?

sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Para River": E-bow the Letter - R.E.M./1996


Da Sessão Histórias de Música da Rolling Stone Magazine

 

 

“E-Bow the Letter”:  R.E.M. | 1996

 

Baseada em uma carta que Michael Stipe escreveu, mas nunca enviou a seu amigo, o ator River Phoenix, "Eu acho que é uma das melhores coisas que eu já escrevi", disse ele. "É um canto fúnebre folk-rock", disse o guitarrista Peter Buck, que tocou EBow na faixa, um dispositivo eletrônico portátil usado para criar o som de sustentação na guitarra [um efeito como o de um violino] (e um aparelho favorito de prog-rockers). Liderando como single o caminho para o álbum New Adventures in Hi-Fi, ela contou com a vocalista Patti Smith como convidada. A dedicatória "Para River" pode ser vista na capa do single, uma foto de um espelho retrovisor que vale por mil palavras proverbiais. O álbum anterior da banda, Monster, também foi dedicado a Phoenix, in memoriam.

Fonte: Rolling Stone Magazine  


 


A Carta E-Bow

Levante os olhos, o que você vê?
Tudo em você e tudo em mim
Fluorescente e brilhante
Algum deles, surpreendem

A viagem de ônibus, eu escrevi isto, às 4 da manhã
Esta carta
Campos de papoulas, pequenas pérolas
todos os meninos e todas as meninas mascando
Todos e cada um um pouco assustadores
Eu disse seu nome

Usei isto como um emblema de estrelas de cinema adolescentes
bares de haxixe, doce de cereja e tiaras de papel alumínio
Sonhando com Maria Callas
Quem quer que seja ela
Esta coisa de fama, Eu não quero isto
Eu envolvo minha mão em plástico para tentar olhar através disto
Olhos maquiados e meninos e meninas se movendo
Eu posso tocar você de longe
Coisas de estrela, Eu não quero isto

Eu vou te levar lá
Eu vou te levar lá
Alumínio, tem gosto de medo
Adrenalina, isto nos puxa para perto
Eu vou te levar lá
Isto tem gosto de medo, lá
Eu vou te levar lá
Você viverá até 83?
Você sempre me receberá bem?
Você me mostrará alguma coisa que ninguém jamais viu?
Fume isto, beba
Aí vem o chão
Qualquer coisa para afinar o sangue
Esses corrosivos fazem sua mágica lenta e docemente
Telefone, coma isto, beba
Somente outro tilintar
Corta e amassa, eles pegam a luz
Alumínio, o elo mais fraco

Eu não quero te desapontar
Eu não estou aqui para te ungir
Eu posso lamber seus pés
Mas esse seria um ato doentio?
Eu uso minha própria coroa de tristeza e pesar
E quem imaginaria que o amanhã poderia ser tão estranho?
Minha perda, e aqui vamos nós outra vez
Eu vou te levar lá
Eu vou te levar lá
Alumínio, tem gosto de medo
Adrenalina, isto nos puxa para perto
Eu vou te levar lá
Isto tem gosto de medo, lá
Eu vou te levar lá
 
Levante os olhos, o que você vê?
Tudo de você e tudo de mim
Fluorescente e brilhante
Algum deles, surpreendem
Eu não posso olhar nos olhos
Seconal, mosca espanhola, absinto, querosene
Doce de cereja, pescoço e colarinho
Eu posso sentir o pesar em sua respiração
O suor, a vitória e a tristeza
O cheiro de medo, 
Eu sinto isto
Eu vou te levar lá
Eu vou te levar lá 
Alumínio, tem gosto de medo
Adrenalina, isto nos puxa para perto
Eu vou te levar lá
Isto tem gosto de medo, lá
Eu vou te levar lá

Nos puxa para perto
tem gosto de medo...

Perto, perto
acabou, acabou, acabou, acabou
sim, veja só
Eu vou te levar lá, oh, sim
Eu vou te levar lá
oh, acabou
Eu vou te levar lá
acabou, leve-me
Eu vou te levar lá
lá, lá, baby, sim 
   

24 comentários:

  1. Femme você poderia fazer um comentário sobre a letra dessa música??? Emocionante......

    ResponderExcluir
  2. Oi Femme, saudades!!! Pra variar, mais uma materia incrível, sobre mais uma amizade q o tempo nunca apagou!! River era querido por MUITOS, pelo menos, por todos q o conheciam e jamais deixaram de homenagear River, qntas musicas ja comporam dedicadas ao River, Femme vc sabe me dizer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii naty...tem um post aqui no blog sobre algumas musicas que foram compostas para o River...vc ja deu uma olhada? :)

      Excluir
    2. Oi, nao eu nao vi :(
      Em qual materia?? Esse blog é cheio de novidades, as vezes eu perco algumas coisas :( Mas quero ler simmmmm! <3

      Excluir
    3. http://riverphoenixforever.blogspot.com.br/2014/01/10-cancoes-inspiradas-por-river-phoenix.html?m=1 Pronto! rssr :) É bem legal!! Só a femme pra achar coisas assim! ♥

      Excluir
    4. OI, Naty!

      Olha, são muitas músicas, muitas mesmo, nunca contei, mas certamente muito mais de dez. E ele merece, né? <3

      Beijos e desculpa a demora! ;)

      Excluir
  3. Linda canção, Michael Stipe sempre com suas letras maravilhosas, sinceras e cheias de mistério. É um cara incrível também, me alegra demais saber que ele e River eram bons amigos, duas pessoas excepcionais. Essa música me faz pensar nele, ela tem uma melodia suave, gentil, como ele. Obrigada Femme, só tu pra achar essas matérias!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      River era inspirador e, quando encontrava outro ser cheio de talento e sensibilidade, isso facilmente se transformava em arte, né?

      Ando cm pouco tempo pra pesquisar e traduzir, masisso deve se regularizar em alguns poucos meses. Espero! ;)

      Beijos.

      Excluir
  4. nosas isso lembra milton tb!!.só quem viveu era era ou geração pra entender isso..eu fico impressionado o que ele causou as pessoas sensitivas como:compositores por ex...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. River sempre inspirando e trazendo mais arte ao mundo, mesmo indiretamente. Um artista de verdade sempre se inspira quando encontra outro verdadeiro talento. River era uma pedra preciosa!

      Excluir
  5. na realidade eu não conseguir entender muito a letra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que entendi, fala da morte do River (da noite em que ele morreu), sensações, acontecimentos daquela noite...

      quanto a musica, ótima, como sempre; river tinha ótimos amigos musicais! Daquelas ótimas para ouvir no fim da noite ou início da manhã, viajando de carro em uma rodovia, em um dia fresquinho... pensando na vida... :)

      Excluir
    2. É complicada mesmo...rs...Mas o próprio Michael Stipe reconhece isso, numa entrevista no site em Performing Songwriter:

      "Eu prefiro escrever algo como "E-Bow the Letter" algo que não faz sentido racional pra ninguém, mas que tem um sentimento visceral e um estado de espírito que é inegável. Você sabe sobre o que essa música é, mesmo se você começar a examinar e considerar que a letra não faz sentido. É apenas um "sentimento", não um ensaio. Eu não sou um ensaísta."

      Excluir
  6. Boa noite femme é a Pitt!Incrível sem palavras!Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Femme é verdade que vc já conseguiu descobrir o email do joaquin? É claro que eu nn vou pedir pra você postalo ou algo assim....mais vc encontrou apenas pesquisando na internet?? Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!

      Olha, é verdade, sim. Eu achei um email do Joaquin, por acaso, pesquisando outra coisa. Mas não escrevi, logo não sei se realmente era real.

      Beijos. E desculpe a demora, não tinha percebido seu comentário.

      Excluir
  8. http://www.channelingerik.com/channeling-river-phoenix-part-two/ Femme por favor leia isso e me diga se vc acredita ou não......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual quer pessoa que quiser r sinta-se a vontade em fazer o mesmo....é bem interessante...

      Excluir
    2. Oi, Anônimo!

      Desculpa a demora, foi mal! Mas, enfim, respondendo a sua pergunta, eu não acredito nisso não.

      Beijos.

      Excluir
  9. Channeling River Phoenix, Part Two
    Posted in After Death Communication, Afterlife, Celebrities, Channeling, Communication from the dead, Contact with the dead, Death, Drug Addict,

    ResponderExcluir
  10. River teve impacto nesse mundo pessoas como ele nasce a cada mil anos ele foi uma lenda

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anônimo

    Concordo demais com você, pessoas especiais assim demoram tantooo a surgir...e quando nascem, duram tão pouco. São como presentes que a vida nos manda, pra iluminar, embora por um curto período de tempo, o nosso olhar sobre a vida..River é LUZ!

    Beijos.

    ResponderExcluir