?

domingo, 2 de fevereiro de 2014

"O que perdemos quando perdemos River Phoenix": Wall Street Journal /2013




Por Gavin Edwards,

River Phoenix morreu há 20 anos hoje. No início da manhã de 31 de outubro de 1993, após consumir uma mistura speedball de heroína e cocaína, ele caiu fora da boate Viper Room e nunca foi reavivado. Sua morte foi chocante: ele tinha 23 anos, e a maior parte do público não tinha idéia de que ele estava usando drogas. Mas, além da tragédia pessoal, e o desgosto de um milhão de adolescentes com pin-ups de Phoenix em sua parede, o que foi perdido?
 
Phoenix era mais do que um rosto extremamente bonito: sua atuação fez dele uma inspiração para seus colegas. "Quando eu estava começando, os dois caras que você queria para ter como modelo eram River Phoenix e Ethan Hawke," Jared Leto disse-me recentemente. Quando Phoenix morreu, Brad Pitt estava perplexo: "Eu acho que ele era o melhor. É. Foi. É o melhor dos caras. Eu não estou dizendo isso só agora, eu disse isso antes de morrer. Ele tinha algo que eu não entendo."

Mesmo como um adolescente, Phoenix tinha uma qualidade de assombração na tela. Ele parecia alguém que estava carregando segredos. Mas, como um adulto, ele veio por si próprio, em especial em dois filmes de 1991. O mais famoso é My Own Private Idaho (dirigido por Gus Van Sant, também estrelado por Keanu Reeves), onde Phoenix fez um menino de rua com narcolepsia, apressando truques com homens mais velhos por dinheiro.  

Nas mãos de Phoenix, o personagem de Mike Waters tropeça através de sua vida meio adormecida, à procura de uma mãe de quem não consegue se lembrar, mas que assombra seus sonhos independentemente disso. Para sobreviver, Mike ergueu um escudo defensivo em torno de si mesmo; a arte de Phoenix era tal que você pode ver o coração vulnerável por baixo. Ele atirou-se no papel emocional e fisicamente, fazendo-se tão sujo fora da câmera que ele foi lançado para fora de uma boate Portland, Oregon, por um dono que não acreditava que o jovem despenteado de pé diante dele poderia ser uma estrela de cinema . O ator Ethan Hawke disse sobre o filme: "Temos que ver River ateando fogo em si mesmo." 

O outro filme de 1991, menos famoso, mas tão bom quanto, é Dogfight (dirigido por Nancy Savoca e definido no ano de 1963), em que Phoenix interpreta Eddie Birdlace, um fuzileiro prestes a se enviado para o Vietnã. Lili Taylor interpreta a garçonete simples de cafeteria que Birdlace convida para uma festa que é, na verdade, um "duelo", onde cada participante tenta trazer a namorada mais feia
 .
Após este começo auspicioso para sua noite, eles andam em torno de San Francisco durante toda a noite, revelando gradualmente camadas de si, tateando seu caminho em direção a uma ligação humana, cheios de medo e expectativa. Phoenix está em posição vertical e militar ao longo do filme, ele nem sequer colocou as mãos nos bolsos durante a filmagem, mas enquanto o seu desempenho aqui não era tão chamativo ou emocionalmente lírico como em My Own Private Idaho, em tudo mais foi tão cheio de matizes e totalmente habitada.
 .
Hipóteses são as munições não deflagradas do mundo crítico. Dito isto, se River Phoenix tivesse passado pelo Halloween de 1993, e se ele tivesse ficado limpo depois, ele estava posicionado para se tornar um dos maiores atores de sua geração. Ele tinha a aparência de um ídolo, mas o desejo de fazer mais além, a arte duradoura.
 .
Leonardo DiCaprio, que admirava Phoenix, acabou estrelando em alguns dos filmes aos quais seu herói tinha sido ligado, como Eclipse Total e The Basketball Diaries. Phoenix e DiCaprio poderiam muito bem ter se tornado camaradas, constantemente competindo pelos mesmos papéis e tentando superar um ao outro. Se Phoenix tivesse sobrevivido, ele agora teria 43 anos, no meio de uma carreira que teria encantado e nos enriquecido de maneira que não podemos sequer imaginar. 
  

Fonte: The Wall Street Journal, em 31 de outubro de 2013
 

20 comentários:

  1. Esse texto no mostra a triste verdade que os fãns de River tem que compreender!! Ele com certeza seria o maior ator de sua geração, mais mas que talento para ser ator, tambem tem que ter talento pra levar a vida!!!! Obrigada famme!! Esperei por vários dias o seu post, fãn incodicional do seu trabalho !! :)

    ResponderExcluir
  2. texto lindo e muito verdadeiro, river era bem mais que um rosto lindo, ele era muito talentoso, e se tivesse vivo seria o melhor dos melhores....É tao triste ficar tentando imaginar o que poderia ter sido..... Ele tinha tanto pra viver, desde que conheço sua historia me pergunto: pq isso teve que acontecer com ele, pq um garoto com um futuro brilhante pela frente foi se envolver com drogas? Acho que my own private idaho teve muito a ver com a decadencia dele, foi ali que esse uso incontrolavel de drogas começou.... Ele entrou tanto no universo do personagem que nao conseguiu sair......Li uma entrevista de um amigo dele dizendo que nessa epoca, ele usava de tudo, misturava todas as drogas possiveis..... Esse filme foi um dos seus melhores trabalhos, mas custou um preço bastante alto.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, Camila. Só que acho que foi mais além, na verdade ele devia estar num momento em que as drogas funcionaram como um bálsamo para a fase que passava, além de diversão.

      Excluir
  3. Nós perdemos muito, muito mais que um ator talentoso e um artista incomparável, perdemos um ser humano incrível, na minha opinião, a pessoa mais bela, gentil e generosa que esse mundo já viu. Eu acho que pelo tanto que ele fez em sua curta carreira ele já mostrou que era o melhor ator de sua geração.
    Simplesmente não há como compará-lo, nem na esfera artística nem na humana, porque ele ultrapassou todas as barreiras do considerado normal para a época, quando paro para pensar em quem foi River Phoenix, é quase impossível acreditar que um ser humano assim existiu.
    Obrigada, obrigada, Riv por tudo que tu representou e ainda representa: uma luz de esperança nesse mundo de dor e escuridão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras perfeitas, Nanda! Acho que vc define o que a maior parte de nós que fazemos parte desse amado Blog pensa.

      Excluir
  4. Esse texto mostra uma difícil realidade, que é a falta que o River faz na vida das pessoas que o admiram e o amam! Ele foi muito mais que um ator e músico, foi uma pessoa especial, gentil, que pensava no próximo e uma pessoa que tinha defeitos como qualquer outra! Não me conformo porque ele nos deixou tão cedo! Fico imaginando o que ele teria feito e o que estaria fazendo de bom se ele não estivesse morto...Acho que por toda a minha vida vou sentir falta dele, mesmo sem ter o conhecido!
    E Femme, tenta não demorar muito a postar, eu amo muito o blog, seu trabalho é lindo! Já estou ansiosa pelo próximo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE FEMME É A PITT!eu já disse várias vezes nesse blog que o filme da minha vida é my onw private idaho!eu amo River e tudo que ele foi hoje em dia os atores são tão vazios e não passam nada para o público!River faz tanta falta!e sobre ele ser expulso da boate esse fato eu não sabia!Pobre do dono dessa boate que era ignorante e não reconheceu o homem mais bonito,inteligente,incrível e um dos melhores atores de sua geração!BJS!PITT!

    ResponderExcluir
  6. O bom do Leo Dicaprio é que ele também está engajado nas causas ambientais,com certeza influenciado pelo River,já que ele declarou que River é seu herói.E quem ñ ama River?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leah, Camila, Nanda, Clarice, Pitt e Anônimo!

    River foi, e ainda é, a maior inspiração da minha vida. Encontrá-lo foi como encontrar um tesouro, que mesmo depois de perdido, continua povoando meus sonhos e iluminando as noites escuras. No curto espeço de tempo em que ele esteve aqui, River já me deu mais do que eu poderia esperar. As pessoas raras são como as estrelas, que continuam brilhando muito tempo depois de existir...realmente, quem não ama River??

    E meninas, fico muito feliz de estar aqui com vocês, sempre presentes, então, prometo que vou tentar não demorar muito pra a próxima postagem, tá? ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Femme! :)
    Eu mandei uma mensagem lá no facebook do blog a respeito de um assunto, espero que você chegue a ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tayná!

    Menina, li sua mensagem e fiquei MUITO feliz. Que coisa boa! Já respondi, leia lá...se der certo, será um grande presente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom que ficou feliz! :) Te respondi lá. E vai dar tudo certo, vamos torcer. Beijos.

      Excluir
  10. se minha irmã ver o Dogfight vai me incomodar por meses; ela vive suspirando que, se o River fosse vivo, ela ia dar um jeito de casar com ele!

    Ah Femme, vc tinha me pedido sobre como anda minha vida... muito atribulada, não tá dando muito certo, mas estamos aí...ao menos tenho pessoas ao meu redor as quais acontecem coisas positivas, então é bom quando compartilham as alegrias conosco e temos motivos para comemorar :).

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!

      Bom te rever aqui, menina. A vida tem dessas fases, em que tudo parece fora do lugar, mas aos poucos tudo se ajusta e podemos comemorar outra vez.

      E sua irmã é sábia...kkkkk...

      Beijos!

      Excluir
  11. Se River estivesse vivo estaria fazendo a diferença, com toda a sua genialidade! Saudades eternas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, River sempre fez a diferença por onde passou. Ele teria nos surpreendido e encantado ainda mais!

      Excluir
  12. Muitos se perguntam como estaria River nos dias de hoje, é inegável a falta que ele nos faz, com certeza um ator insubstituível ! Alimentando-me justamente dessa curiosidade, de como seria River eu posso imaginá-lo como Jared Leto, o gosto pela música, a beleza, esse repúdio pela glamourização Holywoodiana, contra toda a futilidade humana...não que o River seja substituível , mas só para alimentar esse vazio que ele nos deixou, acho que River seria como o Jared, que era fã de River como alguns dizem ( o que não duvido) e talvez tenha seguido sua vida como River teria vivido...enfim gosto muito dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      O Jared Leto é um fã declarado do River. E quando ganhou o Oscar, neste ano, ele dedicou o prêmio, entre outros, ao "the one and only River Phoenix," Foi emocionante...

      Beijos.

      Excluir
  13. Complementando o post acima: River teria sido como Jared, aliás Jared estaria sendo como River, já que River teria sido sua inspiração...Soou um pouco confuso meu post, mas o que quero dizer é que River seria a inspiração para a obra de Jared.

    ResponderExcluir