?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Joaquin Phoenix fala sobre a perda de seu irmão River

.


Gostaria de falar sobre a morte de River ou seu legado?


"Não, eu não quero falar sobre isso. Eu não tenho nada a dizer sobre isso que eu gostaria de tornar público. É difícil para mim colocar meus sentimentos em palavras." (Interview, 1995)


''Se alguém quer escrever sobre eu estar à sombra do meu irmão, isso é sua prerrogativa. Eu não posso preocupar com isso'', disse Phoenix. ''Eu tenho muito orgulho do meu irmão.'' (Journal Now, 1997)


Como sobreviveu à dor da morte do irmão:

um processo lento. Lembro-me de pensar quando era um garoto: 'Deus, o que eu faria se eu perdesse o meu pai ou minha mãe?' Achava que eu ficaria louco ou me mataria", diz ele. "Mas de alguma forma, durante anos, você está condenado a isso. Você apenas se senta lá." (The Standart Times, 1997)


Como a morte trágica de River o afetou?

"Eu não sei. É muito difícil falar porque quando você perde alguém, você tenta se agarrar a qualquer lembrança que você tenha. Com todo o interesse da imprensa, eu senti como se essas memórias fossem roubadas de mim. Não me permitiram experimentá-las em meu próprio tempo e acho que isso me marcou por um longo tempo. Outras pessoas se aproveitaram do acesso a mim e, de repente, minhas memórias foram distorcidas e alteradas. É mais difícil se for uma morte pública, porque vai custar muito mais tempo para tentar entender o que aconteceu. Então, eu não acho que eu realmente possa compartilhar isso com você." (More Magazine, 1998)


"Eu cheguei mais perto da aceitação - eu não diria do entendimento, porque isso é uma coisa que eu nunca vou entender - mas apenas de uma aceitação da morte de River."

"É trágico, porque parte de mim quer se abrir. Quer dizer, há coisas que eu adoraria esclarecer. Mas, ao mesmo tempo, quanto mais eu digo publicamente, mais isso pode ser tomado, usado e distorcido, mais eu adiciono à dor da minha família e a minha própria dor. "

"A morte do meu irmão tem sido espalhada por todo o mundo. A imprensa tem sido cruel. É entretenimento para eles."

"Após a morte de River, eu senti como se estivesse em um estado alterado. Levei mais de um ano para recomeçar minha vida de novo." (
Movieline, 1998)


"Depois de To Die For, eu ainda estava tão chocado com o que a imprensa tinha feito a minha família. Eu nunca me preocupei com estar manchando a imagem de River - eu não acho que ele daria a mínima pra isso. Minha preocupação era com minha mãe e minhas irmãs e meu pai e seu amor por Riv. Basicamente, vamos guardar as nossas memórias, não distorcê-las. Para mim, é um crime se esgueirar e tirar uma foto de alguém morto em seu ..." - a voz de Joaquin falha enquanto suas unhas se cravam nos punhos. "É um crime", diz ele de novo, "e se eu descobrisse quem fez isso, eu provavelmente acabaria na prisão. Porque eu arrancaria fora a merda de vida dele." (Elle Magazine, em 1998)


Ainda devastado pela perda de seu mentor e irmão, este é um assunto que permanece zona proibida e a tragédia, mais ou menos, mergulhou-o em reclusão por alguns anos.

"Eu acho que há um monte de coisas de que você poderia estar com raiva, mas eu tento não ficar com raiva de nada", diz Phoenix. "Eu estou chegando mais perto de uma aceitação. A morte pública é realmente muito difícil de vivenciar. A morte de alguém que você ama muito é difícil o suficiente por si mesma.

"Todas essas histórias
sobre como River morreu - isso é tão falso. Na noite em que ele morreu, nós estávamos juntos e ele estava apenas tocando guitarra.
Ele queria me mostrar uma música nova, queria só ir para casa e passar o tempo, tocando guitarra. E ... eu queria sair para ver Flea tocar, porque eu nunca tinha visto ele tocar antes. Era eu que queria sair e ele só foi porque ele quis ter certeza de que eu estava sendo cuidado." (The Sunday Times, 1999)


Um dia, no set de The Yards, James Gray descobriu Phoenix com lágrimas nos olhos em seu trailler. "Perguntei-lhe se estava tudo bem", diz Gray. "E ele disse: 'Oh, um jornalista só me perguntou sobre meu irmão.' Eu disse, 'Você não gosta de falar sobre isso, não é?' E ele disse, 'Não. Eu não gosto.' Essa foi a única vez que ele jamais mencionou isso." (Telegraph, 1999)


"A cada ano que passa eu fico mais perto de aceitar a morte de River'', Phoenix diz, sua voz ainda perturbada depois de sete anos. "Eu não acho que eu vou jamais entender. Está além da minha compreensão.'' (E!NewsDaily, 2000)



18 comentários:

  1. Femme,

    Por favor, só confirma se a declaração sobre "como sobreviveu à morte do irmão" data realmente de 1987 (porque a morte só ocorreria seis anos depois). Na declaração ele fala apenas dos pais, por isso pode ter ocorrido mesmo antes de 93.

    Nunca tinha visto declarações do Joaquin sobre o River. Deve ser um assunto ainda muito doloroso. Mais uma vez, obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Anônimo, nãoooo... isso foi um erro de digitação! Esta entrevista é realmente de 1997.
    Eu coloquei na ordem cronológica, inclusive.

    Joaquin estava realmente se referindo à morte de River, e fez uma relação entre o que se imagina que seria sua reação e aquilo que lhe resta quando algo tão devastador realmente ocontece. Acho que por isso que ele usou o termo "condenado", né? Pela impotência da coisa toda... :(

    Obrigada por me alertar.

    ResponderExcluir
  3. O Joaquin nunca se recuperou da morte do irmão,dá pra ver seu semblante triste,e ele nunca fala sobre isso.Ter visto o irmão morrer o marcou pra sempre,apesar de ñ se parecerem fisicamente,os olhos são bem marcantes como os de River!

    ResponderExcluir
  4. Emocionante demais Femme\! A parte que ele fala sobre o paparazzi que tirou a foto... Muito revolttante e emocionante!! É estampado na cara do Joaquim que ele carrega uma grande dor, sempre percebi isso nos filme, mas sempre achei que a temática dos mesmos pedia isso, só depois de saber toda história eu fui entender! Parabéns novamente Femme!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Luiz, estas são apenas algumas das falas emocionantes do Joaquin sobre a perda de River. Particularmente, eu acredito que é uma tarefa impossível se recuperar de uma perda que não se pode sequer compreender.

    E River não era só um irmão ou um filho, ele era o centro de gravidade da família, o "Messias" da filosofia deles, segundo a sua própria mãe. Uma perda dessas é devastadora e definitiva, tira tudo do lugar, e cria um vazio que nada pode compensar. Eu sinto muito por Joaquin também...

    ResponderExcluir
  6. que perda, não saberia como me comportar!!

    ResponderExcluir
  7. É tudo muito triste...ele nunca se recuperou.
    Também acompanho a trajetória do Joaquin e é perceptível a profunda tristeza que ele carrega dentro de si.
    A imprensa é tão maléfica, tão ridícula e desrespeitosa, não consigo entender como alguém que tira uma foto como aquela consegue chegar em casa, encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente.
    Eu entendo que o Joaquin ou qualquer outra pessoa que era muito próxima ao River, não queira falar sobre isso, não queira dividir as memórias, é o que lhes restam.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de comentar sobre a ligação que ele fez para emergência, achei desumano ela ter sido divulgada, como se não bastasse ele assistir a morte do querido irmão, ainda teve que escutar o desespero dele nas emissoras de tv... imagina só =(

    Eu nunca escutei essa ligação, tem vídeos no youtube com ela, nunca assisti e também quando passam a biografia dele, nunca vejo, me retiro da sala.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sempre me pergunto: será que não é possível ajudar alguém que a gente ama tanto, a não morrer desta forma? Talvez a dor dos familiares também tenha origem nesta pergunta.

    ResponderExcluir
  12. Eu fico imaginando. Eu vendo toda aquela cena de um irmão convulsionando e só depois de 13 min.(me corrija se tiver errada) Ligo para a emergência. A gente percebe quando uma pessoa não está bem jamais iria esperar tanto para chamar SOCORRO. Assim que ele caiu no chão eu já estaria ligando para a emergência, são minutos cruciais que podem salvar uma vida. É muito triste como uma vida tão jovem se vai tão cedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Não sei de que fonte vc retirou essa informação sobre Joaquin ficar 13 min vendo River convulsionando antes de chamar a emergência!

      Na verdade, segundo o diretor Peter Bogdanovich, Samantha Mathis contou que River passou mal na rua, onde estava com o junkie que forneceu a droga (supostamente John Frusciante). Ela tentou ajudá-lo e o junkie tentou impedir, alegando que ele estava bem. No desespero, Sam correu pra dentro da boate e chamou Joaquin e Rain pra ajudar. Os dois correram e imediatamente buscaram o socorro.

      Caso vc queira ler em detalhes, eu traduzi e postei este artigo de Bogdanovich aqui. Procure por "River Relembrado". É um depoimento incrível, em quatro partes. Vale muito a pena ler!

      Excluir