?

sábado, 11 de janeiro de 2014

Anônimos relembram: "Eu conheci River Phoenix"


Ao longo do tempo, muitas pessoas que não faziam parte do show business tiveram a chance de conhecer e conviver com River Phoenix, porém poucas delas escreveram sobre este encontro surpreendente e descreveram o River que levarão para sempre na memória. Eis aqui alguns desses relatos curiosos.




"O River Phoenix que eu vou lembrar é o jovem gentil que eu conheci há três anos em uma  manifestação de boicote à uva na frente de um supermercado em Miami. Ele já tinha uma brilhante carreira como ator, estava na capa de todas as revistas para adolescentes e tinha acabado de ser indicado para o Oscar. Suas roupas pareciam naturais, seu cabelo estava amassado - aparentemente de usar um boné de beisebol - e ele usava uma pequena cruz de madeira no estilo São Francisco ao redor de seu pescoço. 

Fiquei imaginando o que esta estrela de Hollywood estava fazendo em uma pequena e modesta  manifestação em Miami nesse dia, sem nenhum sinal de jovens fãs ao  redor, apenas algumas dezenas de benfeitores de meia-idade como eu. Ele havia estado em jejum pela causa da uva e ele deu uma pequena fala em um megafone que terminou com "Deus te abençoe". Ele abraçou um mexicano próximo a ele, pelo qual passou rapidamente

Como é estranho ouvir que ele nos deixou no meio da noite em frente a uma boate da Sunset Strip." 

Richard Raleigh (em 20 de novembro de 1993, em carta ao Los Angeles Times)




"Ele morreu na noite de Halloween, eu me lembro. Eu estava morando em Hollyweirdpoucos passos do Viper Room e alguém entrou na festa em que eu estava momentos após o ocorrido. Ficamos todos chocados e chateados.

Eu recentemente o tinha entrevistado para uma revista e ele estava muito nisso durante o nosso encontro no Chateau Marmont, mas eu pensei apenas em fumo. Perguntei a ele sobre o uso de drogas e ele me disse o quão natural ele era e ele nunca tomaria nada pesado ... mas ele dizia que isso não seria ele.

Ele gostava muito de uma fazenda e um terreno que ele havia comprado em Gainesville e estava animado sobre voltar lá com sua namorada massagista. Ele era, na verdade, muito sensível e encantador para conversar ... e o senti bastante aberto comigo, mas debaixo de seu comportamento tranquilo, atencioso, ele parecia perturbado ... e os relatos que eu ouvi de pessoas com quem falei sobre o filme de Gus Van Sant foi que ele estava usando coisas pesadas

Foi estranho, alguns anos depois, na estrada, eu estava tocando algumas fitas antigas, eu costumava gravar música sobre meus velhos tapes de entrevista. E quando a música parou, havia a voz deste rapaz falando de alguém que ele conhecia morrer jovem e inesperadamente ... eu havia esquecido completamente. Levei um tempo para perceber que era a voz de River. Triste."

Elissa Sara (em comentário no Huffington Post)





"Tendo lido todos os comentários na página, o que eu gostaria de dizer é que vocês todos são pessoas leais, maravilhosas. River foi uma pessoa carinhosa, gentil, atenciosa, e às vezes, completamente estranha (ele costumava fazer competições para ver quem poderia equilibrar o maior número de copos de cerveja em sua cabeça!) Tendo conhecido ele, eu sei, de fato, que ele realmente merece todo o amor que as pessoas ainda têm por ele. Tão breve quanto foi a vida de River, o que ele fez foi vivê-la ao máximo.

Lembro-me de uma noite, estávamos todos fora (eu estava participando de um curso de mídia na Universidade da Flórida), e de manhã, retornando de Portland depois de filmar alguma coisa, era três horas da madrugada e todo mundo estava exausto, ele ainda estava cheio de energia e disse "Vamos lá, caras, a vida é para viver, eu tenho que ir lá e fazer tudo por mim mesmo?!"

Eu não vou mentir, eu o vi usando drogas, todos nós tínhamos nossas próprias cabeças e nós fazíamos tudo, mas nós éramos jovens e curiosos e era tudo por diversão. Riv tinha uma personalidade muito viciante e estava disposto a tentar qualquer coisa uma vez e isso é exatamente o que eu gostava no cara, o fato de que às vezes ele podia ser um completo idiota, ele nunca foi um desses caras "Hollywood", esnobes, metidos, ricosEle era apenas .. normal.

Amor e paz sempre, cara."

Joey.
(publicado no The River Phoenix Pages)




"Na verdade, eu consegui conhecer River. Muito inesperadamente. Eu estava trabalhando na bilheteria em um teatro em San Francisco, na noite de um show de Ella Fitzgerald. A data era, se bem me lembro, 30 de novembro de 1991, e este foi o último show dela em San Francisco. As pessoas estavam na fila para pegar seus ingressos. Eram os sortudos. Havia uma fila de pessoas esperando também por liberações de ingressos de última hora ou por algum outro milagre.

Cerca de 30 minutos antes do show começar, um homem apareceu na minha janela e pediu ingressos para "Phoenix". Bem, meu coração pulou na minha garganta enquanto eu examinava a fila atrás desse cara e vi um River mal disfarçado (ele estava vestido desalinhado e tinha o que parecia ser uma malha, um velho boné com abas laterais nele e ele estava de pé, com uma menina que mais tarde me foi apresentada como Sue.

Claro, eu percebi que eu saberia se houvesse ingressos à espera de River, e quando voltei minha atenção para o homem na minha frente, eu senti um sentimento de pânico, porque eu sabia que não havia ingressos e o show estava esgotado. Eu disse a ele (ele acabou por ser Sky Phoenix, um tio, ele disse) que estava muito triste, mas eu não tinha registro de ingressos a serem guardados sob o nome de Phoenix. Ele foi muito legal sobre isso e quando ele chamou River até a janela (minhas mãos tremiam a esta altura), ele me disse que a pessoa que deveria providenciar os ingressos estava no Caribe e, talvez, não tivesse tomado as providências .

Quanto River veio até a janela, Sky apresentou-o a mim e disse: "Sorria para o homem, River". Bem, River sorriu e eu juro que toda a sala se iluminou! Que lindo sorriso! Eu 'encontrei' alguns ingressos que "os convidados da Sra. Fitzgerald não vão usar" e disse-lhes que sentia muito que os arranjos não tivessem sido feitos, mas que eu tinha dois ingressos bons ​​que eles eram muito bem vindos para comprar a US $ 75 cada

Maravilhoso! Então Sky tirou o cartão Optima de River para pagar os ingressos. Infelizmente, eu tive que dizer a eles que o teatro em que eu trabalhava não aceitava cartões American Express. Então River disse: "Dê o dinheiro a ele, Sky". Bem, nem River, nem Sky tinha nenhum dinheiro no bolso, pelo que eles me perguntaram se havia um caixa eletrônico nas proximidades. 

Eu indiquei um que estava muito perto e disse a eles que iria guardar os ingressos para eles. Então eles saíram e uma mulher da fila de espera, que ouviu a conversa, veio até minha janela e perguntou como era que eu tinha ingressos para River, mas não para qualquer outra pessoa! Você pode imaginar! Bem, eu esperei que eles voltassem pelo que pareceu um tempo interminável. Finalmente, eles voltaram cerca de 5 minutos antes do show começar e disseram que o caixa eletrônico não lhes dera nenhum dinheiro! 

Então Sky perguntou se eu deixaria River e Sue entrarem no show e ele voltaria para o hotel e conseguiria o dinheiro. Além disso, ele fez River me dar sua carteira de motorista e o cartão Optima que eu poderia manter até Sky chegar com o dinheiro. Desnecessário dizer que fiquei perfeitamente feliz em concordar com isso. River continuou me agradecendo e perguntando se havia alguma coisa que pudesse fazer para retribuir o favor. Eu lhe disse que gostaria de ter um autógrafo.

Ele começou a escrever um bilhete legal para mim, que ele assinou. Fiquei emocionado! Ele sorriu mais uma vez e foi para o show com Sue. Eu imediatamente corri para a xerox e fiz algumas cópias de sua carteira de motorista! Quando Sky voltou, ele me deu o dinheiro, dei-lhe a carteira de motorista e o cartão de crédito de River e ele me agradeceu mais uma vez e me perguntou se havia alguma coisa que poderia fazer para mim já que eu ajudei River. Perguntei-lhe se ele poderia, por favor, me enviar uma foto autografada de River e, além disso, enviar fotos para os meus outros amigos que estavam trabalhando na bilheteria naquela noite.

Ele me deu uma lista de chamada do filme que River estava fazendo em San Francisco na época. Esse filme era "Sneakers". Sky queria que eu tivesse algo que ninguém mais poderia ter. Ele também assegurou-me que os meus amigos e eu receberíamos as nossas fotos.

Obrigado, Sky (Eu tenho a foto, assim como os meus amigos.) Muitíssimo obrigado, River, pela maior emoção da minha vida. Eu nunca, nunca te esquecerei.

Amor, Phil
(postado no The River Phoenix Pages)

 

15 comentários:

  1. Que lindo, Femme! Fiquei emocionada com estes depoimentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      Eu também fiquei emocionada, especialmente porque eles demonstram que River era mesmo gentil, autêntico e dedicado, mesmo quando não havia câmeras ao redor. :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Todos que falaram sobre River destacam que ele é gentil,simpático... e é essa a imagem que ele sempre passou para os fãs! Confesso que eu queria ter trabalhado na bilheteria e poder ter ajudado o River e ganhado o autógrafo e a lista!
    E Femme, parabéns pelo blog, é lindo seu trabalho, agora que eu estou tendo mais tempo estou lendo todos os post anteriores....e estou descobrindo mais coisas sobre o River!
    Beijos, Clarice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice!

      Fico muito feliz que você goste do blog e que ele esteja lhe ajudando a conhecer mais sobre River. Essa é exatamente a intenção ao criá-lo, divulgar sua obra e sua vida, que foram incríveis, de forma a manter vivo o seu legado. Isso é o mínimo que River merece. :)

      E sobre os depoimentos, eu amei todos, e me emocionei com o relato do senhor que o viu na manifestação. Esse é um retrato muito claro de quem foi o verdadeiro River, um ativista social, gentil e com muito amor à vida!

      Beijos.

      P.S. Se quiser responder com seu nome (em vez de anônimo), basta escolher "Nome/URL" em "responder como" aqui embaixo. Não precisa de URL, ok? ;)

      Excluir
    2. Descobri o blog muito recentemente tb, Clarice, e tenho passado pelo mesmo estágio que você, de puro encantamento a cada post que Femme tão dedicada e carinhosamente compartilha conosco, estou vendo a todos. Já me sinto familiarizada com algumas pessoas que sempre estão presentes: Camila, Maria, Nanda, Pitty, a própria Femme, claro..enfim..é mto bom saber que River consegue agregar tantas pessoas, além de tudo de bom que fez em vida..menino iluminado. Bjos, gente!

      Excluir
  3. Adorei os relatos! Eles mostram River em sua essência e não a imagem negativa que a mídia mostrou dele após sua morte, ou a superficialidade como muitos jornalistas se referiam a ele mais pela sua beleza,do que por ser esse ser humano maravilhoso que ele era. É incrível como até mesmo as pessoas que não eram de seu convívio pessoal falam coisas boas dele, as mesmas coisas que os amigos dizem.
    O último relato foi meu preferido, Que fã do River não gostaria de estar no lugar deste homem? parece aquelas cenas de filmes bem clichê, mas nesse caso na vida real. Acho que se fosse uma mulher iria ficar sonhando com esse momento e revivendo na memoria várias vezes com um sorriso no rosto rsrs.
    Gostei da parte em que ele disse que quando River sorriu, a sala se iluminou, é assim que eu imagino ele, alguém que ilumina o lugar onde está!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sweet child!

      Eu acho lindo quando alguém que não ganha nada com isso faz um elogio a ele. Concordo totalmente com você, este é o River real, em sua essência. Um ser humano cheio de qualidades e tentações, como todos nós, mas que trouxe sua luz de forma mais vibrante para o mundo.

      Sabe o relato que mais me emocionou? O do senhor na manifestação da uva. Este homem não é um fã, nem era uma adolescente apaixonado, era alguém para quem River, até então, nada significava. Então, ele o vê casualmente, numa situação completamente destituída de glamour, e ele passa a ter um lugar em sua memória. Ter dedicado um tempo para escrever para um jornal contando isso já diz tudo...

      Mas também adorei a história do cara da bilheteria! :)

      Beijos.

      Excluir
  4. Que lindos depoimentos! Adorei imaginar River naquela manifestação das uvas, é a cara dele. Eu daria qualquer coisa para receber aquele sorriso iluminado dele.

    Obrigada Femme, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      São lindos mesmo, e emocionantes também. Desde o amigo que se divertia com ele até o senhor das uvas, tudo sobre River parece ser sempre isso: autenticidade, gentileza, dedicação às suas causas. E o sorriso dele, tão raro, devia ser como um prêmio para quem o recebia! :)

      Beijos.

      Excluir
  5. Adorei a matéria Femme, ela mostra exatamente o ser humano incrível que River era, e que pra ser conquistado por ele, você nem precisava realmente conhece-lo, ele era um menino que irradiava magnetismo.
    Parabéns pelo site, sério, já faz mais de 1 ano que acompanho os seus posts, toda a semana é aquela ansiedade para ler o próximo!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônima!

    Lindos e emocionantes depoimentos, né? :)

    E que bom que você tem visitado o blog tão assiduamente há tanto tempo! Fico feliz, isso demonstra sua admiração e interesse pelo River, e é isso que faz o meu trabalho valer a pena. E olha que o blog fará 04 anos em junho!...rs..

    Obrigada por participar.;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada femme por colocar essa reportagem no blog.eu fico emocionada cada vez que vejo algo de river e confesso que estou sempre de olho no blog pra descobrir mais coisas sobre ele.eu amo river e fico feliz em saber que existem pessoas que o adoram também!Muito obrigada femme!BJS PITT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      Eu também fico muito feliz de encontrar outros admiradores de River e mais ainda quando contam que este blog, de alguma forma, contribui, ainda que minimamente, para manter viva a memória e o legado dele. Obrigada por fazer parte disso.

      Beijos!

      Excluir
  8. olá femme faz uns 3 anos que descobri o river, assistindo my own private idaho, me apaixonei por ele imediatamente e passei a procurar tudo que diz respeito a ele na internet, só Deus sabe o quanto ja chorei pela morte dele, ja perguntei a Deus o porque dele ter ido embora tao cedo, e foi assim que encontrei seu blog que a cada dia me emociona mais e mais, que ser humano LINDO ele era, nao só por fora mas por dentro tbm, river marcou a minha vida pra sempre, nunca vou esquecer desse sorriso desse olhar...... Muito obrigada por manter a manter a memoria do nosso anjo viva........ Seu esforço vale a pena.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, camila!

      Sua história é como a minha,também me apaixonei à primeira vista e soube que seria um amor imortal. <3 É sempre uma emoção ouvir novos relatos, descobrir outros fãs que nunca o esquecerão, e que reconhecem seu legado como artista e como ser humano. É gratificante demais saber que o blog tem participação nisso e que eu não estou sozinha aqui.

      Beijos! Seja bem vinda...

      Excluir