?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Os Sonhos de River": Movieline, 1989

.


Por Dan Yakir


River Phoenix seria uma anomalia em qualquer lugar, exceto o show business. O ator, nascido no Oregon, foi batizado como o Rio da Vida de Siddhartha de Hermann Hesse e passou a infância vagando pela América Central, com seus pais, na época missionários de uma seita chamada Meninos de Deus. Eles criaram um idealista incurável.

"Uma coisa que eu gostaria de fazer quando eu tiver o dinheiro para isso", diz aos 19 anos de idade, "é comprar milhares de hectares da floresta tropical brasileira e fazer um parque nacional, de modo que ninguém possa destruí-lo para colocar um McDonald's sobre ele. Eu acho que as pessoas encontram segurança em um Big Mac, mas isso é nosso oxigênio!"

A estrela de Stand By Me, A Costa do Mosquito, O Peso de Um Passado e Indiana Jones e a Última Cruzada é lançado em Te Amarei Até Te Matar como um pizzaiolo que se junta aos colegas cozinheiros William Hurt e Keanu Reeves em tentativas de atentar contra a vida do proprietário da pizzaria Kevin Kline, em nome da sua ciumenta esposa Tracey Ullman. Enquanto a imagem soa como uma bizarra comédia de humor negro, Phoenix a percebe como tendo uma ressonância "emocional, até mesmo moral".

O forte ponto de vista moral de Phoenix pode ser explicado pela sua "infância, crescendo em torno de pessoas que eram realmente humildes, com um estilo de vida que exigia muita fé, sem dinheiro ... Você não podia ser um idiota."

"Em algum momento", acrescenta ele, "eu poderia decidir desistir de todos os bens materiais ... Basta sair para algum lugar da selva e viver como um homem-macaco por um tempo."


Fonte: Movieline, em dezembro de 1989

Um comentário: