?

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

"A Margem de River": Detour/1993 [Parte 2]

.

 
PARTE 2:


Phoenix acredita que o provincianismo americano prevalece, e que a ascensão de Bill Clinton para a presidência é apenas o começo do que precisa mudar. "Agora estamos apenas em um ponto em que podemos esperar estar na direção em que apontaremos para a neutralidade. Ter neutralidade, provavelmente vai nos levar 50 anos. Quer dizer, só um ponto justo de neutralidade, no qual não estaremos destruindo o planeta em que vivemos, em que não se está corrompendo gabinetes. Onde nós realmente agiremos como representamos a nós mesmos, como seres humanos modernos, inteligentes e progressivos. Nossas reivindicações estão se espalhando tão lentamente", diz ele enfaticamente. "Eu não confio em nada disso. É realmente besteira."
 
Mesmo o otimismo renovado que muitos têm atualmente seguindo os primeiros cem dias da nova presidência não é suficiente para acalmar Phoenix em uma falsa sensação de segurança. "A nova administração é apenas uma administração. Para chegar lá, você tem que descer até o diabo algumas vezes, ao longo do caminho", acrescenta ironicamente. "Eu conheci [o Presidente] Clinton. Gosto de  Clinton. Conheci Gore. Adoro Gore. Eles são muito capazes. [Mas] eles estão entrincheirados em um monte de estrume. Eles têm que passar por um monte de fita vermelha. Eles terão dificuldade até mesmo em atingir as contas básicas. O impasse é, como sempre, muito evidente "

Então ele se preocupa. "Espero que, como indivíduos, eles não sejam espiritualmente tão oprimidos e desanimados que depois de um tempo fazer só um pouco já seja bom o suficiente", observa ele. "Por causa da dor envolvida, conseguir o realmente precisa ser feito é grande demais para os seres humanos."


  
 
Suas observações políticas inesperadamente nos trazem de volta a The Thing Called Love. "O que eu estou esperando com um filme como este ... Acho que vai ser muito bom para o Sul, para toda a gente, por causa da questão do gênero."

A "
questão do gênero"?

"Sim. O mito do heróico muito raramente abrange a mulher, a heroína. Especialmente neste tipo de filme. O mundo ocidental está cheio de macho, os homens-vaca disputando amarrados com um monte de couro: O falo - o grande e velho rifle - e todas as coisas que vem com ele. Toda a mentalidade espingarda. Esse tipo de filme vai atingir um grupo de pessoas que são de de tradição muito patriarcal . Não é um abater-se. É apenas a forma as coisas são."

Um barulhento casal britânico chega na mesa ao lado e Phoenix sugere uma mudança para a beira da piscina. O sol está escaldante enquanto ele segura o gravador e fala para ele. "A verdade é tão individual. A menos que você aja pela sua verdade, tudo o que você está fazendo é auxílio e cumplicidade na vida de outra pessoa. Você nem mesmo está mentindo para si mesmo. Você está mentindo para todos ao seu redor." 

Isto, naturalmente, está vindo de um homem que admite que ele gosta de mentir por entre os dentes durante as entrevistas, especialmente quando se fala de sua vida pessoal. Perguntar sobre sua propensão para mentir pode acertá-lo, mas em vez disso o deixa embaraçado. "Sim, eu sinto um pouco culpado por isso", ele admite.
.
"Depende de com quem eu falo. Eu dou às pessoas o que eu quero dar a elas, e isso depende da pessoa. Acho que tudo que eu digo, a mídia distorce e muda de qualquer maneira. Então, talvez se eu lhes der besteira, talvez por alguma razão, sairá o verdadeiro. Todo mundo mente, de qualquer maneira. Eu prefiro ser honesto e dizer: 'Eu menti muito.'"  

Ele me olha com olhos mortos, então sorri. "Eu provavelmente deveria ter mentido mais nesta entrevista."
.
No entanto, este autodenominado mentiroso permanece notavelmente sincero - brutalmente assim. Para esse efeito, não espere pela aprovação de um grande produto ou empresa pelo jovem ator. Uma de suas irritações é a forma como a mídia relata um problema e, em seguida, imediatamente o esquece. "Nós acabamos de engolir a pílula, não pergunte por quê, e se esqueça disto", ele reclama.
.
Continua...

 
Fonte: Detour, em julho/agosto de 1993  

17 comentários:

  1. Marcello

    Great! post! ..como sempre, phoenix e suas belas palavras sinceras"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo

      River expressava muito bem suas idéias profundas. Ele parecia pensar sobre tudo o que o rodeava, e se importava com tudo de uma forma sincera e generosa.

      Excluir
    2. Mais uma vez vemos um velho intelectual no corpo de alguém de apenas 22/23 anos (julho/agosto). Impressionante sua maturidade.

      Excluir
  2. Como sempre river politicamente correcto, Ele era tao inteligente,tao integro,tao fantastico a ultima pessoa que eu vi assim com uma aura tao magnetica foi o grande michael jackson r.i.p. na verdade eles so queriam fazer do mundo um lugar melhor...mas a media como river disse distorce tudo e só da ênfase a tudo que é mau...enoja.me a maneira como a media tratou esses dois seres humanos tao diferentes um do outro mas com o mesmo objectivo que era tornar o mundo um lugar melhor,river sofreu tanto se repararem ele tinha sempre uma cara trancada, vi numa entrevista em que ele aparece despentiado e com óculos escúros muitoo pálido eu acho que river sofria de depressão profunda coitado depressao é muito grave eu acho que ele precisava de alguem que cuidasse dele e lhe desse muito amor...eu acho que o amor resolve tudo lol... eu acho... eu tenho 20 anos nao sei ainda o que é o amor (* blushs*) femme river deve ter muito orgulho em ti por tudo o que fazes por ele ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portugal,

      Eu penso que grandes almas como River e Michael sofrem muito porque realmente se importam com o mundo e com as causas que defendem. E a mídia só se movimenta por uma coisa: dinheiro. Se inventar escândalos e mentiras rende, então é isso que será impresso. Um verdadeiro horror. E River, especialmente depois da sua morte, foi uma grande vítima disso. Mas acho que ele já sabia dessa face nefasta da mídia...

      Mas não sei se ele gostaria do que faço aqui, ou se ele preferia ficar cada vez mais no anonimato. De toda forma, faço com todo o amor que ele me inspira e tenho em meu coração as melhores intenções. Então, espero que se não goste, ele me "perdôe" a "invasão". ;)

      Beijos!

      Excluir
    2. É, Femme...no fundo penso o mesmo..ele não entendia mto essa adoração em volta dele..mas fazer o que..pessoas boas atraem a admiração de pessoas boas...estranho seria se estivéssemos aqui num blog para Hitler, não é verdade? rs

      Excluir
  3. O River era incrível, por isso amo tanto ele!

    Layane

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, pensar demais é uma coisa que geralmente leva a infelicidade. Ter uma consciência de realidade tão grande como a de River, gera uma sensação de impotência diante de um sistema tão poderoso (mesmo com a sua fama e sua relativa influência). Sei que hoje, seu espírito tem a paz que nunca teve em vida. River era extremamente sensível e por isso, absorvia a dor do que estava a sua volta. É necessário ter a mesma sensibilidade para reconhecer isso nele, e eu acho que todos seus fãs tem isso em comum. Boa semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas,

      Concordo plenamente com você. Ser consciente é algo que te traz muita dor especialmente porque, como dizia o poeta, "o mundo não é pra amador". Fico feliz de saber que ele foi muito, muito, muito amado. Mas essa extrema sensibilidade o tornava suscetível a tanta dor, que nenhum amor no mundo poderia evitar isso. Também acho que muitos dos seus fãs são pessoas capazes de sentir isso, de sintonizar com ele e assim entendê-lo e admirá-lo. E isso o deixaria feliz, eu acho.

      Beijos!

      Excluir
  5. Mal posso esperar pela terceira parte! Adoro saber as opiniões de River, é tudo tão verdadeiro, tão sensato e inteligente, ele era incrível. Obrigada por mais um post maravilhoso!

    Femme, tu já viu um documentário amador feito por um fã do River, chamado " River Phoenix Was Here"?

    É BEM longo, tem no youtube, mas é simplesmente incrível, LINDO, é cheio de entrevistas do River e depoimentos e imagens dos filmes dele, sem falar que é muito verdadeiro e respeitoso em relação ao Rivie, muito melhor que aqueles documentários idiotas que passam na TV e que não falam de mais nada além da morte por overdose e blá, blá, blá, tipo o E! True Hollywood Story.
    Esse fala das coisas boas e de todas as coisas maravilhosas que ele fez no mundo, dos ideais, das opiniões. É simplesmente brilhante!

    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!

      A terceira parte está saindo, e é na mesma toada: ideias profundas, sensibilidade para ver mais além, desejo de mudança e, por que não dizer, um certo desencanto também.

      Eu li sobre este documentário, mas ainda não vi. Por incrível que possa parecer, tenho certa dificuldade de ver coisas sobre o River, elas me emocionam demais e às vezes, preciso estar "sóbria" pra vida real...rs...Mas que bom que é tão incrível assim! Fico feliz demais por saber disso, É legendado? Se for, posso assisitir em pequenas partes. Todo, completo, de uma vez só meu coração não dá conta...

      Beijos.

      Excluir
    2. Não, infelizmente não tem legendado, é uma pena porque se tivesse muito mais pessoas iriam saber sobre River. E eu também levei um tempão pra assistir tudo, são quatro partes, fiquei um mês olhando, porque eu chorava muitas vezes e tinha que parar de olhar.
      Tem até o River cantarolando "Hey Jude". De qualquer modo, tu já deve saber todas as coisas que falam ali, rs.

      River disse uma vez para William Richert: " Eu não quero que as pessoas me esqueçam", e tu está fazendo um LINDO trabalho mantendo a memória dele viva e eternizada, e o melhor, espalhando sua mensagem de amor e generosidade, e eu acho isso incrível e acho que ele ficaria honrado e feliz porque de algum modo tu está fazendo a diferença nesse mundo, e dá pra ver o enorme impacto que ele causou na tua vida, que só grandes pessoas são capazes de causar. Ele queria ser ouvido e tu abre mais um caminho pra que as pessoas escutem o que ele tinha a dizer e sejam tocadas e inspiradas pela sua grandeza e sensibilidade assim como tu foi.

      Obrigada por esse blog maravilhoso, beijos!







      Excluir
    3. Nanda,

      Só de ter o River cantarolando "Hey Jude" já vale a pena ser visto! :)

      Obrigada pelas palavras de incentivo e apoio. Fico sempre encantada quando encontro novos fãs do River, mas fico especialmente feliz quando eles são como você, pessoas que realmente reconhecem e se importam com a diferença que ele fez/faz em "tantas muitas diferentes vidas", como diz a música.

      Obrigada por estar aqui, sempre presente, por amar e respeitar River e por compartilhar este amor conosco. Este blog só faz sentido por quem o inspirou e por quem o lê! :)

      Beijos!

      Excluir
    4. Simplesmente amei esse documentário tb, River was here. Recomendo.

      Excluir
  6. Olá :) eu tenho uma dúvidas em relação ao que li. Quando ele fala que queria um mundo mais neutro e justo, "Onde nós realmente agiremos como representamos a nós mesmos, como seres humanos modernos, inteligentes e progressivos. Nossas reivindicações estão se espalhando tão lentamente", depois ele fala que não confia em nada disso, que realmente é besteira. Eu não consegui entender o que ele acha besteira (referi-se ao nós agirmos de forma neutra??)
    Outra coisa: "A verdade é tão individual. A menos que você aja pela sua verdade, tudo o que você está fazendo é auxílio e cumplicidade na vida de outra pessoa. Você nem mesmo está mentindo para si mesmo. Você está mentindo para todos ao seu redor". Eu cheguei a achar um pouco contraditório, mas acho que realmente não captei a ideia. Tem como explicar por favor?
    Queria agradecer pelo belo trabalho aqui. Se formos pensar ele não teve as oportunidades de estudo que muita gente hoje tem, mas mesmo assim ele consegue fascinar qualquer um com o que diz. Era um homem muito esperto. Tinha a experiência e acima de tudo acreditava no que falava. Acho que o que falta hoje na nossa sociedade são jovens que acreditem em algo que façam ou falem. Ele teve os seus problemas, mas mesmo parecendo um pouco instável em alguns momentos - refiro-me à entrevista que Portugal falou, em que ele está de óculos e só aceitou faze-la pelo jornalista ser amigo dos rhcp - ele conseguia dar sentido às coisas e não tornar as coisas só em volta dele. É realmente muito mágico isso.
    Perdão pelas perguntas um pouco "idiotas", mas quando eu não percebo algo, não consigo parar de pensar até entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!

      Olha, o River divagava muito quando estava falando sobre sua filosofia de vida, suas crenças e esperanças. E ele tinha um discurso acelerado, cheio de referências, jogos de palavras, por isso, é muito difícil traduzir as entrevistas dele. Acho que ele falava seguindo o fluxo de seus pensamentos, livremente.

      Acho que nesta entrevista, embora ainda defendendo suas causas, ele dá pistas de que estava meio desiludido, desesperançoso de que uma mudança significativa pudesse ocorrer em breve.. Acho que esta fala dele é bem significativa disso: "Por causa da dor envolvida, conseguir o realmente precisa ser feito é grande demais para os seres humanos."

      Já sobre a questão da "verdade individual", creio que ele está defendendo que cada um seja movido pelo que acredita, e não apenas para agradar alguém, pois se agir assim vc estará mentindo (já que não estará defendendo "sua verdade", mas sim a verdade do outro). Um exemplo: se ele defendesse as causas em que seus pais acreditavam, mas ele mesmo não acreditasse nelas, então ele estaria ajudando eles, mas mentindo para todos.

      Fico feliz de que você se importe em entender e busque saber mais sobre o que esse homem fascinante pensava. River realmente refletia, talvez até demais, e isso tem um lado bom e um preço alto. Queria que ele tivesse levado as coisas com mais leveza, menos seriedade, pois o mundo não merece tanto stress. Mas me orgulho muito da postura que ele assumia.<3

      Acho que River ainda tem muito a nos fazer pensar, especialmente em relação ao nosso papel na (nossa) história.

      E sinta-se à vontade para trazer suas questões, suas reflexões aqui também, tá? ;)

      Beijos.

      Excluir