?

domingo, 21 de setembro de 2014

Uma entrevista com River Phoenix: The Movie Magazine/1993

.
   

Por Erin Sloposki, em 13 de setembro de 1993


RIVER PHOENIX: "Você não deve fumar, não é bom para você", diz ele, enquanto acende o seu próprio cigarro.

ERIN SLOPOSKI: "É isso mesmo?"

RIVER: "Bem, sabe, um maço por dia", ele dá uma risadinha.

ES: "Sim, você fuma muito?"

RIVER: "Hahaha, você fuma muito? É um mundo louco lá fora, você tem que fazer algo normal"

ES: "Você se importa se eu passar para as coisas boas?"

RIVER:  "Qual é a coisa boa, você sabe alguma coisa sobre mim que eu não sei?"

ES: "Na verdade, eu estou esperando que você saiba algo sobre você que ninguém mais conhece, e que você me conte."

RIVER: "Bem, me pergunte alguma coisa, eu acho que é assim que as coisas funcionam, certo?", ele sorri.

ES:"Bem, em primeiro lugar, você está trabalhando em um novo filme, Dark Blood? Por que você não nos fala um pouco sobre isso? "

RIVER: "Bem, em primeiro lugar (piscadelas), eu interpreto um cara que se torna um eremita depois que sua esposa morre, então ele decide fazer suas malas e se mudar para um terreno baldio no deserto de Utah. Certo dia, ele ajuda a um casal, de cujo carro se apodera, e um triângulo amoroso se desenvolve."

ES: "Por um segundo, [parecia que] você estava descrevendo seu último filme, Silent Tongue."

RIVER: "(risos) Você está certo, isso meio que soou como o mesmo. Mas realmente não é, eu estou trabalhando com alguns atores realmente surpreendentes, Jonathan Pryce e Judy Davis. Eles interpretam o casal cujo carro quebrou."
 
ES: "Uma pequena diferença de idade, não é?"

RIVER: "Só um pouquinho."

(River dá uma risada, faz uma pausa por um momento e apaga seu cigarro.)




RIVER: "E o filme é dirigido por George Sluizer, você deve ter visto seu último filme The Vanishing?"

ES: "Eu vi ambos, na verdade, ele dirigiu o segundo, não é?"

RIVER: "Sim, é o único!"

ES: "É verdade que você realmente não queria fazer o filme quando leu o roteiro?"

RIVER: "Não, meu agente leu o roteiro antes que eu tivesse a chance de ler também e ele não achava que era adequado. Eu não tinha visto o roteiro naquela época. Mas depois, eu acho que quando ele viu The Vanishing, ele o mostrou para mim. e fomos a partir daí."

ES: "Então, você não escolhe seus filmes?"

RIVER: "Bem, eu não tenho tempo para ler tudo, por isso algumas coisas são descartadas antes de chegar em minhas mãos. Meu agente me dá o que ele acha que eu gostaria de ler e então eu escolho o que desejo ou não fazer. Você não é uma atriz, é? "

ES: "Eu deveria ser?"

RIVER: "Eu acho que você deve ser o que você quiser ser."

ES: "Você quer ser um ator."

RIVER: "Honestamente, não."

ES: "Por que não? Você é ótimo nisso!"

RIVER: "Muito obrigado! Bem, foi divertido no começo, mas foi também porque eu tinha que fazer isso, eu não tinha escolha. Minha família e eu estávamos morando da parte de trás de uma van e bem que precisava de dinheiro. Apenas meio que aconteceu antes que eu tivesse a chance de saber o que eu realmente queria fazer."

ES: "Se você tivesse a chance de pensar sobre isso agora, o que você queria fazer?"

RIVER: "Eu gostaria de ser um ativista, eu gostaria de ajudar as pessoas. Quer dizer, eu faço isso um pouco agora, mas eu gostaria de fazer isso e apenas isso. É muito tarde para isso agora."

ES: "Muitas pessoas pararam de atuar, por que você simplesmente não desiste?"

RIVER: "Porque não é assim tão fácil. Tenho pensado sobre isso, mas não é possível. Tenho pessoas confiando em mim, meus fãs, e...bem, sabe, isso simplesmente não é possível."

ES: "O que você diria para as pessoas que estão na mesma posição em que estava quando se forçou a se tornar um ator?"

RIVER: "Eu diria que isso não vale a pena. Você tem que ser quem você é e o que você quer ser, desde o início. Porque se você se enterrar muito fundo em algo, você pode não ser capaz de abrir caminho para fora disso."

ES: "Obrigada!"

RIVER: "Terminamos? É uma pena."


Fonte: The Movie Magazine, em setembro de 1993
 

17 comentários:

  1. Ótimaaaaa entrevista, e um tanto estranha.... o River parecia estar com um senso de humor legal ;pela quantidade de sorrisos /risadas que deu(impressão minha ou ele estava dando em cima da moça ? Rsrsrs) mas ao mesmo tempo dava pra ver a irônia nas respostas,ele estava tão aberto, falando sobre assuntos tão pessoais. Não me surpreendeu sua resposta sobre "ser" ator, eu acho que na verdade o que incomodava River, era todo o mundo em volta da sua profissão, a mídia, as pessoas falsas e a pressão de ter que atuar. O River foi um ator incrível , mas as vezes penso que talvez fosse melhor ele ter ficado no anônimato, ter sido ativista..... Oh River como eu te amo! <3 Femme se puder comente sobre essa entrevista, adoraria ouvir sua opinião! Rs Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leiah

      Sinceramente, eu penso que o River tinha suas dúvidas, mas no fim das contas, a escolha final era dele. E ele amava o que fazia. Amava a Arte, a criatividade, o poder de contar histórias, de mobilizar emoções, de fazer pensar... mas, como todo ser humano, ficava dividido entre o prazer e o alto preço a pagar por isso.

      O bom dessas entrevistas feitas meses antes de sua morte é que fica claro que ele não era o "junkie perdido" que muitos pensam. Ele estava lúcido, articulado, até bem humorado, e não estava descontrolado ou algo assim.

      E eu sempre amarei o River! <3

      Beijos.

      Excluir
  2. Femme vc viu que o diretor de Dark Blood morreu ? George Sluizer.Parece que ele já tinha a saúde bem frágil e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, que triste isso... ele lançou Dark Blood já sabendo que seria seu último filme.

      Vou publicar uma entrevista dele falando sobre River, ainda hoje.

      Excluir
  3. Incrível ver como o River estava em uma crise naquela época. Realmente ele começou a atuar muito cedo e tenho certeza de que ele amava fazer isso. O que ele detestava era a indústria de Hollywood que ia tão contra os princípios dele. Talvez se ele atuasse off Hollywood, em projetos totalmente não comerciais, acho que ele voltaria a ter prazer e a se divertir como no começo. Ele estava mergulhado nessa crise, que é normal e todos nós passamos. Mas ele não teve tempo de emergir e sair dela.

    E mais uma vez vemos como o River era maduro e inteligentíssimo! E sempre pensando em todos. Ele sabia que se abandonasse a carreira de ator, estaria dando um passo muito sério na vida. O problema é que o passo que ele deu foi para a morte.

    beijos

    Safiri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Safiri

      Sim, concordo com você. River estava em crise, mas também estava lúcido, orientado, e no fundo, acredito que amava o que fazia. E crises são parte da nossa vida, né? Para um artista, intenso e profundo como ele, deveria ser tudo superlativo!

      E ele realmente era incrivelmente inteligente e parecia ter vivido mil anos, mesmo sendo um menino, né? Fico comparando ele com outros jovens artistas, que só falam bobagens e futilidades, e parece que ele veio de outro planeta! :)

      Beijos.

      Excluir
    2. Bem só uma coisa quando diz a indústria de Hollywood é em todos os sentidos,ou seja o cinema independente não comercial também não é bom porque também existe drogas coisas ruins,depedendo do set de filmagens(os atores,produtores,e diretores)podem sim usar drogas,aliás o river não disse isso sobre o set de a costa do mosquito então fica claro para mim que os próprios produtores e "diretores" muitas vezes pode usar drogas e influência os atores nisso. Obs:para mim o melhor era ele ter feito isso se afastado disso nessa época nem que fosse por tempo,depois quando tivesse mais velho e maduro poderia ter voltado,ou poderia ter desistido mesmo,mesmo que os fãs não gostasse o importante é a saúde, e ele ter uma vida plena.

      Excluir
  4. tadinho do river, ele nao queria levar a vida que ele estava levando, mas se sentia obrigado a continuar......Era pressao demais pra ele e no fim ele nao aguentou....Gostaria MUITO que ele tivesse largado essa vida, mesmo que nós fãs ficassemos privados de seu talento.....

    ResponderExcluir
  5. Um menino pedindo ajuda desesperadamente. Um maço de cigarros por dia! Um trabalho que não o faz feliz. Acho que River queria dar um basta em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula

      Talvez seja verdade, mas River sabia que seu pai o apoiaria sempre na decisão de sair. Penso que, como ele mesmo contou numa entrevista, ele se sentia dividido entre estas duas vidas. E sabia o preço a pagar pela escolha que fez.

      Excluir
  6. um menino pedindo ajuda e ninguem foi capaz de perceber isso, muito triste isso ):

    ResponderExcluir
  7. Nem sei o que dizer, é simplesmente de cortar o coração ver como ele estava triste e cansado, e o que é pior, a meu ver parece que ele estava sem esperança.
    Pena que ele tinha sempre que pensar nos outros antes de si mesmo, ele podia e devia ter largado tudo e ir morar com o pai, perto da natureza, fazendo o que ama, poderia até ter se tornado apenas um ativista, com o tempo a maioria das pessoas iria esquecer ele, infelizmente elas o esqueceram por outro motivo.
    Foi um fim muito triste pra algo tão bonito, que deveria ter sido muito mais.
    Obrigada Femme, apesar da dor que me trouxe essa entrevista, pelo menos podemos ver que um mês antes de morrer o River ainda era o mesmo menino generoso e sensível, que sempre iremos amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda

      Sim, o mesmo River inteligente, generoso, sensível e que dava sempre o melhor de si. Acho que ele estava em crise, e se sentia dividido, mas não acho que ele era obrigado a continuar: esta foi uma escolha dele, e não deve ter sido fácil de fazer. Acho que River amava o lado belo e criativo de sua profissão, e detestava o lado sórdido e artificial. mas, no fundo, ele sabia que este era o preço a pagar. Aliás, ele mesmo disse isso em entrevistas anteriores, né? River estava dividido, mas quem de nós não se sente assim, às vezes (ou sempre)?

      E, como disse a Samantha, ele sentia a dor do mundo todo nele...

      Excluir
  8. Concordo Femme, ele amava atuar. Talvez, se ele vivesse mais, iria ficar mais forte e realmente iria trabalhar com ativismo, o cinema seria uma ponte que ele usaria para angariar fundos mais facilmente.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela postagem dessa entrevista, Femme, reveladora dias antes da morte de River. A gente chega a sentir um pouco da angústia que ele transparece.

    ResponderExcluir
  10. é eu também achei que ele estava dando em cima da jornalista,olha o jeito dele dando muitas risadas nas primeiras perguntas que ela fez,depois ela diz "bem,em primeiro lugar...,ele diz "bem,em primeiro lugar piscadelas,rsrs ele estava piscando para ela rsrs,depois ela faz mais perguntas ele vai respondendo mais ele da um jeitinho do nada e pergunta para ela se ela é uma atriz rsrs sendo que ele sabe que ela é uma jornalista rs,ela ainda responde "eu deveria ser?" e ele diz bem sedutor "você deve ser o que você quiser ser",rsrsrs ela diz "obrigada" e ele diz "terminamos?é uma pena.",rs achei ele bem soutinho com essa moça rsrs ele tava gostando dessa entrevista né?,deve ter sido por causa dessa jornalista, ele nem queria que a entrevista tivesse terminado,ele rs deve ter gostado dessa moça.

    ResponderExcluir