?

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Poesia para River Phoenix: por Bruce Weber

Bruce Weber é um renomado fotógrafo, produtor de cinema, escritor e diretor de vídeos musicais. Suas fotografias são destaque nas maiores revistas e em calendários oficiais de várias celebridades. Weber também organiza exposições e trabalha em prol de causas de direitos humanos.




"É algo para ter chorado como nós temos chorado,
e algo para ter feito o que nós temos feito;
é algo para ter visto quando todos já dormiam;
e ver as estrelas que nunca vêem o sol.

É algo para ter cheiro da rosa mística,
apesar de quebrar e deixar as hastes espinhosas;
é algo para ter fome, uma vez que deve ter
fome quem já comeu o pão dos deuses:

Para saber as coisas que dos fracos são dobradas,
as terríveis paixões antigas, estranhas e longas;
é algo a ser mais sábio do que o mundo,
e algo a ser mais antigo do que o céu.

Eis, e abençoados são os nossos ouvidos porque eles ouviram:
sim, bem-aventurados são os nossos olhos porque eles viram:
deixe o trovão romper sobre o humano, a besta e o pássaro,
e relâmpagos. É algo para ter sido."

Bruce Weber fez vários ensaios fotográficos com River Phoenix ao longo de sua carreira. Depois de sua morte, ele dedicou alguns trabalhos a River, de quem diz que "gostava demais", incluindo um ensaio escrito em sua homenagem, um curta metragem e uma poesia com foto publicada em um dos seus livros. Eis alguns desses trabalhos.


Juventude Marcada e Outras Histórias por Bruce Weber (1997):

Neste livro, Weber publicou esta foto de River, acompanhada pelo texto poético em sua homenagem. A obra mistura fotografias com histórias e poemas e foi publicado para coincidir com uma exposição na National Portrait Gallery, de Londres, que ocorreu de 1997 a 1998.


Gigantes Gentis (1994):

Curta metragem sobre cães da raça Golden Retrievers, por quem Bruce Weber é profundamente apaixonado.. Esta é a apresentação deste filme em seu site oficial:

"Gigantes Gentis combina imagens em movimento com textos escritos para o filme Backyard. Também profundamente pessoal e original, este filme oferece uma visão sincera de suas percepções e experiências iniciais, que ajudaram a dar forma e temperamento ao mundo visual de Bruce Weber. (Este filme é dedicado ao saudoso River Phoenix)."

Uma curiosidade sobre isso. Bruce deu o nome de River a um dos seus cães, um Golden Inglês, após sua morte. Sobre isto, ele esclareceu:

"Eu queria dar o nome dele a um dos meus cães depois da morte de River. Ele [o cão] me lembra um pouco do River porque ele sempre precisa de um abraço."




 

Filmography (2005):

Este livro luxuoso foi lançado em edição limitada conjuntamente com sua exposição "Filmography", em 2005, para celebrar as fantasias e as aspirações de cinema e os talentos de diretores e atores que o inspiram. Seu site oficial fornece a seguinte informação:

"O livro inclui o ensaio que Bruce escreveu em homenagem ao grande ator, o saudoso River Phoenix, como tema de um filme que nunca chegou a fazer. Neste ensaio, e em cada uma dessas fotografias, Bruce apresenta o mundo de sonho fugaz da tela de cinema como espaço de liberdade, inocência e possibilidade de expressão pessoal."


Fonte: www.bruceweber.com

9 comentários:

  1. É curioso como as mais inesperadas pessoas amam River. Ele tinha esse tipo de carisma que irradiava amor à sua volta, e isso, de alguma forma, retornava para ele.

    E achei um encanto esta descrição:

    "Ele [o cão] me lembra um pouco do River porque ele sempre precisa de um abraço."

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não se encantar com a naturalidade e a doçura do River.
    Tem uma música do Red Hot Chili Peppers que eles falam "You are my God, you are my dog" "Você é o meu Deus, você é o meu cão". Eu nem imagino o sofrimento do Flea com a perda de um amigo como River.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Victória, é verdade. Flea é um dos amigos que expressou muito sofrimento com a morte de River. E River o adorava também. Por isso, estou preparando uma postagem só com falas dele sobre River. ;)

      Excluir
  3. Red Hot Chili Peppers - Transcending

    ''Fodam-se as revistas
    Foda-se a máquina de fazer dinheiro
    Atente para o ser humano
    Em um fluxo de amor

    Foda-se a ambição legitimada
    Foda-se a cena do nada
    Atente para a família
    Em um fluxo de amor...''

    ''Ooh, Coração de ouro
    As coisas mais especiais que você me concedeu
    Foram vindas do seu fluxo de amor''

    ''Como ninguém, Eu te amo meu irmão'' Flea

    Victória, essa musica foi feita justamente em homenagem a River.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, linda, linda... diz tudo! Até hoje Flea sempre está lá pra apoiar River.

      Hummm, mas eu acho que a Victória citou esta música exatamente por que ela sabe que foi feita para River, não? ;)

      Excluir
    2. Exatamente, Femme.

      Excluir
    3. ''Tem uma musica do Red Hot...''

      Foi mal Victória, interpretei errado. Mas o propósito maior do meu comentário foi enfatizar o coração de ouro que, River tinha.

      Excluir
    4. Valeu demais, Fã da Sandra! Nunca é demais lembrar as boas qualidades de River, e o amor que ele inspirava. :)

      Excluir
  4. Eu quero todos estes livros...rs
    Que lindo o que ele disse sobre o cão se parecer com o Riv... tão fofo.
    Riv, tão querido e amado.
    Também adorei o nome " Os Gigantes Gentis", achei tão carinhoso e sublime. Esse cães são enormes e aparentam ser tão bravos, mas o Bruce tá mostrando o outro lado deles...haha
    Os ensaios do Bruce com o Riv são lindos, eu tenho 2 ensaios desses salvos no meu pc e todas as fotos são um arraso.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir