?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"River Relembrado: O Gato Selvagem": Première/1994

.


Bobby Bukowski, diretor de fotografia de "Dogfight" (1991):

Quando eu conheci River, ele tinha o cabelo muito longo e ele me surpreendeu - quando ele saiu de um elevador - como um anjo, uma espécie de ser sobrenatural. Um anjo que poderia ser Gabriel, mas um anjo que poderia ser Lúcifer também. Ele iria tão facilmente mergulhar no profundo, os recessos escuros quanto ele voaria até o sublime, os lugares iluminados.


William Richert, diretor de "Jimmy Reardon" (1988) e ator coadjuvante de "Idaho" (1991):

Ele veio até a casa que eu tinha em Malibu. Keanu Reeves apareceu em sua moto, e os Red Hot Chili Peppers iriam chegar, e eles tocariam suas guitarras. Eles tocaram comigo uma de suas músicas, "We Have Big Cocks."

Eu ouvi um monte de rumores - que ele estava fazendo estas coisas controversas, se misturando com junkies reais. River tinha esse tipo de personalidade partida. Eu tenho o mesmo tipo. Quando eu começo a falar, as pessoas pensam, 'Que p*** ele está dizendo?' Então, como ele estava em em Idaho, eu não sei. Lembro que ele estava em quase todas as cenas. (Richert atuou em Idaho). Nós estávamos filmando, tipo, desde às 6 da manhã até às 11 da noite porque não havia dinheiro. Eu não posso imaginar como ele poderia ter feito tanto e interpretado aquela parte, eu simplesmente não consigo entender como fisicamente qualquer um poderia fazer isso. Pode ter havido outras pessoas na filmgem que estavam fazendo coisas: certas pessoas estavam no filme porque elas eram junkies.


Sky Sawirski, amigo e assistente:

Ele definitivamente mudou. Quando você está perto das pessoas de Hollywood e do dinheiro e tudo, você muda. Mas levou um bom tempo. Acho que na época em que ele completou dezenove anos, ele tinha uma banda e ele queria ser um pouco como um menino. E ele foi. Eles costumavam tocar lá em cima, no enorme sótão acima da sala da banda. Às vezes, saíamos em turnê, e ele se divertia. As únicas vezes em que ele usava o nome dele era se nós fizéssemos um show beneficente para, tipo, a floresta ou os povos indígenas ou o câncer ou Bill Clinton. Ele queria sair com seus pares, porque ele estava geralmente saindo com todas essas pessoas do set de filmagens que eram mais velhas. Ele estava sempre saindo com pessoas mais velhas.


Anthony Clark, ator coadjuvante de "Dogfight" (1991):

Quando chegamos a Seattle, éramos todos esses atores dóceis e leves prontos para trabalhar juntos e dar uma massagem nas costas um do outro. Então eles nos colocaram no campo de treinamento dos fuzileiros navais. Eles estão em seu rosto, gritando constantemente sobre as coisas - o fato de que River tinha este exótico nome hippie, que ele comia cascas e ervas, e como tinha alguém que seria capaz de chutar o traseiro sobre esse tipo de dieta hippie de bolo de frutas. E na primeira noite que estávamos fora do acampamento, nós fomos a uma festa e acabou com a polícia sendo chamada. Todos nós estávamos no palco fazendo gestos rudes, e alguns dos rapazes estavam vomitando em jato fora do palco. River era o líder dessa coisa toda. (risos) Eu odeio falar algo de ruim sobre dele, mas ele tinha algo de mal. Ele queria entrar em uma briga. Naquela noite, ele foi um fuzileiro naval.


Gus Van Sant, diretor de "My Own Private Idaho" (1991):

Ele chegou em Oregon algumas semanas mais cedo para que ele pudesse fazer a pesquisa. Ele meio que assumiu o personagem. Ele parecia estar se transformando para este personagem.

River fez o personagem gay. O personagem não era realmente gay, em primeiro lugar. Porque ele era um prostituto, ele realmente não tem uma identidade sexual. Ele acrescentou todas essas coisas onde ele estava apaixonado pelo personagem de Keanu Reeves. Ele não discutiu isso, ele apenas meio que fez isso. Ele estava usando dois amigos bem próximos como modelos para criar o personagem.


Eric Alan Edwards, diretor de fotografia de "My Own Private Idaho" (1991):

Ele parecia um menino de rua. Da forma muito crua como ele vestia esse papel. Eu nunca vi ninguém tão empenhado em viver o seu papel.

Eu acho que ele sempre olhava Gus. É estranho tê-lo olhando para Gus. (risos) Eu cresci com Gus. Ele tinha um tipo de humildade na presença de Gus, ou pelo menos ele estava olhando para ele buscando alguma aprovação.


Michael Parker, inspiração para o personagem de Phoenix em "Idaho" (1991):

Fomos a um parque aqui em Portland, com vista para toda a cidade. Ficamos ali sentados, conversando na grama. Depois fomos até onde as barras estão, as esquinas onde os garotos saem. Nós conversamos o dia inteiro. Peguei um pedaço das minhas entranhas e dei a ele. Uma das razões por que eu me abri para ele é que eu sentia que ele entendia e sentia como eu senti - não da mesma maneira, mas a dor.

Nós vivíamos em uma casa em Portland durante a maior parte das filmagens - Keanu, Rodney Harvey, um outro ator chamado Shaun Jordan, Flea, e alguns da equipe de produção. Nós estávamos trabalhando tão duro que a música só iria acontecer algumas vezes por semana, mas quando o fizemos era jam da cidade. Eu tocava bateria, Flea tocava baixo ou guitarra ou o que fosse próximo disso. River iria ter esses transes, ele tinha acabado de conseguir começar este ritmo tribal e ele não pararia.


Fonte: Première, em março de 1994

Um comentário:

  1. Pelos depoimentos percebe-se que por de trás das câmeras de MOPI foi bem complicado.
    Alguns mostram as transformações de River, para o bem ou para o mal, ele se transformava, mas por mais que ele estava vulnerável e exposto as coisas ruins, o bom coração que ele tinha, nunca mudou.

    Sobre o Michael Parker, eu estava na dúvida se ele era o mesmo que estava em um vídeo raro com o River, e também naquele ensaio fotográfico de Bruce Weber, agora vejo que é ele mesmo.
    Obrigada =)

    ResponderExcluir