?

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Amigos e colegas falam sobre a morte de River Phoenix

.


Stephen Dorf, ator de "O Poder de Um Jovem":

Talvez Stephen tenha visto a maior parte do lado sombrio da fama recentemente. Ele foi duramente atingido pela morte de Kurt Cobain e Phoenix River, dois artistas cujos problemas pessoais pareciam ter sido agravados por viver no centro das atenções.
"Os últimos dois anos têm sido muito estranhos para mim. Todos que eu admiro deixaram o planeta. Antes de sua morte, River Phoenix e eu talvez tivéssemos a chance de trabalhar juntos. Ele morreu tipo a um quarteirão da minha casa. E eu tive que dirigir passando pelo Viper Room, todos os dias, no meu caminho para o set de SFW. "(YM, 1994)


Brad Pitt, ator de "Entrevista com o Vampiro":


"Eu conhecia River um pouco, mas eu queria conhecê-lo mais", diz Pitt. "Sua morte afetou todos no filme [Entrevista com o Vampiro], mas ao mesmo tempo isso era real, pessoal. Você tem que perceber, River fez um papel em My Own Private Idaho que o levou a um nível que nenhum desses outros caras jovens chegou ainda. Eu estava realmente ansioso para ele estar no set. Simplesmente parece que quando o perdemos, todos nós perdemos algo especial." (Rolling Stone, 1994)


Sky Sawirski, assistente e amigo:

"Eu sei uma coisa: River não queria morrer. Isso é praticamente tudo o que posso dizer. Ele tinha muita coisa acontecendo. Ele não era um viciado, isso é certo. Ele se envolveu. Ele manteve isso longe de mim. Porque teria havido problema. Ele era muito reservado sobre isso - as pessoas em seu mundo eram muito amorosas e carinhosas e nunca teriam deixado ele se envolver com alguém que faz coisas como essa. Mas eu acho que isso é parte do que acontece. Quando se torna uma coisa mística, torna-se mais intrigante fazê-lo. Além disso, é uma libertação. As pessoas encontram maneiras diferentes de escapar. Ele tinha um monte de estresse, não só no set."
(Premièrie/1994)


Gus Van Sant, diretor de "My Own Private Idaho":

Qual sua opinião sobre a morte de River?

"Foi muito triste tê-lo visto partir. Ele não era um Peter Pan, um ator cheio de responsabilidades ou uma pessoa que se drogava muito em segredo, como muitas pessoas sugeriram. O que aconteceu foi apenas uma grande fatalidade." (Folha de São Paulo, 1994)

Muita gente considera o desempenho River Phoenix em My Own Private Idaho como o seu melhor. Eles também elaboraram muitos paralelos entre a sua personagem no filme e a maneira como ele morreu. Você percebeu qualquer indício da auto-destruição que eventualmente o matou?

"Eu realmente nunca vi sua morte como uma morte auto-destrutiva. Eu vejo isso mais como uma espécie de calamidade. Um tipo de erro que foi cometido em uma bebedeira selvagem que eu não acho que estava relacionada com auto-destruição, porque ele realmente não era uma pessoa auto-destrutiva. Ele teve aquela batida, porém, eu penso, da imprensa, que criou todo um ângulo sobre a sua situação. Lembro-me de Johnny Depp dizendo que esse tipo de morte pode acontecer a qualquer um. E se as pessoas pensam que só pode acontecer a alguém como River e não a elas, simplesmente não estão prestando atenção lá fora. A mídia é o seu próprio tipo de entidade, o seu próprio tipo de animal. River tinha uma certa imagem pública que ia contra o grão de como ele morreu. Foi tipo "como pode um vegetariano eventualmente usar drogas?" É como se eles achassem que tinham sido enganados e esse cara tinha mentido para eles ... Se ele tivesse sido atropelado por um caminhão teria sido diferente, que na verdade é como eu olho para isso, como um acidente trágico. Para mim, River realmente era um símbolo de esperança e bom estado de espírito. Ele foi, provavelmente, uma das melhores pessoas que eu já conheci." (The Hollywood Interview, 2008)


Kiefer Sutherland, ator coadjuvante de "Stand By Me":

Kiefer Sutherland ainda está de luto pela perda de seu amigo e co-estrela de Stand By Me, River Phoenix, porque o jovem ator estava a caminho de se tornar um dos grandes.

Phoenix tinha apenas 23 quando morreu nos arredores do clube The Viper Room de Los Angeles, em 1993, e Sutherland admite que ainda não pode acreditar que uma estrela tão promissora se foi.

A estrela de 24 horas diz: "Eu gostava muito de River Phoenix e ele morreu em uma idade tão jovem e ele era um daqueles maravilhosos atores jovens.

"Ele não poderia ter mais do que 13 ou 14 anos na época (em que fizemos Stand By Me) e ele era o único que iria ligar para o seu quarto todas as noites e dizer, 'Você se importa em ensaiar estas falas comigo para esta cena?" Ele amava tanto isso e você podia ver que ele ia ser um ator muito especial.

"Toda vez que penso sobre o filme (Stand By Me) eu fico muito triste por não ter ele por perto ... Eu gosto de admirá-lo." (Starpulse, 2012)


Anthony Clark, ator coadjuvante de "Apostando no Amor":

"Eu realmente me sinto muito mal, porque eu sentia que ele estava ali para apoiar todo mundo, e ninguém estava lá para ele. Eu percebia que talvez houvesse problemas com. . . eu realmente não sei o quê. . . Eu estava com medo até mesmo perguntar, porque algumas vezes eu falei com ele sobre sua situação intensa com o álcool. Eu toquei nisso, mas ele era um ator tão grande que ele simplesmente acalmou totalmente os meus nervos. Quero dizer, ele faria você se sentir louco até mesmo por lhe perguntar: "Está tudo bem?" E Deus sabe como eu desejaria ter entrado em cena e interferido, mas ele simplesmente parecia tão incrivelmente bem." (Première, 1994)


15 comentários:

  1. Na boa,eh muito facil pros caras q eram amigos dele falar q ele nao era viciado,que foi fatalidade,assim como a mae dele disse certa vez tb.Pra mim isso eh hipocrisia pura.Eu sou louca pelo River e nem por isso tapo o sol com a peneira.Na epoca q ele morreu eu tinha 13 anos e nao havia internet,essas coisas,entao a informacao era muito diferente de agora.Mas hj,tendo acesso a basicamente tudo q o River fez de publico nos anos 90 a gente percebe o quanto ele foi se acabando aos poucos.River sempre conviveu com drogas no meio de toda aquela criacao doida que ele teve,poderiam ateh ser drogas mais leves mas a coisa existiu.
    Garotos de programa foi o comeco do fim dele na minha opniao pois se ele jah se drogava a coisa soh piorou com o filme.River carregava muita coisa a muito tempo,inclusive o peso de ser responsavel pelo sustento de uma familia gigante.

    Bj Femme,teu blog 10 como sempre!

    ResponderExcluir
  2. Na boa,eh muito facil pros caras q eram amigos dele falar q ele nao era viciado,que foi fatalidade,assim como a mae dele disse certa vez tb.Pra mim isso eh hipocrisia pura.Eu sou louca pelo River e nem por isso tapo o sol com a peneira.Na epoca q ele morreu eu tinha 13 anos e nao havia internet,essas coisas,entao a informacao era muito diferente de agora.Mas hj,tendo acesso a basicamente tudo q o River fez de publico nos anos 90 a gente percebe o quanto ele foi se acabando aos poucos.River sempre conviveu com drogas no meio de toda aquela criacao doida que ele teve,poderiam ateh ser drogas mais leves mas a coisa existiu.
    Garotos de programa foi o comeco do fim dele na minha opniao pois se ele jah se drogava a coisa soh piorou com o filme.River carregava muita coisa a muito tempo,inclusive o peso de ser responsavel pelo sustento de uma familia gigante.

    Bj Femme,teu blog 10 como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Juh,ele foi se acabando aos poucos, como você falou, conviveu com drogas,mas acho que definitivamente não era um 'viciado'. Daquelas pessoas que 'usam drogas porque querem,gostam e julgam saber o que estão fazendo'. Acho que ele caiu nisso, num momento de fraqueza.

    River me parece tão incrível - e com certeza,muito por ser tão frágil e ingênuo - e acho que isso pegou ele...

    É o que se repete aqui,as pessoas "deviam" ter protegido ele...

    Ao menos que 'servisse' para olharmos mais para os outros,e mais ainda para aquelas pessoas que dependem mais dos outros, porque nem todos conseguem captar a maldade e sujeira que existem por aí,e driblar isso para viver suas próprias vidas...

    ResponderExcluir
  4. to espalhando o seu blog para mais fãs por aí Femme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Anônimo. Como fã de River sempre desejo que mais e mais pessoas possam ter acesso a sua vida e obra incríveis. Obrigada por divulgar. :)

      Excluir
  5. Maria,mas eu tb vejo por esse lado,pra mim o vicio dele foi mais uma questao de refúgio mesmo e nao por simples curtição,jah q o River não parecia fazer esse tipo.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu penso um pouco diferente de você, Juh.

    Eu não acho que River era um viciado, mas que fez uso intenso de drogas em certos momentos de sua vida, e se deixou levar pelo risco e pela confiança nos outros. Eu penso que teve uma depressão que se prolongou, assim como seu pai, e que não foi tratada, e com toda pressão e seu eterno desejo de agradar a todos, ele simplesmente não soube lidar com isso, nem pedir ajuda. Então, tentou anestesiar sua dor com drogas. Mas não deu certo, como nunca dá.

    Também não acho que River perdeu o controle sobre as drogas depois de MOPI. Acho que ele ficou no personagem por um tempo, mas já nas fotos dele aqui no Brasil, em 92, seu aspecto é muito saudável e limpo, e eu não enxergo alguém "se acabando" ou um "viciado", mas um garoto normal em férias. E o último repórter que o entrevistou afirma que ele estava sóbrio, educado, gentil e o olhou nos olhos o tempo todo. Nada daquela imagem que temos dele nas entrevistas pós - MOPI, em que eu penso que ele estava ainda "encarnando" Mike.

    Além disso, eu não acho que um viciado consiga cumprir seus compromissos, como River cumpriu até o fim. Sei lá, o vício toma conta de sua vida, se torna seu Norte, e não vi isso em River.

    Acho que a idéia do River como viciado foi espalhada pela mídia, com todo o rancor por ter se sentido "enganada" por ele, que sempre fora retratado como "o menino perfeito". Daí, tentaram transformar a história dele numa espécie de "Dr Jekyll e Mr Hyde."

    Mas se River fosse mesmo um viciado, isso já circularia há muito e sua morte não teria sido um choque e uma surpresa tão grande em Hollywood. Na época, lembro que todos ficaram espantados, e apenas após se saber que sua morte não foi por causas naturais, começaram a circular as "histórias" sobre ele ser viciado e coisa e tal.

    Mas concordo com você que River tinha dores e fantasmas que o assombravam e que nós nem sequer conhecemos até hoje. Como Keanu disse certa vez, River tinha seus próprios problemas pessoais que a imprensa nunca conhecerá.

    E obrigada pelo elogio ao blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em grande parte com vc , Femme. Mas há mts viciados por aí que nem tem "cara" de viciado. Mts fumam ou cheiram todos o dia e não aparentam, devido a pequena quantidade consumida. A alta sociedade por exemplo, cheira mt cocaina e continua com boa aparência e alguns consomem casualmente e não se viciam. A mídia passa uma imagem de drogado do tipo sujo, acabado, terrível mas nem sempre é assim. O idiota do RHCP ( que foi responsável indiretamente pela morte do nosso river ) acredito que estava mesmo com a imagem de drogado que é propagada pela mídia, acho que ele já estava no estágio final. Já o River, acho que entrou em contato com as drogas mt cedo( devido a Hollywood e porque os pais tem uma filosofia hippie e a família participou daquela seita com valores e conceitos deturpados, não duvido que rolava muita maconha) e consumia com moderação e raramente mas depois o organismo dele começou a sofrer abstinência e dai começa todo um processo... Quando vc nao consome, vc fica depressivo e sente uma angustia inexplicável. Ele estava começando a se viciar. Tentou parar, ficou um tempo sóbrio até entrar em contato com as drogas novamente.

      Excluir
  7. Fe,talvez eu tenha me expressado mal...Tipo,naum axo q o River fosse um viciado constante como a maioria,ateh pq como vc falou ele cumpria com as obrigacoes dele perfeitamente.Mas sei la,eu axo q nas vezes q ele pegava,nos momentos de depressao,a coisa era seria e a morte dele por overdose naum foi uma coisa soh dakele dia como a mae dele falou...Li naum me lembro onde q a Martha terminou com ele por conta das drogas,q ela insistia p ele largar e ele naum keria...Sabe,a gente ve,le e ouve tanta coisa q acaba confundindo as vezes.E no fundo nunca saberemos quem diz a verdade...D qq forma,se ele era ou naum viciado,em nada muda a pessoa incrivel q ele foi e q mesmo com tantos problemas fez muito pelo seu proximo.
    Um beijao pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Juh,

    Eu sei que você, assim como eu, ama o River de qualquer forma, tenha sido ele viciado ou não. ;) E eu também não acho que ele só usou drogas naquele dia, como alguns dizem.

    E, na verdade, você tem razão, a gente não sabe mesmo de quase nada, né? Talvez River Phoenix fosse um personagem que acabou tomando conta de toda a vida dele e tornando tudo muito difícil.

    Sabe, depois de ler tantas entrevistas dele, eu passei a acreditar que uma das maiores dores de River foi a separação dos seus pais. Ele disse tantas vezes que tudo o que fazia era pela família, que a sua casa era onde recarregava as energias, e que eles eram um time. Então, ver que o sucesso dele acabou numa separação entre seus pais deve ter sido doloroso demais. E ele também dizia que era o "diplomata" da família, e sendo assim, podemos dizer que neste caso ele "fracassou" em fazer a paz, né?

    Ah, essa suposta história da Martha saiu num tablóide, ou seja, não é confiável. Na verdade, acho que Martha não contaria isso a um tablóide sensacionalista quando ela praticamente não fala sobre River, né? Mas vou tentar procurar falas dela sobre ele, para que a gente tenha uma idéia melhor do que ocorreu, tá?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Só quero dizer uma coisa. A imprensa não é amiga de ninguém, assim como ela constrói, ela também destrói, então, nunca se deve formar uma opinião sobre qualquer artista que seja, baseando-se em revistas de fofocas e tabloides.
    E nunca podemos esquecer que artistas, são pessoas como nós.
    E não acho que ele foi "se acabando aos poucos" e sim teve seus momentos difíceis, e também não acho que ele teve uma "criação doida" e sim não convencional, e como já disse em outro tópico, nessa família transbordava amor.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Femme!
    Olá, todos!

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog, Femme!
    Ainda, respeito a opinião de todos, sempre.

    Acho tão, mas tão desnecessária essa eterna discussão se River era viciado ou um simples usuário...
    Que diferença faz? Ele morreu de overdose. Ponto.
    Quando ele faleceu eu tinha 21 anos e fiquei devastada. Como ele era apenas dois anos mais velho do que eu, acompanhei seu crescimento profissional e seu sucesso em tempo real, desde "Stand by Me".
    Eu era (sou) tão louca por ele que no dia do seu falecimento meu pai me ligou para saber como eu estava. E eu estava devastada e... decepcionada.
    Sim, eu fiquei muito decepcionada por ele ter morrido de overdose e fiquei muito tempo sem querer ver ou ler qualquer notícia sobre ele.
    Com o tempo, a minha decepção e a minha revolta transformaram-se em saudade e em tristeza por ele não estar mais aqui.
    Ele vivia sob muita pressão, pelo que costumo ler era emocionalmente frágil e acabou sucumbindo a um ambiente em que álcool e drogas são tão comuns e fáceis de se conseguir.
    Acredito que se ele não era um viciado, infelizmente, ele estava sim, no caminho para se tornar um, mas... que diferença isso faz?! Isso importa mais do que o talento dele, a beleza dele e a pessoa que ele era?
    Acho que mídia já foi - ainda é!! - muito dura com ele para que seus fãs falem sobre sua morte e/ou sobre seu vício (ou não-vício)... Hoje, ele é mais famoso por sua morte do que por tudo o que ele fez em vida e isto é um absurdo!
    Falemos, então, de seu talento, de seus ideais, da sua beleza, da pessoa ótima que ele era e de tudo o que ele representou/representa para sua família, seus amigos, seus fãs e todos que tiveram a sorte de conhecê-lo...

    ResponderExcluir
  12. Acho que chegaria uma época que River se internaria!!! Por quê claramente o vício estava chegando em um estado difícil , como o diretor do último filme que ele fez , falou ele já estava dando sinais de consumir algum tipo de droga!!! No último filme a aparência dele já estava diferente muito mais magro !!! Acho que a família foi negligente a namorada da época falar que não tinha com ciência do vício dele me deixou muito chateada , a mídia não saber ok , agora a namorada ???? Sinto que as pessoas ao redor sabiam sim só que como ele dava $ deixaram muito triste !!!!

    ResponderExcluir