?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"We Are The World" by River Phoenix

.

River Phoenix escreveu e publicou este manifesto na Revista Seventeen, em abril de 1990, em comemoração ao "Dia da Terra".


We Are The World

By River Phoenix

"Céus choram acima de nós até o amanhecer
Choro vendo lágrimas que caem como chuva
Ventos chicoteiam através das gargantas
Manifestando indignação e ira
A Mãe sabe que nós a temos traído
Lidando com as consequências.

"Navegando o oceano atravessando o mar
A embarcação flutuante me leva
Uma vez que eu estou lá, o que vale a pena
Se eu estou traindo a mãe?
O clima tempestuoso abruptamente
Altera o meu curso de repente
É tão injusto desde o nascimento
Continuar maltratando a Mãe Terra.

"Então, vejam, meus amigos, o que temos feito
Sombras se estendem em cima
Pesadas, como o nevoeiro nos vales
Sob a terra deitam os mortos.
Em um vagão, um órfão se esconde
Buscando abrigo, nada mais
Deslizando suave, segue agora diante dele
Levando-o para a costa distante."


Estes versos são de uma canção chamada Betraying Mother (Traindo a Mãe). Neste ano de 1990, ano em que eu deixo a minha adolescência para trás, percebo que nada é mais importante que isto: devemos curar o nosso planeta, se queremos sobreviver. Como meus pais estão tão estreitamente ligados com a natureza e partilharam a realidade de que o planeta Terra é a nossa casa, eu sempre fui consciente de que precisamos cuidar dela como da nossa própria vida, respirando, apoiando, nutrindo a casa que ela é para nós. Enquanto jovem, sempre houve outras ameaças que pareciam muito maiores para mim ao longo do caminho - a guerra nuclear, as muitas guerras em todo o planeta, a fome, a pobreza, a criminalidade, as drogas, os presos políticos, e uma total falta de compaixão para com todos os seres vivos. E mais perto de casa, cada um de nós ainda tem suas próprias lutas com o crescimento.

Há muito envolvido em nossa adolescência. Tudo parece vir a nós tão rápido - estamos crescendo fisicamente e assumindo muitas responsabilidades. Estamos lidando com o trabalho da escola, a pressão dos colegas, a eterna pergunta: 'O que você vai ser quando crescer?' E ainda tentando dar um bom exemplo para os irmãos, escolher uma faculdade - e os milhões de outras coisas que, na verdade, pouco tem a ver com a nossa relação com a Mãe Terra e com a nossa verdadeira natureza como seres humanos que têm que tomar para si a tarefa de ser "responsável" pelo planeta.

Com tanta coisa acontecendo, seria um alívio pensar que os políticos eleitos cuidariam de todas as grandes preocupações do planeta, enquanto nós nos concentraríamos em crescer. Porém, tornou-se óbvio que não apenas ninguém cuidou da nossa casa, mas que eles estavam, e ainda estão, perpetuando essa destruição planetária.

Agora, quando olho para o meu futuro, fico espantado com a forma como a própria Terra nos deixa saber de tantas maneiras que ela tem sofrido uma injustiça feita pela humanidade. As recentes inundações devastadoras, os deslizamentos de terra, e as mudanças climáticas mostram a dor da Terra e como o nosso ecossistema se tornou desequilibrado. Neste ponto, não só temos poluído a terra em que vivemos, as águas que bebemos e onde nadamos, e ar que respiramos, mas temos ainda alterado a própria atmosfera. Estamos agora em uma emergência global, e por isso estou muito grato pelo Dia da Terra de 1990, que espero venha a mobilizar um enorme exército de cidadãos em todo mundo para evitar um desastre planetário.

Há soluções para esses problemas, mas para a maioria deles será necessário um esforço consciente de cada um de nós em eliminar de sua vida as coisas que estão nos levando a um desastre iminente. Eu listo aqui os seguintes problemas e peço que se juntem a mim e se tornem uma parte da solução.

O efeito estufa

Os gases ficam presos na atmosfera, que funciona como o vidro de uma estufa, permitindo que a luz do sol penetre mas sem refletir para fora o calor. Porque nossas florestas e os oceanos não podem filtrar todo o dióxido de carbono que expelem para a atmosfera (de usinas de energia, queimadas em grande escala e dos carros), ele fica preso e começa a exercer pressão sobre o planeta. Devemos usar menos energia, e reduzir a queima de combustíveis fósseis (principalmente carvão e petróleo). Nós realmente precisamos melhorar a utilização de gás para automóveis. Temos de fazer uma transição dos combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia - como a energia solar - que não contribuem para o aquecimento global. Temos de plantar mais árvores, porque são depósitos naturais de dióxido de carbono.

A camada de ozônio

A camada de ozônio está há sete milhas acima da atmosfera e é um escudo contra os raios ultravioletas do sol. Esta membrana delicada está sendo destruída por produtos químicos sintéticos que chegam até lá - principalmente os clorofluorocarbonos (CFCs) que são usados em condicionadores de ar, caixas de isopor (como em caixas de fast-food) e solventes industriais. Esses CFCs corroem o ozônio e também contribuem para o efeito estufa. Precisamos trabalhar por leis que irão banir os CFCs. Essa é a chave. Nós não podemos esperar que todos os outros a façam - você pode mudar o mundo, mudando a si mesmo.

A destruição de florestas tropicais

Quarenta e nove milhões de acres de floresta são destruídos ou degradados por ano. Isso é equivalente a um campo de futebol e meio a cada segundo. Estas florestas são fontes vitais de oxigênio: elas moderam nosso clima, previnem inundações e são a nossa melhor defesa contra a erosão do solo. Florestas de reciclagem podem purificar as nossas águas. Um quarto de toda a medicação prescrita nos EUA é derivada de matérias-primas encontradas nessas florestas. Elas são o lar de milhões de plantas e animais. A beleza e inspiração dessas florestas são importantes para milhões de pessoas. A destruição de florestas tropicais contribui para o efeito estufa, porque não há nenhuma maneira de replantar essas jóias da natureza rápido o suficiente para absorver a quantidade exorbitante de dióxido de carbono que liberam na atmosfera da Terra quando estão sendo queimadas.

Uma força por trás da destruição da floresta tropical é a importação pelo nosso país de milhões de libras de carne por ano da América Central. Para fornecer pasto para o gado, estes países foram queimando e limpando suas inestimáveis florestas tropicais. Devemos tornar a nossa indignação conhecida pelas empresas (especialmente as de fast food) que usam essa carne, devemos exigir que parem de contribuir para a destruição das nossas florestas. Uma das razões para a América Central e os vizinhos sul-americanos participaram desta destruição é por causa da enorme dívida que têm com os países em todo o mundo. Ao exportar carne eles conseguem parte do dinheiro que precisam para pagar essas dívidas. Eu digo que devemos descobrir uma maneira de perdoar suas dívidas para que possamos todos viver.

É uma tragédia que mil espécies vegetais e animais sejam extintas a cada ano devido à destruição das florestas tropicais - e que os povos das florestas nativas tropicais estejam sendo forçados a fugir. Como as florestas tropicais estão desaparecendo, muitas de nossas aves migratórias também estão perdendo suas casas no inverno. Elas estão morrendo e isso é prejudicial, porque controlam naturalmente a população de insetos - e trágico porque a sua beleza será perdida para o mundo.

Lixo

Nós colocamos para fora de casa todo o lixo descartável que nossa sociedade cria. Temos de implementar programas de reciclagem em nossas casas, escolas e comunidades. Você pode começar pela reciclagem de alumínio, vidro, jornal, papelão e papel. Converse com seus professores e chamem seus políticos eleitos para descobrir como você pode se envolver. Compre produtos que vêm em embalagens recicláveis. Seja persistente. Seja entusiamado. Seja determinado.

Químicos, toxinas e pesticidas

Estamos literalmente envenenando a nós mesmos por causa dos pesticidas pulverizados sobre nossos produtos, produtos químicos despejados em nossas terras para "alimentar" o solo, os hormônios, estimulantes de crescimento, tranqüilizantes e antibióticos administrados aos animais dos quais os seres humanos comem a carne e, naturalmente, vomitam poluentes no ar.

Pesticidas não afetam apenas a criatura que primeiro os ingerem. Eles se acumulam nos tecidos dos animais e, em seguida, como um organismo é comido por outro, constroem-se em concentrações ainda maiores. Isto significa que uma minhoca que vive no solo irá armazenar pesticidas em seus tecidos. Em seguida, um pássaro vai comer a minhoca e ingerir o pesticida comido pelos vermes - e as dezenas de milhares de outros vermes que ingere em sua vida. Em cada etapa da cadeia alimentar a concentração de substâncias tóxicas aumenta muito. O mesmo é verdade para vacas ou galinhas ou porcos.

Animais criados em fazendas industriais acumulam concentrações particularmente elevadas de toxinas químicas porque eles são alimentados com grandes quantidades de farinha de peixe (feita de peixes nadando em águas poluídas). Seus outros alimentos são cultivados em terras muito pulverizadas com pesticidas, e eles são mergulhados em, ou pulverizadas com, e intencionalmente alimentados com muitos compostos tóxicos para mantê-los "saudáveis", enquanto vivem em condições imundas e não naturais no interior dessas fazendas industriais. Os dias de pastagem dos animais juntos em verdes prados verdes acabaram.

Estes venenos são retidos na gordura dos animais. A cada etapa da cadeia alimentar, os animais tornam-se cada vez mais transportadores dos produtos químicos mais mortais. Você senta-se no topo da cadeia alimentar, e sempre que você come qualquer coisa que vem da natureza, você está ingerindo estas toxinas também.

As soluções para estes problemas vão levar tempo, mas elas serão alcançadas.

Eu aprendi que se você não pode unir todos para alcançar esta coisa chamada paz, pode pelo menos fazer a sua parte na sua própria vida, porque é onde você pode realmente a fazer uma diferença imediata. Eu gostaria de parar todas as guerras mundiais, mas isso é realmente um esforço impossível para uma pessoa. Mas eu posso parar todas as guerras em minha vida. Eu posso começar comigo mesmo e melhorar o meu relacionamento pessoal com todos com quem entro em contato. Eu gostaria de parar a fome mundial, mas um homem sozinho não poderia acabar a fome de todos. O que posso fazer é gastar o meu tempo, energia e dinheiro para esclarecer sobre a situação dos pobres. E embora eu não possa parar toda a crueldade para com todos os seres vivos do planeta, eu posso ser mais gentil com todos os seres vivos em minha vida.

A paz começa com você. Agora. Precisamos iluminar a nossa consciência, de modo a nunca reagir sem pensar e questionar os meios para chegar ao fim que estamos buscando. Porque, se a estrada ao longo do caminho está coberta de espinhos, o egoísmo, a crueldade e a avareza, você pode ter certeza de que o resultado vai nos levar apenas aonde estamos hoje ... perto do fim, se não fizermos algo rapidamente.

Portanto, eu questiono tudo sob a luz da minha consciência para ver se a estrada que eu tomar ao longo do caminho vai me levar para a paz. Na minha vida, eu decidi:

* Não comer carne ou produtos animais ou usar suas peles para a minha roupa, sapatos, artigos de decoração. Há uma imensa crueldade envolvida com a criação de animais para consumo humano então, se eu posso parar a dor boicotando seus produtos, vou imediatamente fazer a diferença.

* Reciclar também a questão de meus hábitos de consumo. Eu tento usar menos de tudo e reutilizar as coisas sempre que posso.

* Falar e sei que minha voz pode ser ouvida pelo governo, me tornando politicamente ativo, fazendo lobby em Washington, e tomando parte em pacíficas manifestações educativas.

* Usar menos e menos dessas coisas que contribuem para o desaparecimento do nosso planeta.

Em nossa família, nunca fomos de comemorar feriados, mas este ano a minha mãe está pedindo algo para o Dia das Mães pela primeira vez. Ela quer que nós a ajudemos a chamar a atenção para o mundo de forma a que este Dia das Mães de 1990 seja dedicado à mãe mais carinhosa de todas - a Mãe Terra. Se presentes devem ser dados neste dia, vamos pedir a todas as mães que dêem presentes à Terra. Nós poderíamos plantar árvores, fazer doações a grupos ambientalistas, ou dar outros presentes para promover a compreensão sobre a condição de planeta. Isto realmente seria fazer um dia digno de comemoração.

Com a ajuda de todos vocês, estou ansioso pelo futuro que virá, e nossa geração pode trabalhar para juntos criarmos um ambiente feliz, saudável, limpo e carinhoso.


Fonte: Seventeen Magazine, em abril de 1990

5 comentários:

  1. O que é isso?
    Eu tô surpresa de não ter nenhum comentário nessa postagem, nessa linda postagem.
    Femme, esse artigo é uma relíquia, River deu uma aula de como cuidar do planeta, tem que ser passado adiante.
    Muita coisa que acabei de ler eu não sabia, fora o efeito estufa que foi muito martelado durante a minha idade escolar, mas nunca tão bem explicado como o River fez.
    Lendo isso, faz eu me sentir péssima por não fazer muita coisa pelo meio ambiente ... River abriu meus olhos.

    Obrigada ...postagem maravilhosa =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila Ss,

      River tentava, de todas as formas, transmitir sua mensagem em defesa da Terra. Neste artigo, ele se superou, tentou dar de forma concreta, sugestões de como viver de forma a preservar o planeta e contribuir verdadeiramente com o meio ambiente. De certa forma, é uma carta de valores e uma carta de amor, né? Achei lindo demais...e achei mais lindo ainda provocar este efeito em você, mais de vinte anos depois! :)

      Beijos.

      Excluir
  2. River nasceu um mestre. Sabia tanta coisa aos vinte anos e nunca frequentou escola. Eu amo esse ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula,

      River era mesmo um sábio, e sábios nascem com este enorme talento para nos instigar e ensinar. Um menino precioso, como raramente temos a chance de encontrar...

      Beijos.

      Excluir
  3. River nasceu um mestre. Sabia tanta coisa aos vinte anos e nunca frequentou escola. Eu amo esse ser.

    ResponderExcluir