?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

River Chamando ...

.


Mensagem gravada por River Phoenix na secretária eletrônica de seu amigo William Richert, diretor de "Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon", em 1989.


Olá, Bill.

Se você está dormindo, por favor, por todos os meios, ignore esta mensagem. Mas de fato, se você está acordado, então é melhor que você não me ignore...Eu tive o dia mais incrível. Foi simplesmente lindo, as coisas que eu aprendi, através da dor e através da incompreensão, e a existência totalmente substituída, desconfortavelmente. Eu saí do meu último dia de trabalho (em Te Amarei Até Te Matar) como um triunfante fracasso. Eu estou aqui, não precisa que eu morra, nem precisa que eu beba, porque eu sei que minha alma vai permanecer. E quem vai dizer que ele ou ela é a única, pois eu só sei onde isso começou... Doutor Bill... De onde eu estou vindo? Quem se importa? Preciso saber de onde eles estão vindo para me dar bem com eles? Não. Eu os aceito. Mas eu venho de um lugar que é estrangeiro, um lugar que outros olhos não vêem.... A coisa é tão vaga ... no caso. E você sabia disso. Não há. E. Aguarde. Não é. Não. Claro. Mas talvez. Isso não importa. Todas aquelas palavras. Todas essas frases quebradas. Elas não significam nada. Mas onde foi o momento?... E, em seguida, através do alto-falante, eles ouvem uma vozinha crepitante, dizendo: "Você perdeu o momento." Mas não tome isso para si mesmo. Não carregue esse peso. Não é sua culpa... Eu diria que é seguro supor que as pessoas simplesmente não compreendem."

Beep.

Fonte: Première, em março de 1994

12 comentários:

  1. "as pessoas simplesmente não compreendem.
    bela mensagem..
    esse blog ta muito bom! parabêns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Freitas.

    "Mas eu venho de um lugar que é estrangeiro, um lugar que outros olhos não vêem...."

    Esse trecho me emocionou...

    ResponderExcluir
  3. Femme,
    Postei há alguns dias uma informação sobre a pré-produção de um trabalho cinematográfico que abordará, tangencialmente, a vida de River. Não sei o que houve com a mensagem...
    Adorei o post!! Estranho sentir falta dele nessas horas...

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, Anônimo, mas eu não quero ajudar a divulgar nada sobre John Frusciante. Não depois da participação que ele teve na morte de River. Não depois dele declarar, apenas um ano depois de sua morte, que isso foi o melhor para River. Achei de uma frieza imperdoável.

    ResponderExcluir
  5. Femme,
    Quando li uma das entrevistas postadas por você com o pai do River, também imaginei que ele se referisse ao Frusciante, quando atribuiu a um roqueiro da mesma idade de seu filho a responsabilidade pelo que havia ocorrido. Também já vi a entrevista em que o Frusciante fez essa declaração, mas, com o devido respeito a tua opinião, não consigo atribuir a ele toda a culpa pelo ocorrido. Quem viu a entrevista concedida por ele, deve ter percebido o quão debilitado e destruído pela droga ele estivera àquela época, por isso imagino que, se estivesse em seu estado natural e saudável, não faria aquele comentário infeliz. Acho que os dois perderam muito, mas nosso River não teve, infelizmente, uma segunda oportunidade para recomeçar. De todo modo, como o site é seu, não postarei mais mensagens sobre ele. Pensei que interessaria porque inevitavelmente falaria sobre o Riv, mas respeito sua posição.
    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Sinceramente, nem por um segundo achei que ele realmente acredita no que disse sobre River. Para mim, ele simplesmente tentou aplacar a sua própria consciência, uma forma de tentar aceitar o inaceitável. Mas ouvi-lo dizer isso, dada a sua enorme responsabilidade na história, quando tantos outros amigos (e desconhecidos) chegaram até mesmo a entrar em depressão pela morte dele, foi chocante.

    Sim, eu também sei que ele mergulhou num inferno pessoal depois da morte de River, com todo mundo se afastando dele, como se ele cheirasse à morte. Foi um tempo de trevas, em que sua vida só era suportável sob efeito das drogas. (O qual, registre-se, ele jamais relacionou à dor pela morte de River). Infelizmente, não disso muda o fato de que ele está vivo e River está morto. E eu só posso repetir, como seu pai desolado, "onde está a Justiça disso?"

    Obrigada por respeitar minha posição.

    ResponderExcluir
  7. Essa mensagem do River para Bill ficou um pouco embaçada na minha cabeça, acho que terei que ler mais algumas vezes para esclarecer :o

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz questão de escrever sobre a morte River na biografia do Frusciante! 93 estava em branco na biografia desse cara

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo e tocante esse trecho: Eu estou aqui, não precisa que eu morra, nem precisa que eu beba, porque eu sei que minha alma vai permanecer.

    ResponderExcluir
  10. Sem querer cai nessa matéria novamente, que mensagem linda cara: ''Eu venho de um lugar que é estrangeiro, um lugar que outros olhos não vêem.'' Sem palavras cara.

    ResponderExcluir
  11. Tudo nessa mensagem é especial. Tem uma profundidade que é espantosa vindo de um menino de apenas 19 anos. Emocionante demais.

    ResponderExcluir
  12. Que alma sensível, me tocou. Muitos trechos da mensagem mostra o quão ele era diferente de tudo que já existiu , de uma profundidade emocional absurda. Tem muita coisa dita nessas poucas linhas, muitas coisas sobre ele, de como ele se sentia em relação a muitas coisas.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir