, porque assim podemos ver a verdadeira capacidade de um ator, fica tudo mais real; e saber que River apreciava isso também, é incrível!
    Fico feliz em saber que ele teve alguém tão especial quanto Samantha, ele parecia gostar muito dela, e ela dele.
    Ansiosa pela terceira parte. :)
    Obrigada Femme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,

      Eu achei muito legal ele ter chegado sofrendo por uma relação que não terminou bem e durante este processo se apaixonar tão lindamente por outra garota... acho que era esta disponibilidade para a vida que atraía tanta gente. River parecia querer beber a taça até o fim, independente de o conteúdo ser néctar ou veneno. Assim como também no seu ofício, ele se arriscava tão corajosamente e nunca buscando o caminho mais fácil.

      Sobre a Samantha e o River, acho que eles viveram mesmo uma linda história de amor, e por isso, ela nunca perdeu a marca da tristeza em seu olhar, após a morte dele.

      A terceira parte deve sair no feriado! ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. É incrível como River se envolvia tanto no personagem que agia feito ele mesmo fora das filmagens, sem nem perceber que fazia isso. Não era como um ator agindo como o personagem para ver se convencia, ele fazia de maneira inconsciente, ele se tornava o personagem.
    River não se contentava em apenas atuar ele queria fazer parte de todo o processo. É adorável como ele dava ideias para tudo que envolvia o filme: os personagens, o roteiro, etc... Isso mostra o quanto ele apreciava e se importava com seu trabalho, ele não ia lá e simplesmente fazia a sua parte e pronto, ele se empenhava para fazer um filme qualidade, enquanto muitos "atores" e "atrizes" se importam apenas com o valor do salário que vão ganhar.

    "Os instintos de River eram infalíveis quanto ao que iria funcionar e o que não o faria." River sempre dando sinais de que seria um ótimo diretor e talvez até roteirista também ou qualquer cargo relacionado ao cinema! Tanto talento, tantas coisas para fazer, para nos nos surpreender com o que ainda poderia fazer, para viver. É tão triste uma vida tão promissora como a dele ter terminado tão cedo, e com ela todas as possibilidades de coisas que nós jamais saberemos. River se foi, e a nós restou imaginar como teria sido sua vida se ele ainda estivesse vivo. E qual admirador, fã do River nunca se perguntou: como seria sua aparência?, sua vida pessoal?, quais filmes ele teria feito?, estaria trabalhando como ator?, diretor?, teria largado tudo e preferido o anonimato? é como eu disse jamais iremos saber. É doloroso pensar nisso mas também inevitável.

    Fizeram umas sete vezes a cena do beijo, a primeira ou a segunda já estava boa mas River ficava pedindo uma outra rsrsrs. River espertinho se aproveitando do personagem para beijar Samantha varias vezes e ela adorando é claro, mas também quem não adoraria?
    "River começou por dizer que esperava que eu tivesse muito filme na câmera, porque ia ser um longo beijo"."Ele estava sorrindo maliciosamente". "E então ele continuou a listar o que mais ele gostaria de fazer com Samantha. Na maior parte, ele prosseguiu dizendo todos os lugares em que ele gostaria de beijá-la". Eu não tive como não ri lendo esse trecho, Esse é um lado do River sobre o qual eu ainda não lido e nem pensava a respeito, acho que o fato do River sempre ser descrito como sendo doce, inocente (não que isso não seja verdade.) me fez esquecer que ele era homem e tinha seus pensamentos carnais rsrs. É que eu sempre penso nele como sendo muito evoluído, para poder ver ele como a maioria dos homens e ele era mesmo!

    Amei essa matéria! Desculpa pelo texto, eu avisei! acho que eu nunca usei tantas aspas na minha vida rsrs e provavelmente de um jeito errado. Demorei um século para fazer esse comentário, acho que é por isso que eu estava sem coragem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child!

      Essa dedicação tão profunda aos seus personagens, e melhor, aos projetos em que se envolvia me faz pensar se River realmente conseguiria deixar o cinema. É um envolvimento de corpo e alma, uma entrega a sua Arte que não admite meios termos. River dava tudo de si, e isso fica evidente no seu trabalho e na memória dos que trabalharam com ele.

      Eu fico pensando: depois que terminou de filmar MOPI, River começou a filmar um material desconhecido, por trás das câmeras, que nunca foi revelado o que seria exatamente. Fico pensando como seria fantástico se algum dia a família aceitasse tornar esse material acessível ao público. Tenho certeza que veríamos a qualidade de seu trabalho, mesmo em estado bruto. Infelizmente, acredito que jamais farão isso...

      River era muito intenso, seja nas relações pessoais, seja nas profissionais. Então, Sam teve sorte de poder viver, mesmo que por um breve tempo, esta história de amor. Achei lindoooooooo demais o River ficar fantasiando sobre ela em seus braços! É bom saber que ele pôde, afinal, fazer tudo aquilo que desejou com ela, e mais um pouco. :)

      Eu também amei este artigo, então, adorei seu texto! rs

      E a terceira parte, como veremos, é tão interessante quanto.

      Beijos!

      Excluir
    2. Femme, eu agora fiquei muito curiosa para saber que material é esse que o River estava filmando. Também acho que a família dele não tornará esse material público. Eu entendo a atitude da família proteger tudo que envolve o River, mas acho que eles deveriam levar em consideração os fãs do River, tanto como ator, como quanto pessoa, que não são poucos.

      Sabe quando eu penso na Samantha eu não vejo ela como sendo sortuda. Primeiramente parece que sim pelo fato dela ter tido a oportunidade de trabalhar com River e namorar com ele, mas quando eu penso que ela presenciou a morte dele, que foi de uma maneira horrível, viu ele bem e saudável em um minuto e depois passando mal, que ela teve a chance de ter um namorado tão incrível e depois o perdeu, eu não acho que ela seja sortuda.

      Beijos!

      Excluir
    3. Eu também fico muito curiosa, sweet child. Mas acho que isso nunca virá a público, infelizmente. Alguns dizem que era uma biografia do pai dele, com o Joaquin interpretando o papel do John. Mas pode ser apenas uma viagem (que ele disse que pretendia fazer) pelos lugares da sua infância. Ou seja, algo bem pessoal.

      Quanto a Sam, concordo com você: deve ser terrível ver o seu amor morrer praticamente em seus braços e viver com esse pesadelo dia após dia. Mas, por outro lado, é aquela velha escolha: ter e perder... ou jamais ter tido? Eu mesma me pergunto, dado o tanto que sofri com a morte dele, o que teria escolhido, se pudesse: nunca ter ouvido falar dele ou me encantar imensamente e depois perdê-lo tragicamente? Sinceramente, ainda não sei a resposta...

      Beijos.

      Excluir
  7. olá femme estou adorando saber mais sobre os bastidores desse filme que eu amo e aproveitando pra falar que eu estava vendo uns tumblrs desse filme e achei muitas fotos Raras dos bastidores desse filme, eu fui juntando varias fotos de varios sites e postei no meu (twitter numero 3 rsrs) pra vcs verem ----> https://twitter.com/PxJude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, jude!

      Este artigo é muito interessante mesmo, né? Ele nos dá uma perspectiva de dentro do que realmente aconteceu naquele filme.

      E que legal que você conseguiu reunir estas fotos, que com certeza são lindas, a nossa disposição. :)

      Beijos.

      Excluir