?

domingo, 1 de dezembro de 2013

"Young Man River": Mademoiselle/1993




Por Rebecca Johnson,


Muita gente não tem certeza de qual é a aparência do River Phoenix, 22 anos, nestes dias. Eles se lembram dele aos 12 anos em Stand By Me. Ou lá pelos 15 anos em A Costa do Mosquito. "É verdade", diz ele, "Eu tenho um rosto neutro. Eu pareço o homem que faz entregas." (Eu queria que o meu entregador fosse parecido com ele.)

Na maior parte, o que as pessoas se lembram sobre River Phoenix é o nome dele. "Eu estou tão cansado de ser perguntado como eu tenho esse nome", ele reclama. Para deixar registrado, ele o conseguiu porque no momento em que ele foi concebido, seus pais estavam vivendo nas margens do rio Colorado em um caminhão de leite abandonado. Tudo isso que faz você se perguntar sobre sua irmã, Rain, e seu irmão, Leaf, ambos os quais também são atores.

Um DJ de rádio uma vez disse que Phoenix tinha a personalidade de um carvalho bebê. Mas o DJ estava errado. Qualquer um que passou sua infância nas ruas de Caracas, Venezuela, não poderia ser maçante. Ele é humilde - "Eu sou um talento menor, estúpido, em comparação com o meu irmão." E arrogante - "Eu sou um gênio da p*** quando se trata de escrever diálogos." Romântico - "Lamento ter nascido um homem branco, se eu pudesse, eu seria um índio". E pragmático - "Ser branco tem sido bom para a minha carreira." Mas ele nunca é monótono. 

Este mês, o humilde, arrogante, romântico-mas-ainda-pragmático astro aparece junto com Dermot Mulroney e Samantha Mathis em The Thing Called Love, um filme que ele diz é sobre "músicos fazendo o seu trabalho em Nashville." É um bom filme para Phoenix, em parte porque ele fica com a garota, mas também porque é sobre a música, que é uma das suas paixões. Ele canta todas as suas próprias músicas no filme, e até mesmo escreveu duas - "Bus Picture Window" e "Lone Star State of Mind". 

Quando não está atuando ou cantando, ele está fazendo proselitismo a favor do meio ambiente: "Não há nada mais importante do que a terra, o céu e a água." Siga delirando, River.


Fonte:  Mademoiselle, em agosto de 1993
 

14 comentários:

  1. Essa reportagem saiu dois meses antes dele partir =(
    Achei tão sublime essa comparação com o "carvalho bebê". O carvalho é uma árvore linda e poderosa. Tudo a ver com o Riv ♥

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Vibe Phoenixes

      O River não se sentiria ofendido com a comparação com o carvalho, com certeza...rs..

      Beijos.

      Excluir
  2. Realmente,River tem inúmeros predicados..exceto monotonia!
    Adoro "TTCL" e mais ainda a atuação de Riv como o "arrogante" e apaixonante James!!
    Super obrigada Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, River era sempre surpreendente e instigante, pelo menos para mim. :)

      Beijos.

      Excluir
  3. River é fabuloso! E é legal saber que ele já achava que Joaquin tinha um enorme talento, mas acho que ele tem tanto talento quanto o irmão,não menos do que isso! River é realmente apaixonante!
    Clarice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice

      O RIver era mesmo supergeneroso! Para mim, embora Joaquin seja mesmo um grande ator, River é além disso: um artista excepcional, único, inigualável. Na verdade, acho que os irmãos sentiam muito orgulho do talento um do outro.

      Beijos.

      Excluir
    2. É verdade Femme, River era único como pessoa e como ator !Posso fazer uma pergunta? No final do texto o autor escreve " siga delirando River", ele estava fazendo uma ironia sobre o modo de pensar dele?
      Beijos, Clarice

      Excluir
    3. Eu não sei, a repórter parece admirá-lo, então talvez seja uma ironia, talvez seja mais uma forma de aprovação, afinal, são os "delirantes" que mudam alguma coisa no mundo, né? ;)

      Beijos!

      Excluir
    4. Ele tinha razão quando exaltava o talento de Joaquin(só não quando se colocava abaixo..rs), ele é fantástico e provou isso. E já que nosso River infelizmente se foi (ainda que apenas fisicamente), que tenha ficado Joaquin para reforçar, se é que se precisa, sua teoria do fascinante talento que existe na família Phoenix, gene poderoso.

      Excluir
  4. Agora, um detalhe: River dizer que tem cara de entregador é demais, né?? ..kkkk..Só se fosse um entregador de sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA! Pra mim essa foi uma das melhores partes da entrevista, eu não tive como não rir. Só se forem os entregadores dos EUA, na década de 90.Aqui no Brasil eles não chegam nem perto de serem parecidos com o River! Se tivesse um entregador parecido com o River por aqui, eu pediria alguma coisa todo dia, só para ver o entregador rsrs.

      Sobre a frase do River: "Eu sou um talento menor, estúpido, em comparação com o meu irmão." Sera que ele achava isso mesmo, ou só dizia isso para encher a bola do Joaquin, por sempre se referirem a ele como inferior a River? Outra coisa, como River poderia ser humilde e arrogante ao mesmo tempo?se são duas características totalmente opostas?.

      "Mas ele nunca é monótono." Realmente River sempre surpreende nas entrevistas, a não ser quando os repórteres insistem em fazer as mesmas perguntas ou tá mesmo quando isso acontece!
      Também achei irônico o final do texto, não sei qual foi a intenção da repórter, mas não gostei dessa parte.

      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, sweet child!

      Eu acho que River gostava de apoiar os irmãos e devia saber o quanto seria difícil para Joaquin atuar sendo constantemente comparado com ele, que era um talento tão grande e tão reconhecido. Daí, esses elogios...mas sei que ele adorava o senso de humor do irmão, e isso também exige um certo talento interpretativo, né? :)

      Essa coisa de apontar características baseada em uma ou duas declarações é meio surreal, né? Mas, por outro lado, todos temos dois lados dentro de nós, um mais sombrio, outro mais luminoso e isso acaba aparecendo de alguma forma.

      Sabe que acho difícil uma repórter não se encantar pelo River?? Acho que ele desperta nossos melhores sentimentos...rsss...

      Beijos!

      Excluir
  5. Interessante que o título da reportagem, "Young Man River", faz alusão a uma música antiga chamada "Ol` Man River", de Paul Robeson, a qual Milton Nascimento, que sabemos ter sido amigo de River, regravou em homenagem a ele após sua morte. Ficou linda. Vale a pena ouvir.

    ResponderExcluir
  6. ...é triste a melodia..como já era de se esperar..mas muito bonita.

    ResponderExcluir