?

domingo, 19 de janeiro de 2014

"Como River Phoenix Inspirou Uma Geração": L.A. Weekly/2013




Por Patrick Range McDonald,


Vinte anos atrás, nas primeiras horas de 31 de outubro, River Phoenix, o talentoso e contemplativo ator que parecia mais interessado em criar a grande arte do que marcar um grande sucesso de bilheteria, morreu com a idade de 23 anos. Quando ouvi a notícia sobre sua morte, em 1993, eu fiquei com raiva, chocado e triste, embora eu nunca o tenha conhecido.

Para mim, e eu suspeito que para muitos outros, Phoenix, que morreu de uma overdose de drogas fora do Viper Room, em West Hollywood,
representava algo. Ele era uma daquelas figuras - como Kurt Cobain, que morreu poucos meses depois, em abril de 1994 com a idade de 27 anos - que era um rebelde íntegro para uma geração.

Phoenix tinha a boa aparência e uma presença de tela forte de estrela de cinema. Ele apareceu pela primeira vez na TV no ​​início de 1980 e seu primeiro filme foi Explorers, de 1985, no qual ele interpretou um gênio nerd e o melhor amigo de um jovem Ethan Hawke.

Mas o filme em que ele foi notado foi Stand By Me, de
1986, em que ele era um garoto durão que também era muito vulnerável. O desempenho do Phoenix era tão cheio de nuances e tão marcante que era difícil acreditar que tanto talento residia em um adolescente.

A partir daí, Phoenix fez filmes como o pouco conhecido, mas esplêndido, A Costa do Mosquito, com Harrison Ford, Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, Little Nikita com Sidney Poitier e O Peso de Um Passado. Seu desempenho sensível nesse último filme lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. 

Além de outros filmes, tais como interpretar um jovem Indiana Jones/Harrison Ford em Indiana Jones e a Última Cruzada, Phoenix também estrelou a obra-prima do diretor Gus Van Sant, My Own Private Idaho, com Keanu Reeves.

Mas o ator nunca fez um Titanic como Leonardo DiCaprio, e suas escolhas de filmes não eram baseadas em torná-lo uma estrela de cinema mundialmente famosa.
 

Isso é exatamente o que encantou Phoenix para a Geração X, a geração dos chamados folgados e tipos "faça você mesmo" durante a década de 1980 e início de 1990, quando cenas de filmes e de música independente eram vivos, combativos, e reais. Ele era cético em relação à celebridade e à sociedade em geral, e ele parecia estar à procura de algo com significado e substância. 

Afinal, Phoenix interpretou um prostituto gay em My Own Private Idaho, em 1991, durante a crise da AIDS, em que ser gay não era, com certeza, legal ou aceito como é hoje. E o personagem não estava apenas à procura de sua mãe, mas da sua própria identidade e lugar no mundo - assim como muitos de nós em nossos vinte anos. 




Foi o filme perfeito para aqueles momentos de ansiedade quando os adolescentes e jovens de vinte e poucos anos estavam entrando em um mundo de AIDS, desemprego elevado, a primeira Guerra do Golfo Pérsico, de oito anos de presidente Ronald Reagan e depois de quatro anos do presidente George H.W. Bush, o espancamento de Rodney King, o crack, e tiroteios de gangues, e nós estávamos tentando descobrir como navegar em tudo isso, fazer as nossas próprias marcas no mundo, e ainda ser fiéis a nós mesmos. 

My Own Private Idaho permanece relevante para quem está confuso e procurando respostas.

A beleza sobre Phoenix é que seus desempenhos e escolhas de filmes confirmaram para mim que ser atencioso, sensível e vulnerável era perfeitamente legítimo,
ainda que a preferência pela insensatez machista na sociedade e na cultura pop tenda a vencer.

E aqui estava um cara que era sucesso em sua carreira e com sua arte, não por ser um astro de cinema musculoso que protagoniza um super-mega thriller de ação. Mesmo quando ele co-estrelou o thriller político Sneakers, com Robert Redford, estava ele novamente interpretando um geek.

Independente de quaisquer problemas pessoais que Phoenix possa ter tido, ele se destacou pela integridade artística. Esses tipos de artistas são raros, e é o que faz um grande artista. Essa integridade estava em plena exibição em cada um de seus filmes.

Será por isso que Brad Pitt disse, logo após a morte de Phoenix, "Eu acho que ele era o melhor. É. Foi. É o melhor dos jovens [atores de Hollywood]. Eu não estou dizendo isso só agora - eu disse isso antes dele morrer. Ele tinha algo que eu não compreendo." 

Neste Halloween, em vez de assistir a um filme de terror, confira os filmes de River Phoenix. 
 

Fonte: L.A. Weekly, em 30 de outubro de 2013

13 comentários:

  1. Lindo. Acho que mais do que seus filmes, suas palavras e ações falavam por ele e, desse modo, ele inspirou mais do que apenas uma geração, ele continuou a inspirar as seguintes, como a minha, e vai continuar inspirando as próximas, e isso é o que há de mais belo sobre seu caráter, essa capacidade de continuar comovendo e mudando as pessoas para melhor.
    Pessoas assim são forças da natureza, são raras, e mais do que isso, são eternas, porque suas idéias se sobrepõem ao próprio homem e ganham vida e dimensões inimagináveis.

    River e Kurt vivem eternamente em nossa memória e em nosso coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,

      Você disse tudo, concordo com cada palavra. Pessoas assim, tão raras e especiais, nos fazem acreditar e isso é, muitas vezes, é tudo o que precisamos para continuar.

      Beijos.

      Excluir
  2. Reportagem brilhante! River e seus ideais inspiram qualquer pessoa e em qualquer geração.Eu não nasci na sua época, nasci um pouco depois da sua morte e eu me identifico com seus ideais e sua integridade como artista me encanta, ele não queria fazer filmes para apenas uma celebridade, queria algo com fundamento! E eu acho que é isso que é ser um artista! Ele ainda, para mim, é o melhor ator jovem de Hollywood!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, digitei errado,é" para apenas ser uma celebridade"!

      Excluir
    2. Oi, Clarice,

      River era um artista nato, com qualidades tão grandes que só isso já o tornaria inesquecível. Mas ele fez mais, deu de si em cada causa que defendeu de corpo e alma e nos deixou um legado de amor e dedicação.

      E para mim ele também sempre será o melhor ator jovem de Hollywood! :)

      Beijos.

      Excluir
  3. Boa tarde femme e PITT;
    RIVER é a inspiração da minha vida do que eu devo ser e o que eu não devo ser.E para quem me conhece sabe que o filme que eu mais amo no mundo é MY ONW PRIVATE IDAHO,eu não consigo ver Mile como um prostituto gay e sim,um jovem que procura sua mãe,o amor e o seu lugar no mundo.River fez um papel tão perfeito que em nenhum momento Mike é rotulado como um depravado ou viciado e sim um menino ingênuo que quer ver sua mãe e que se apaixonou pelo seu melhor amigo,esse sentimento que ele traz no filme é maravilhoso,como em todos os outros que ele fez inclusive stand by me!RIVER ERA O MUNDO E O MUNDO ERA RIVER!DEUS QUANTA SAUDADE!obrigada pela reportagem femme!bjs!PITT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pitt

      Fico feliz que River inspire sua vida de forma tão forte, tão bonita, e espero que a luz que ele irradiava continue iluminando sua vida.

      Beijos!

      Excluir
  4. "ser atencioso, sensível e vulnerável era perfeitamente legítimo"... as vezes eu penso que o que ele tinha de diferente era uma grande inocência, de uma forma até infantil (apesar de a imensa maioria das crianças nem serem tão inocentes assim). E o mundo acaba com quem é inocente... me parece que o que o River queria era de verdade, e ele acreditava nas pessoas e na "bondade" delas... e isso tirou ele de nós :/

    para mim, sempre será uma imensa inspiração. E a tristeza que tiveram da morte dele é a tristeza que tenho de nunca poder saber como é o mundo com ele vivo...

    abraços femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria

      Em parte eu concordo com você, River tinha uma inocência e uma sensibilidade que o deixavam vulnerável ao mundo ao redor. Acho que sua infância, vivida em condições tão especiais, e até mesmo ter uma família tão unida (diferente do usual), o encheu de um certo tipo de experiência que o tornava profundo, mas também o deixava meio à parte do "mundo real." E isso parece tê-lo fragilizado. Daí ele foi para trabalhar em um meio em que todo dia há uma "carnificina", e ficou ali, tentando ajeitar tudo, consertar o mundo, conciliar coisas e pessoas impossíveis. Só podia dar em tragédia, para nossa consternação.:(

      E o mundo com River, para mim, era um mundo mais convidativo, maisprecioso, e bemmmm mais iluminado! Foi um lindo ano que nunca esquecerei...

      Beijos!

      Que bom te ver aqui, você andava meio sumida! ..rs... E então? Sua vida está mais leve, ou anda muito corrida ainda??

      Excluir
  5. Hoje em dia todo artista quer pagar de bom samaritano, ecologicamente correto e certinho. River era diferente. Tinha principios e valores muito fortes, mas era humano e nao escondia seus defeitos. Fazia o que podia para tornar o mundo um lugar melhor de se viver, mas nao o fazia para chamar atenção. Ninguém nunca será como River

    ResponderExcluir
  6. E é, definitivamente, minha maior inspiração. Seu exemplo me ajuda a ser uma pessoa melhor, e sua ideologia me fez ver o mundo de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucas

    Pois é, River era autêntico, acreditava nas causas que defendia, inclusive quando elas nem eram bem vistas.

    E ele sempre será minha inspiração, meu sonho perdido, minha saudade irremediável...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Femme, só posso dizer mais uma vez, obrigada por nos proporcionar novidades em relação ao River ainda hoje, é sim uma forma mais que autêntica de ajudar a perpetuá-lo em nossas memórias da melhor forma, lembrando a pessoa incrível que ele foi. Tão incrível que não pode ficar entre nós por muito tempo. Bjo enorme!

    ResponderExcluir