?

sábado, 13 de outubro de 2012

Dark Blood: Q & A com o Diretor George Sluizer


Dark Blood: Um cáustico, mas Acolhedor Q & A; A com o diretor George Sluizer/2012




 Por Ard Vijn,

No final de cada sessão de Dark Blood - último filme de River Phoenix, inacabado desde a morte prematura do ator até agora - no Festival de Cinema Holandês em Utrecht, o diretor George Sluizer esteve no palco para contar um pouco sobre o filme e responder às perguntas da platéia. Nada fácil, dado que o homem tem 80 anos e está morrendo de uma doença que enfraquece suas artérias até elas explodirem. Os médicos prevêem que ele vai morrer este ano e em suas próprias palavras: "Pode acontecer a qualquer hora agora".

A exibição que eu assisti foi a primeira diante de um público geral, a estreia mundial aberta somente para convidados da equipe e da indústria. Eu estava sentado próximo ao velho homem e eu realmente esperava que a emoção não lhe fizesse bem. Felizmente ele fez isso com segurança até o fim e o Q & A acabou por ser um assovio. Depois de longos aplausos de pé que visivelmente o emocionaram, ele começou a falar e ele não exatamente mediu suas palavras.

George Sluizer nunca foi particularmente tímido em suas cinco décadas de trabalho no cinema. As respostas de George às perguntas foram ao ponto, sinceras e extremamente não filtradas. Aqui estão alguns destaques: 


Q: Você tinha todo o som e a música já planejados em 1993, ou isso foi acrescentado este ano?

George Sluizer: Não, quando River Phoenix morreu tudo o que tinha a ver com a produção parou. A produtora tinha seguro contra desastres como este, assim eles pegaram o dinheiro, e o filme acabou no cofre da companhia de seguros.

Anos mais tarde, em 2000 ... não, em 1999, a empresa descobriu que o filme não tinha nenhum uso para eles e nunca iria lhes render algum dinheiro. Como o armazenamento era caro, eles decidiram destruí-lo, queimá-lo. Eu ouvi sobre isso em uma quarta-feira, enquanto a incineração estava prevista para sexta-feira. Eu não era o produtor ou o proprietário, apenas o diretor, então eu não tinha direitos sobre os negativos. Mas eu conhecia alguns caras em Los Angeles, então ... Bem, na noite antes do filme ser destruído, eu. .. Do meu ponto de vista eu salvei o filme, mas de todos os outros pontos de vista, eu.. hum ...o roubei. (A platéia ri e aplaude)
.

Às vezes, não é sobre as normas. Ou companhias de seguros, bancos, ou dinheiro. O melhor subsídio que eu já recebi foi de um romancista cuja breve história que eu queria filmar. Não Dark Blood, era outro filme. Vi o escritor na rua logo depois de eu ler sua história e eu fui até ele e disse: "Desculpe, você não me conhece, mas eu sou um diretor de cinema holandês, acabei de ler a sua história e eu gostaria de filmá-la." E ele me abraçou. Aquele abraço foi o melhor presente, a melhor motivação que eu já tive. Não é um ... um subsídio do governo ou um subsídio oficial. Foda-se o dinheiro! (risos da platéia)

Assim, em 1993, após a produção ter parado, não havia nada. Nós adicionamos a música em 2012. Ela foi composta por Florencia Di Concilio. Ela é do Uruguai e quando ouvi a sua música para um outro filme, eu viajei para lá para conhecê-la. Apesar de eu não poder andar (aponta para suas muletas) eu fiz o possível para persegui-la até que ela finalmente cedeu e disse que sim.
 


Q: Há boatos de que havia alguma tensão entre River Phoenix e Judy Davis no set. Isso é verdade?
 
George Sluizer: Para começar: nunca houve qualquer tensão entre mim e River Phoenix. Ele era amigável, profissional e tivemos um tempo agradável trabalhando juntos. Quanto à Judy, ela era uma ...hum, eu estou procurando uma palavra
amistosa aqui ... CADELA! (risadas do público).

Quer dizer, ela é uma atriz incrível, eu mesmo fui buscá-la, e ela fez um trabalho excelente. Mas ela era muito difícil de trabalhar, tanto para mim quanto para River.

Felizmente, teve Jonathan Pryce no set, que era sábio, ou pelo menos maduro o suficiente para não ser atraído para a luta. Em certo momento, quando seu personagem tinha que gritar e praguejar com ela, Judy se opôs a isso. Quer dizer, isso era típico: ela tinha lido [isso] no roteiro e aceitou isso, mas quandonós  estávamos filmando ela começou a fazer uma confusão, dizendo que ela não queria ser tratada de tal maneira. Nesse ponto, Jonathan disse: "Ah, vamos, Judy, vamos manter isso. Eu só aceitei esse papel, porque eu poderia atuar dizendo isso para você!" (risos do público). E aquilo foi mantido. 

Eu não vou permitir que alguém fale contra o seu talento como atriz, mas se estamos a falando de suas qualidades como ser humano, eu aconselho a todos a se manter longe dela.


Q: Qual é
o status legal do filme? Será que um dia ele terá um lançamento regular?

George Sluizer: O status atual é: eu tenho os direitos para o filme que você viu esta noite, por isso que eu estou autorizado a mostrá-lo, desde que nenhuma renda seja gerada. Mas os direitos sobre os negativos originais ainda precisam ser resolvidos. Esperamos ter algum tipo de resposta em quatro ou seis semanas. Mas várias equipes de advogados estão investigando isso há mais de um ano agora, então eu não acho que isso será resolvido rapidamente.

Você deve levar em consideração que River Phoenix e a seguradora eram da Califórnia, a empresa de produção inicial era britânica e eu sou da Holanda. Isso significa que você já tem três legisladores diferentes, e três conjuntos de leis de direitos autorais, então você precisa fazer malabarismos. É um quebra-cabeça incrível e muito difícil de resolver.
 


Q: O resto da equipe viu o filme?

George Sluizer: Como você pode ver nos créditos é uma
lista bem longa, e algumas dessas pessoas eu não conheço muito bem pessoalmente. Mas muitos estavam aqui na quinta-feira. Dois dos atores nativos americanos voaram para ver isso. Edward Lachman, que foi o diretor de fotografia, alguns dos produtores envolvidos ... Infelizmente algumas pessoas estão mortas, e Karen Black queria ... Você notou Karen Black no filme? As pessoas conhecem o seu melhor como a atriz ao lado de Jack Nicholson em Five Easy Pieces, um filme excelente. Em Dark Blood ela interpreta a dona de motel e temos sido bons amigos desde as filmagens de 1993. Ela queria estar aqui para a estréia, mas infelizmente ela tem câncer e teve de começar a quimioterapia recentemente. Mas ela queria ter estado aqui e me disse para dizer ao público que ama todos vocês. 


Q: Qual foi o seu maior problema na edição do filme e do que você mais se orgulha?

George Sluizer: Eu quero dizer TUDO. (risos do público).

Mas, por causa da maneira como se filmou as imagens, o filme felizmente existiu como uma série de blocos pré-fabricados de construção. Se vocês foram capazes de fazer alguma coisa de vê-lo, eu estou satisfeito.

Então, novamente, há uma seqüência ... a cena em que eles visitam o abrigo de Boy pela primeira vez, sua quase igreja, e Buffy e Boy estão ambos chapados, e ele diz que ele é apenas um ser ... Eu estou muito orgulhoso disso.
 


Fonte: Twitch Film, em outubro de 2012 

16 comentários:

  1. "CADELA"!...kkk... Isso é o mínimo que aquela vaca da Judy Davis merecia! Morri de rir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o George Sluizer foi bem direto mesmo...rs... e eu tive até dificuldade de escolher o melhor adjetivo pra ela! ..rs..

      Mas que criatura mais insuportável esta Judy Davis, hein? Imagina que absurdo não querer que a personagem fosse destratada, mesmo depois de ter aceitado o papel! Afinal, ela era uma profissional ou não? Imagino o clima no set...

      Mas fiquei esperançosa de que o filme venha a ser lançado. Tomara. :)

      Excluir
  2. cadela é isso ai gostei kkkk se ele ta falando isso a mulher era o cão mesmo ''bitch'' mais a pergunta foi sobre ela e o river e ele só falou dela mais enfim ñ to me aguentando ñ vejo a hora de poder ver esse filme de poder ver um filme do river q eu nunca vi antes, eu ñ sei direito se boy é um vilão mais a história parece ser interessante e ão inves da judy poderiam ter escolhido alguém assim tipo ''eu'' kkkkkkk brincadeira mais mesmo ele atuando com ela tenho certeza de q ele ñ deixou de mostrar seu talento é por isso q estou ansiosa, ansiosa tmb femme? bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, phoenix

      Menina, também estou doida pra ver o filme! :)

      Acho que Boy é um personagem torturado pela dor, não propriamente um vilão, mas alguém que criou suas próprias regras e quer segui-las custe o que custar. Alguém fora do mundo, por assim dizer. Tanto que nem nome ele tem, né? E River deve ter arrasado, eu acredito. Ele sempre arrasa, né?..rs..

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu não sei se ele está falando a verdade mesmo, mas se estiver, essa Judy Davis parece ser bem fresca. Não entendo se as ofensas eram feitas a personagem e não a ela, porque ela se sentiu ofendida.

    A força de vontade dele para terminar o filme e mostrá-lo é incrível, levando em consideração o esdato de saúde em que ele está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sweet child, creio que deve ser verdade porque Jonathan Pryce também já declarou que ela era intragável para se trabalhar! ..rs.. Aliás, uma "unanimidade" negativa dessas só pode ser criada com muita chateação no set, muita confusão e perturbação do ambiente, né?

      Eu também admirei o esforço do diretor imenso para dar conta deste trabalho, o que não deve ter sido fácil. Ele trabalhou mesmo no fio da navalha...

      Excluir
    2. A Judy Davis é precedente das celebridades de hoje, que deixam aparecer os peitos e outras partes do corpo e depois xingam a imprensa :P

      Excluir
    3. Pois é, Maria, eu nem acompanho a carreira dela simplesmente porque não suporto suas declarações frias e insensíveis sobre a morte de River ...

      Excluir
  4. Femme, desculpa comentar algo que não tem haver com a matéria, mas você sabia que o Anthony Kiedis falou sobre o River na biografia dele ? você leu o que ele escreveu ? se não leu, eu sugiro que não leia porque eu acho que você não vai gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li algumas entrevistas em que ele falou sobre River, especialmente sobre a morte dele, e sei que ele sustenta que river usava drogas regularmente. Mas isso não me chateia, só detesto quando dizem que a morte foi algo bom para ele, ou que ele queria morrer ou que era um junkie, pois não há (a meu ver) evidências disso.

      E eu acho muito bonita a forma como ele generosamente participa de eventos que envolvam o nome de River, como o lançamento de Centro River Phoenix pela Construção da Paz. Mesmo não sendo um dos seus melhores amigos.

      Excluir
  5. É exatamente isso que ele diz, mas uma coisa me chamou a atenção: ele disse que todo mundo que conhecia River sabia que ele estava descontrolado e que era só uma questão de tempo até coisas ruins começarem a acontecer. Se isso é verdade como a família de River não percebeu isso? ainda mais seus irmãos Joaquin e Rain que estavam sempre com ele, e sua namorada? Eu acho que eles sabiam sim que River bebia muito e usava drogas. Eu acho a partir de algumas declarações que eu li de algumas pessoas próximas a ele que alguns até tentaram ajuda-lo mas River não gostava, acho que ele não queria que as pessoas próximas a ele soubessem sobre seu uso de drogas e também não gostava que falassem sobre isso com ele. Será que a mãe dele sabia? acho que ela ele ouviria. Claro que são só achismos, não tenho certeza de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já nisso, eu não acredito. Uma pessoa descontrolada não consegue dar conta de seus compromissos profissionais (o papel de protagonista com falas imensas?) e ser adorável com todo mundo como River conseguiu até o final. Eu também penso que a família sabia que ele usava drogas, mas estar "descontrolado" é outra coisa. Além disso, ele não era muito amigo próximo de River, né? Mas todos os amigos próximos dizem que não era assim, que sua morte foi um acidente e não diriam isso se fosse evidente que ele destava descontrolado. Aliás, essa coisa de dizer, depois de sua morte, que "todo mundo sabia" é muito fácil, mas pra mim não necessariamente verdadeira. Afinal, pensar uma situação depois de seu final ter acontecido é bem fácil...rs... mas concordo, nós nunca teremos certeza.

      Excluir
  6. femme, ele também falou outra coisa sobre o River, mas essa é boa. Ele falou que escreveu um verso inteiro sobre o River na música Give it away, uma das mais famosas dos RHCP.

    O verso é esse aqui: There's a river born to be a giver
    Keep you warm won't let you shiver
    His heart is never gonna wither
    Come on everybody time to deliver.

    Eu achei isso bem legal, primeiro porque achei o verso bonito e principalmente porque o River era fã da banda, eu não sei se ele sabia que esse verso foi escrito para ele, mas se sabia, eu acho que ele deve ter gostado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, eu já tinha lido sobre isso... muito lindo mesmo. :) E muito parecido com o River...

      Excluir
  7. Eu curto muito o som do Red Hot, infelizmente o único que ficou pra mim como o mala foi o John Frusciante, mas vou aqui concordar com algo que Femme já falou por aqui, não o vejo como assassino, mas um adicto, que infelizmente, à época, estava enterrado nas malditas drogas. Agora eu falo como fã de River, com a distância natural de quem não é mãe ou pai dele, entendo perfeitamente a revolta do pai de River em relação ao Frusciante. Sobre o Anthony Kiedis, nunca havia lido nada sobre ele citar o River, para mal ou para bem, obrigada por comentar a respeito aqui, Sweet Child.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o Dark Blood, gostaria de ter frequentado aqui o blog antes em tempo de fazer a doação para o término do filme e, de quebra ter minha cópia, mas Femme merecidamente vai nos representar nisso. Vi o filme pelo youtube mesmo..fazer o q..(faço a coleção dos filmes) e, gente..como emociona o papel do River..o boy é perturbado..mas é um perturbado tão tocante..além de fofooo e lindoo..desculpa, não dá p falar do |River sem citar isso..rs Enfim, a essa altura todo mundo aqui já viu, ne?! Bjo, amados(as)!

    ResponderExcluir