?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

25 Anos de 'Stand by Me': The Telegraph/2011 [Parte 2]

.


Por Alex Hannaford

Para Feldman, interpretar Teddy de 13 anos veio naturalmente. "Eu estava interpretando um personagem que era semelhante a mim em alguns aspectos, eu estava intimidado, eu era suicida, mas ao contrário de Teddy, eu estava cheio de medo e envergonhado com esse tipo de coisa. Seu pai era um soldado, então ele pensava que era um soldado também." Reiner diz que o personagem que Feldman interpreta é quase tão sombrio quanto ele era.

"Quer dizer, seu pai pegou sua cabeça e a colocou no fogão e quase queimou a sua orelha. Essas crianças estão tendo que conviver com esse tipo de abuso e enquanto nós apenas damos um toque sobre isso, é claro, não é apenas um pouco de diversão seguir na floresta em busca de uma aventura.
O que é interessante sobre a filmagem de Stand By Me é que, ao que parece, pelo menos em alguns casos, o jovem elenco estava passando por ritos de passagem mais profundos do que os personagens que estavam interpretando. Feldman tinha 13 anos. Ele diz que bebeu sua primeira cerveja naquele verão, e que ele e Phoenix foram iniciados no prazer ilícito da maconha.
"Ele não tinha fumado antes?" interrompe Reiner, soando vagamente espantado. "Não. Nós dois tivemos esta experiência juntos", responde Feldman, sorrindo.
"Eu não sabia nada disso." Reiner acrescenta que Phoenix perdeu a virgindade naquele verão de 85. "Ele tinha 14 anos, prestes a completar 15 anos, e ele chegou para trabalhar um dia com um grande sorriso no rosto. Ele disse que estava com uma amiga da família e que isso aconteceu sob as estrelas e que ela lhe havia mostrado o que fazer."
Até Stand By Me, o único filme em Phoenix tinha aparecido tinha sido o filme teen Viagem ao Mundo dos Sonhos, ele tinha ainda que realmente deixar a sua marca. Mas, em Chris Chambers, ele foi capaz de projetar aquela ternura, a vulnerabilidade, e o suave frescor pelos quais ele acabaria por se tornar conhecido.
"Eu acho que o filme teve ressonância para as crianças que o viram porque este é um tempo muito confuso e emocional para todas as crianças nessa idade", diz Reiner. "Você está questionando quem você é."
O elenco ficou em um hotel em Eugene, uma cidade bonita, no sopé das montanhas Cascade no oeste do Oregon. Durante duas semanas antes da filmagem, Feldman, Wheaton, Phoenix e O'Connell iriam fazer raft no Rio MacKenzie com a equipe e ter aulas improvisadas de interpretação com o seu diretor.
Feldman lembra o tempo de pré-produção como uma das experiências mais intensas e gratificantes que ele teve. Ali estava uma estrela adolescente que nunca tinha tido nenhum treinamento formal, apesar de aparecer em Os Goonies, Gremlins e duas seqüências de Sexta-feira 13.
De acordo com Reiner, valeu a pena. Ele descreve uma cena no filme em que todos os quatro meninos estão se afastando da câmera ao longo da ferrovia. De repente, o mais novo, Vern, começa a cantar "Ballad of Paladin", a música tema para o wester televisivo dos anos 50, Have Gun, Will Travel.
"Isso não parece grande coisa", diz Reiner", mas acredite em mim, ter quatro meninos de 12 ou 13 anos de idade fazendo isso e não ter que manipular isso ou cortar para criar ritmo, é uma cena bastante impressionante." Uma das partes mais memoráveis ​​de Stand By Me é a "cena de trem", no qual o quarteto anda sobre uma ponte de 100 pés de comprimento atravessando um rio. Chris e Teddy conseguem atravessar, mas Gordie e Vern (que está atravessando sobre mãos e joelhos) estão só no meio do caminho quando ouvem um trem chegando. O grito de Gordie "TREM" ressoa ao longo da floresta. "Oh, m...," Vern grita e a dupla corre tão rápido quanto eles podem até final da ponte, pulando para fora do caminho no último minuto.
"Nós usamos uma lente de 600 milímetros que comprime tanto a imagem que parece que o trem está bem atrás deles", explica Reiner, "mas a verdade é que o trem entrou no cavalete justo quando os meninos estavam saindo. Ele não estava nem perto, então eles realmente não ficaram muito assustados. "Nisso residia o problema: a falta de medo de O'Connell e Wheaton significava que eles não estavam levando a cena a sério, ao contrário das mãos empregadas para empurrar a pesada câmera Dolly pelo caminho.
Para piorar, Oregon estava vivendo um dos verões mais quentes já registrados e baldes de água gelada apenas não eram suficientes para esfriar uma equipe superaquecida.
Finalmente, Reiner teve o bastante. "Você crianças estão f... esta coisa toda", ele disse a eles. "Vocês estão vendo aqueles caras? Eles não querem mais empurrar a Dolly pela trilha. E a razão que eles estão ficando cansados é ​​por causa de vocês. "
Reiner dá risada disso agora. "Eu disse a eles que se eles não estavam preocupados de que o trem fosse matá-los, então eles deveriam se preocupar que eu iria. E foi aí quando eles correram. Eu arranquei o medo de dentro deles."
Em uma cena particularmente comovente, Phoenix está sentado no tronco de uma árvore, a fogueira cintilando em primeiro plano, e tem um colapso porque ele acha que é desprezível. Foi bem difícil de acertar. Reiner pediu ao ator para pensar num momento em que um adulto havia decepcionado ele. "Quando alguém que você realmente admirava, e realmente amava, não apoiou você", disse ele. No take seguinte, ele conseguiu. Reiner nunca descobriu em que Phoenix estava pensando. "Ele não parava de chorar depois da cena e eu tive que ir dar-lhe um abraço. É uma cena difícil de interpretar e em seguida, sair dela."
Eu digo a Reiner que quando eu vi Stand By Me quando era adolescente, isso era uma simples história de aventura. Ao vê-lo como um adulto, as vidas problemáticas dos personagens foram postas a nu. Eu não me lembro de me concentrar todo nelas, há 25 anos.
"Para mim, isso é o que você se esforça para fazer quando você faz um filme", ​​diz ele. "Meu filme favorito é Wonderful Life e ele significa mais para mim quanto mais velho eu fico. O filme não muda, mas você muda e a sua experiência observando o filme muda. E você quer que ele tenha essas coisas para uma platéia. "
Stand By Me é um daqueles filmes que resiste ao teste do tempo. Ele pode nunca estar no top da lista de "filmes do século" de qualquer crítico, como Cidadão Kane, ou Touro Indomável, mas tem um encanto e uma profundidade que parecem ressoar em cada geração.
Se Stand By Me espelhava de alguma maneira a vida de alguns dos meninos que interpretam os personagens, o filme também se revelaria assustadoramente profético: em uma das cenas finais, o sol está baixando no céu e as ruas da pequena cidade de Castle Rock estão vazias, exceto por Chris Chambers e Gordie Lachance, que estão andando pela deserta rua principal. Eles passam por uma janela da barbearia e por uma fileira de lojas vazias. Finalmente, eles param debaixo de uma árvore e olham para o vale. Quando Chambers vai embora, ele desaparece.
O narrador, lembrando o que aconteceu com os meninos nos anos seguintes, nos diz que Chambers tinha ido para a faculdade e se tornado um advogado, mas que ele tinha sido esfaqueado tentando apartar uma briga em um restaurante fast-food. "Ele morreu quase que instantaneamente." Sete anos depois, Phoenix iria morrer, tragicamente jovem, de uma overdose de drogas do lado de fora de uma boate de Los Angeles. Dezoito anos após a morte de Phoenix, Reiner ainda acha que difícil assistir àquela cena.

"A primeira vez que eu vi o filme depois que River tinha morrido foi bizarro. Foi muito surreal ", diz ele. "Eu estava tipo, 'Eu não posso acreditar que estou vendo isso.' Ele era um garoto tão doce e ele era como seu personagem no filme, um sábio pacificador, ele era uma alma boa, sabe."

No final do filme, vemos Dreyfus digitando em um teclado de computador: "Eu nunca mais
tive amigos como os que eu tinha quando eu tinha 12 anos", escreve ele. "Meu Deus, alguém tem?"
Feldman diz que a frase final do filme é o que realmente ainda permanece com ele. "Ela fala volumes de como todo o filme é sobre isso", diz ele. "É uma cápsula do tempo".


Fonte: The Telegraph, em junho de 2011

11 comentários:

  1. senhor Deus porque eu fui conhecer river phoenix, há algo mistico nele que nos conecta,e pior que me deixa obesecado ,sem ar, esse menino com certeza er a um espirito ,um mistério que só nos final da minha vida irei entender!

    ResponderExcluir
  2. femme obrigado!! mas river tira minhas forças!aomemso tempo de dá vontade de viver

    ResponderExcluir
  3. psicólogo, muitas fãs relatam terem esta fase de obsessão por River. Que bom que ele te traz energias de vida. :)

    ResponderExcluir
  4. vc acha q river tinha perdido a virgindade aos 14 anos? E vc acha q ele estava dem c isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não sei de é verdade, mas o Bob Reiner afirma que foi o próprio River que contou isso para eles, e eu não vejo porque ele iria inventar isso. Segundo Reiner, River estava radiante com isso. :)

      Excluir
  5. Femme,vc sabe quem é essa 'amiga',ou o nome dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não faço a menor ideia. Eles hospedavam muitos amigos na fazenda, eram mais de trinta pessoas que viviam lá agregadas, segundo dizem.

      Excluir
  6. Amo essas entrevistas.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir
  7. Eu atualmente estou obcecada por River.

    ResponderExcluir