?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ethan Hawke fala sobre sua inveja de River Phoenix

.

"Sempre me mandam os roteiros que River Phoenix recusa." (1990)


"Eu percebi que estava ficando obcecado por ele quando comecei a incluir 'ser melhor que River Phoenix' nas minhas resoluções de Ano Novo." (1994)


"Isso foi muito triste. Depois da morte de River, tive que lutar muito com a idéia de que nunca mais River me daria outra chance de ser melhor do que ele." (1994)


Viagem ao Mundo dos Sonhos não foi nem um sucesso de crítica nem comercial. Mas o próximo filme de Phoenix, Stand by Me, lançou a sua carreira. Hawke fez teste para o mesmo filme, mas não foi escolhido."Isso complicou ainda mais a nossa relação", disse Hawke. "Na volta para casa, as pessoas queriam meu autógrafo porque eu conhecia River Phoenix. Isso me lançava em ataques de inveja." (1995)


"Para além de todos os meus sentimentos contraditórios sobre River", diz Hawke, "eu percebo o quanto eu queria trabalhar com ele novamente. Embora ele só fosse seis meses mais velho, eu entendo agora que ele estava anos além de mim na maturidade artística. De alguma maneira, eu estava sempre tentando alcançá-lo." (1995)


"É tão difícil não ser sugado para dentro comparando-se com outras pessoas. É uma das coisas mais difíceis do mundo." Então: "Eu era amigo de River Phoenix, sabe, e eu costumava sentir dolorosamente inveja dele até que um amigo apontou que 'ele estar fazendo bem não significa que você está fazendo mal. E se ele faz mal, isso não significa que você está fazendo melhor.' É como aquela grande fala de Gore Vidal, 'Sempre que um amigo meu tem êxito, uma pequena parte de mim morre'." (2000)


"Eu fui muito claro sobre minhas atitudes para com River. (...) Você está falando de uma pessoa jovem vendo seus pares se destacando. Eu não sentia inveja de River quando eu estava trabalhando com ele. Eu tinha inveja depois, quando todo mundo o amava." (2009)


Fontes: Telegraph, The Guardian,
Sunday Star Times, US Magazine e outros.

9 comentários:

  1. Obrigada por mais e mais materiais interessantes, seguiremos juntos com vc em prol da vida longa do seu blog maravilhoso.
    beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marcela. Feliz de saber que terei companhia nesta viagem ao passado no futuro. E maravilhoso é River! ;)

    Beijos!

    P.S. Eu ainda não vi aquele documentário do Joaquin por que minha cadela comeu o controle remoto do DVD... :(

    ResponderExcluir
  3. OI FEMME,acho que todos os atores jovens daquela época tinham um pouco de inveja do RIVER,ele era simplesmente tudo que ñ se tinha visto em hollywood,era um exemplo de ser humano extraordinário,tão jovem e tão preocupado com a humanidade e com o planeta.Tenho certeza que ñ vai existir alguém que nós toque de tal maneira.Fico muito feliz de ver tantas pessoas o admirando até hoje!!!A cada dia fico mais fã de vc,parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo

    Eu concordo com você sobre a "inveja coletiva" que River causava...rs... Aliás, quase todos os jovens atores da sua época diziam abertamente que eram seus admiradores. Ele realmente se destacava, estava em outro nível, além deles. Depois de "My Own Private Idaho", então, River ganhou um lugar ainda mais especial.

    Lembro que Brad Pitt disse em uma entrevista que todos estavam ansiosos para trabalhar com ele em "Entrevista com o Vampiro", por exemplo...

    ResponderExcluir
  5. Muito desprendimento do Ethan falar assim sem maquiar que tinha inveja do River. Significa a meu ver q aos 25 anos qdo deu a entrevista a questão para eke tava resolvida. Q vc acha Femme?

    ResponderExcluir
  6. Hummm, é tão difícil responder isso. Afinal, como o próprio Ethan revelou, ele tinha sentimentos ambíguos pelo River, sofria com o sucesso que ele fazia, chegou a ficar obcecado com ele, numa relação de amor e ódio bem intensa. E isso não costuma diminuir com a morte do 'oponente', tende a ficar eternamente mal resolvido. E veja que estes são trechos de entrevistas dadas em vários anos, de 1990 até 2009! Quase vinte anos e ele ainda falva disso.

    O curioso é que River parecia gostar mesmo de Ethan, elogiava seu trabalho, mas ele não conseguia acreditar nisso, achava que River mentia. O diretor de "Explorers" contou numa entrevista que Ethan perseguia River no set, perturbando-o com perguntas que ele obviamente não gostava de responder, mas que nunca esqueceria como River chorou quando se despediu dele.

    Aliás, em outras matérias postadas aqui Ethan chega a dizer que achava que River criava uma mitologia, fantasiando sobre sua história de vida tão estranha. Porém, depois de sua morte, todos os biógrafos que pesquisaram a vida dele constataram que sua história, ainda que fantástica, era verdadeira. Eles realmente encontraram e entrevistaram as pessoas que viveram aquelas histórias com River e sua família.

    Mas, quem sabe como está seu coração agora?? Muitas coisas mudam como tempo, não é? Espero que hoje isso esteja bem resolvido e Ethan guarde boas lembranças do tempo passado com ele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. A INVEJA MATOU RIVER PHOENIX!!! ESSA É A VERDADE, TODOS ERAM OBSECADOS POR ELE, GRANDES MAGNATAS EM HOLLYWOOD QUE ELE SE NEGOU A TRABALHAR ESTÁ POR TRÁS DESTA MORTE

    ResponderExcluir
  8. CERTAMENTE HJ ELE SERIA O AMIOR ASTRO DE HOLLYWOOD GANHADO MAIS QUE KEANU 30 MILHÕES

    ResponderExcluir
  9. O Ethan me fez até rir em alguns comentários. Embora ele tenha dito que invejava o River, teve humildade para assumir a inveja.

    Talvez ele tenha superado, talvez até se sinta culpado por ter sentido, sei lá.

    A verdade que essa inveja e obsessão foi sentida por muita gente.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir