?

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

"Relembrando River Phoenix": Gainesville Sun/2013 [Parte 2]



PARTE 2

Por Bill Dean,
 
Depois que a família se mudou para Gainesville, River formou a banda de rock Aleka's Attic com sua irmã, Rain, entre outros. A banda, para a qual River cantou, tocou guitarra e escreveu material, se apresentou várias vezes na área de Gainesville incluindo o Hardback Cafe no Sun Center.

"Sua música era muito etérea, suas letras eram muito intelectuais e muito coloridas", diz Joseph Saccocci, um músico de Gainesville e amigo de River, que gravou as performances, a seu pedido, para ter uma cópia de tais programas e, possivelmente, incorporar algumas das idéias musicais mais tarde em um estúdio. "Eu achava que seu fraseado musical, a maneira como ele produzia uma música, era extremamente à frente de seu tempo e muito sofisticado."

Uma das aparições de maior visibilidade da banda foi durante um comício da campanha presidencial de Bill Clinton e Al Gore, no campus da Universidade da Flórida, em outubro de 1992.

O desempenho foi apenas um dos muitos shows beneficentes como ativista da qual a Aleka's Attic participou, diz Heart Phoenix.

"Eles sempre fizeram esse tipo de show beneficente, pelo ativismo ou em eventos significativos.  Ele fez um show para 800 pessoas para salvar as florestas da América. Então, ele estava sempre disponível e queria usar os seus dons e talentos movido por alguma causa," Heart diz.

E River continuou comprometido com sua militância ao longo de sua carreira no cinema e enquanto tocava com a banda, diz ela.

Em 1993, River criou a organização sem fins lucrativos Eco-Rica Preservação Inc., e algum capital inicial restante desse grupo seria usado mais tarde para ajudar a iniciar o River Phoenix Center for Peacebuilding em 2011.

"Quando Robert Redford estava crescendo como ativista, River estava crescendo como criança e ele deu passos maiores", diz o Heart. "Eu acho que ninguém nunca ouviu falar da palavra 'vegan' até River aparecer."

Apesar da Aleka's Attic nunca ter lançado um álbum completo, enquanto a banda estava ativa algumas de suas músicas foram incluídas em um álbum em benefício da PETA e como trilha sonora. "Tame Yourself", lançado em 1991, incluiu a música "Across the Way" da banda, e a trilha sonora do aclamado filme de River "My Own Private Idaho" incluiu a música da Aleka Attic "Too Many Colors", também em 1991.

"A coisa sobre a sua música é ela estava tão à frente de seu tempo que ainda hoje é atemporal", diz Saccocci. "Não se pode defini-la como 'Oh, isso é muito 80 e 90' ou 'Isso soa como isso.'  Ela era tão original quanto ele era como ator. "

Em 31 de outubro de 1993, durante uma pausa nas filmagens de seu último filme, "Dark Blood", River morreu aos 23 anos, em Los Angeles, do que uma autópsia concluiu ter sido uma morte acidental associada à droga que causou insuficiência cardíaca.

Ele fora se apresentar no clube de Hollywood, The Viper Room. E hoje Saccocci acredita que a sensibilidade e a paixão de River por sua música explica algo que não é muito conhecido e não foi levado em consideração na época.

Nos círculos do cinema e da música, os atores que tentam seguir para a música recebem muito mais críticas e ceticismo do que músicos que atuam em filmes, diz Saccocci. Apesar do fato de River sempre ter sido um músico, e, de fato, ter começado sua vida artística como músico, havia um equívoco entre alguns de que ele era um ator tentando cruzar para a música, Saccocci acredita.

River provavelmente sentiu o escrutínio e a pressão na noite em que chegou com uma guitarra para se apresentar em um clube cheio de extras de Hollywood, diz Saccocci. "River sempre sentiu muita pressão de ser analisado dessa maneira, então eu acho que esta foi provavelmente uma razão, talvez, pela qual ele tenha exagerado naquela noite."

"Eu sei que ele se interessou. Mas a forma como ele morreu ... as pessoas pensam que ele era muito mais envolvido em drogas do que ele era. Acho que foi um incidente isolado naquela noite por causa das drogas e da pressão."

Um ano após a morte de Phoenix, Saccocci construiu uma ponte de madeira sobre um rio no Jardim Botânico Kanapaha em homenagem a Phoenix. Uma placa na ponte descreve: "Em amada memória de River Phoenix." A ponte permaneceu cerca de cinco anos antes de ter que ser substituída por uma ponte de metal, disse Don Goodman, que era então diretor dos Jardim.

Vinte anos após a morte de seu filho, Heart Phoenix aponta para a pessoa que ele era, e as coisas que ele representava, e como o seu legado continua de uma forma adequada hoje, em parte através do River Phoenix Center for Peacebuilding.

"Estou orgulhosa dele", diz ela. "Como mãe e como amiga, o que eu amava e o que eu penso que é o seu legado é a sua generosidade de espírito,  sua bondade e sua autenticidade, o jeito como ele tratava as pessoas.

"Isso para mim é o mais importante de River."


Fonte: Gainesville Sun, em 04 de novembro de 2013

11 comentários:

  1. Eu amei essa matéria, ela é a cara do River, é como se a gente pudesse senti-lo nas palavras da mãe, é óbvio que Heart o admira muito e tem um grande orgulho do filho, com toda a razão.

    Eu acho que agora, depois de vinte anos da morte dele, as pessoas estão voltando a pensar em River Phoenix, porque hoje estão começando a se importar com as coisas pelas quais ele lutou a vida inteira.
    Eu tenho um primo de 13 anos que é apaixonado pelo River e olha todos os filmes dele comigo, rs. Eu tento mostrar ao maior número de pessoas quem ele foi e o que fez para o mundo, porque eu não quero que ele seja esquecido e não quero que a sua mensagem seja esquecida, eu sei que eu nunca vou esquecê-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      Eu também adorei esta matéria, especialmente pela participação da Heart. Imagino que o fato de poder falar sobre River mais facilmente agora tenha a ver com este projeto do centro para construção da paz, que representa tão bem alguns dos seus valores e ideais. Acho que a passagem do tempo poderá trazer o devido reconhecimento da grandeza de River como artista e como ativista.

      E que legal ver um adolescente tão encantado pelo River, ainda hoje! Espero que você continue divulgando o legado dele, ajudando outros a (re) conhecerem sua obra e e sua vida. Como fã, só tenho a agradecer por isso.

      Beijos.

      Excluir
  2. Femme, gostaria de saber se você sabe algo relacionado aos boatos de que River teria sido abusado na infância, e até mesmo, que o seu pai não seria o mesmo de que os seus irmãos, porque naquela época eles viviam fazendo várias orgias, e isso explicaria o fato de River ser tão diferente fisicamente deles!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      Desculpe a demora em te responder,mas estou em férias, daí se torna mais complicado estar aqui, sempre.;)

      Sobre sua dúvida, o que se sabe com certeza é que River disse em uma entrevista que quando criança teve relações com outras crianças. Depois, ele desmentiu isso dizendo ter sido uma gozação. Mas a seita "Meninos de Deus" defendia esta ideia, então...

      Já sobre o pai dele não ser John, isso não tem nenhum fundamento. Primeiro, na época da gravidez de River, seus pais ainda não eram da seita, vivam como colhedores de maçãs numa fazenda no Sul. Ora, com quem fariam orgias? Com outros lavradores, num estado conservador como o Oregon? Não faz sentido. Além disso, eles tinham acabado de se conhecer, estavam apaixonados, tinham o sonho de formar uma família. Por que logo o primogênito seria de outro, enquanto os próximos quatro seriam de John? Além disso, River tem traços da família da mãe, assim como Summer. Já os outros têm os traços da família paterna. River apenas deu a sorte de nascer perfeitamente LINDO! :)

      Beijos, e seja bem vinda.

      Excluir
  3. Femme, será que daria para falar em privado? Gostaria muito. Não sei se aqui várias pessoas já tiveram a sensação da presença do River, eu tenho tido desde o ano passado. Eu era fã do Joaquin era não sou mt fã mesmo, e nem conhecia o River, só depois de ver o documentário das horas finais dele comecei a sentir qql coisa estranha, como se perdesse um amigo, inclusive muitas coisas estranhas. Lisboa, está ligado aos filme sneakers que foi o primeiro que eu vi do River. Entre outras coisas mais.
    Se vc puder falar comigo, gostaria muito. Abraços e um bom natal e feliz ano novo 2014 seja bombástico. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!

      Desculpe a demora, como eu expliquei acima, estou em férias,sem muito acesso.;)

      Sabe, o River tem este efeito transcendental na vida de muita gente. Ele está "presente", mesmo em sua ausência. Afinal, seu legado é este, sua extraordinária vida, de alguma forma, transformando outras vidas. Minha relação com ele é sem palavras e indestrutível. Sei que ele está sempre aqui, no meu coração. <3

      Você pode me escrever no meu email (femmesol@gmail.com).Mas já adianto que poderei não ser muito rápida, tá? De toda forma, não se sinta mal por isso, algumas pessoas, como River, são tão especiais que movimentam sentimentos e sentidos inexplicáveis em nós.

      Beijos, feliz 2014!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Feliz 2014, Lucas! ;)

      "River, WE love you!" (Parodiando seu pai em 'O Peso de Um Passado')

      Excluir
  5. FELIZ 2014 Femme!!! Tudo de bom pra ti e para a tua família, muita paz, saúde e que tu continue sempre com esse blog magnífico que mantém viva a memória do River.

    Beijos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2014 pra você também, Nanda! :)

      Obrigada pelos bons votos, desejo a mesmo a ti. E que você continue a fazer parte daqueles que mantêm a memória de River tão viva, eternamente.

      Beijos!

      Excluir
  6. Reportagem linda, leve..só reforça o que sentimos sobre ele, não, gente? River forever!

    ResponderExcluir