?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

25 Anos de 'Stand By Me': The Telegraph/2011 [Parte 1]

.

Como um clássico do amadurecimento forçou seu elenco a crescer.


Por Alex Hannaford



Rob Reiner estava ansioso. Era o verão de 1986 e o diretor de cinema estava sentado em um cinema em algum lugar em Hollywood, assistindo aos créditos de seu terceiro filme, Stand By Me, um filme sobre o amadurecimento de quatro meninos adolescentes que saem em busca de um corpo morto.

O filme significou muito para Reiner: como os personagens na tela, ele tinha 12 anos em 1959, ano em que isso se passava.
Como alguns dos meninos no filme, ele também teve uma relação tensa com seu pai, e Reiner sentia os personagens tinham uma profundidade raramente vista em um filme de "crianças". A questão era, isso também significava muito para o homem que o havia escrito. Na verdade Reiner estava dolorosamente ciente de que The Body, a partir do qual Stand By Me foi adaptado, era o trabalho mais autobiográfico que o escritor Stephen King tinha produzido até então.

King, sentado em sua cadeira de cinema, em silêncio, observava a tela escurecendo. Ele então se levantou, dizendo a Reiner ele tinha que deixar o auditório por alguns minutos. Aqueles poucos minutos pareceram uma eternidade, mas quando ele voltou, King disse que Stand By Me foi a melhor adaptação de quaisquer de seus livros até o momento.

O público concordou. Feito com apenas US $ 8 milhões, o filme arrecadou US $ 52.3 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos, e no ano seguinte foi indicado para um Oscar de melhor roteiro e para os Globos de Ouro de melhor drama e melhor diretor. Para qualquer pessoa com idade superior a aproximadamente 33 anos, ele continua a ser um dos melhores filmes lançado nos anos oitenta. Sua influência sobre os jovens diretores pode ser vista hoje em toda parte desde o sucesso Attack the Block do diretor britânico Joe Cornish ao futuro Super 8 de JJ Abrams. Em seu 25º aniversário, ele ainda provoca arrepios - e não apenas por causa do que aconteceu depois que as câmeras pararam de filmar.

Se por algum motivo você não
viu isso, Stand By Me é estrelado por Corey Feldman, em seu auge como o nerd-mas-conturbado Teddy Duchamp, Wil Wheaton (depois famoso por Star Trek) como Gordie Lachance, River Phoenix como Chris Chambers, e Jerry O'Connell como o gordinho Vern Tessio, o mais jovem do grupo de inadaptados.


Ele também tem um Kiefer Sutherland adolescente como o bandido Ace Merrill e Richard Dreyfuss como o Gordie Lachance adulto, o escritor/narrador da história. Os quatro jovens partiram para uma aventura que os leva ao longo da ferrovia, através das florestas da bela Oregon, de lagoas infestadas de sanguessuga e campos de trigo para encontrar o corpo de um menino do lugar desaparecido, que, ao que parece, havia morrido depois de um trem atingi-lo. Ao longo do caminho eles apoiam um ao outro, enfrentam valentões, discutem as questões do dia (que tipo de animal é o Pateta? Poderia Super Mouse vencer uma luta com Superman?) e abrir cruas feridas emocionais.

O cenário é a cidade fictícia de Castle Rock, e não é por acaso que hoje estamos sentados em sofás confortáveis, na empresa de Reiner, Castle Rock Entertainment. Corey Feldman também está aqui. Ele e Reiner não viam um aos outro há muito, e hoje estão relembrando o verão que passaram no set, duas décadas e meia atrás.


De todos os filmes que Reiner fez (e houve muitos, incluindo A Few Good Men, Misery, This is Spinal Tap e A Princesa Prometida) Stand By Me é um dos que ele mais se orgulha. Mas isso quase não aconteceu. Inicialmente, o filme foi dado ao diretor britânico Adrian Lyne, mas 9 1/2 Semanas de Amor, o filme que ele estava fazendo com Kim Basinger e Mickey Rourke na ocasião, estava correndo e ele não podia se comprometer. Com Lyne agora fora da filmagem, literalmente, os produtores perguntaram se Reiner gostaria de entrar em cena,

Embora Reiner soubesse que o roteiro tinha grandes personagens, ele sentiu que faltava um foco real, um personagem central através do qual esta comovente história sobre aventura e adolescência poderia ser contada. "Concordei em dirigi-lo sem realmente saber o que ia ser", ele diz. Foi quando começaram as dores de cabeça. Reiner começou a dirigir sem rumo por Los Angeles, imaginando em que lugar ele tinha se metido.


"O livro era sobre quatro garotos, mas depois de cerca de cinco dias dirigindo ao redor eu percebi que era realmente a história de Gordie. No livro, Gordie era uma espécie de observador imparcial, mas uma vez que eu fiz de Gordie o foco central da peça, então fez sentido para mim: o filme era sobre um garoto que não se sentia bem sobre si mesmo e cujo pai não o amava.

"E através da experiência de encontrar o corpo morto e sua amizade com esses meninos, ele começou a sentir-se fortalecido e veio a se tornar um escritor de muito sucesso. Ele tornou-se, basicamente, Stephen King. "

No filme, descobrimos que o irmão de Gordie foi morto em um acidente de trânsito e que, desde então, Gordie tinha se tornado "um menino invisível" em casa. O irmão é visto em flashback, interpretado por John Cusack. "Quatro meses se passaram", diz ele, "mas meus pais ainda não tinham sido capazes de juntar os pedaços novamente."

Em um momento, ele se pergunta como o personagem de Feldman, Teddy, poderia se importar tanto com seu pai, que batia nele, mas ele "não poderia dar uma s..." sobre seu próprio pai que não tinha colocado a mão sobre ele desde que tinha três anos "e estava tomando creolina embaixo da pia".

É o afastamento de Gordie de sua família que fornece a motivação ao seu personagem para testar a si mesmo - e, finalmente, triunfar.

Reiner viu algo dele mesmo no personagem Gordie, especificamente. Seu próprio pai, Carl Reiner, tinha sido responsável por The Dick Van Dyke Show, uma das sitcoms mais populares e de longa duração da televisão dos EUA, e ele havia dirigido Steve Martin em The Jerk, All of Me e The Man With Two Brains. Inevitavelmente, talvez, o Reiner mais jovem sentiu como se tivesse crescido na sombra de seu pai. Ele mesmo disse que ele escolheu fazer A Few Good Men, porque ele ficou muito sensibilizado pelo personagem central, Daniel Kaffee (interpretado por Tom Cruise), o filho de um advogado de enorme sucesso.


"A cena clímax depende dele fazer algo que seu pai nunca teria feito, que é colocar Jessup (Jack Nicholson) no banco dos réus", Reiner disse uma vez. "O filme todo muda nesse momento. Torna-se um filme sobre Kaffee rompendo com seu pai. Eu posso me ligar a isso."

Reiner diz que Stand By Me foi o primeiro filme que ele fez que seu pai, Carl, não teria feito. "Tinha humor e alguma melancolia, mas era mais uma peça de personagem. E eu disse que se o público gostar disso, então ele irá validar o que eu quero fazer com minha carreira."

Mas não era apenas Reiner que podia se relacionar com os personagens da história de King. Feldman, o segundo dos cinco filhos de um pai produtor musical e de uma mãe ex-playmate da Playboy, foi impelido a atuar em comerciais quando tinha apenas três anos de idade. "Eu era um garoto muito perturbado", ele me diz. "Eu tinha um monte de abuso dos pais na minha casa e uma educação conturbada. Eu acho que isso é o que Rob viu em mim." Ele era a escolha perfeita para interpretar o torturado Teddy Duchamp.

Reiner concorda. "Quando ele entrou pela porta e olhei nos seus olhos, eu vi a dor e a raiva. E ele era o único garoto que poderia interpretar esse tipo de dor e raiva. Em seguida, ele me disse algumas das coisas que ele estava passando em sua própria vida. Quer dizer, ele foi literalmente simplesmente empurrado para Eugene, Oregon, e entregue a um tutor que [os pais] não conheciam. "Embora a infância de Feldman tenha sido dolorosa, ele diz que a experiência de trabalhar em Stand By Me acabou por ser libertadora "como um pássaro se soltando de uma gaiola", diz ele.


Continua...

Fonte: The Telegraph, em junho de 2011

Um comentário: