?

domingo, 12 de setembro de 2010

"River Phoenix Floresce em Stand By Me": People Weekly/1986

.

Filho de hippies, o ator River Phoenix emerge de um passado estranho e floresce em "Stand By Me".

Por Susan Reed


River Phoenix é um estranho tipo de ator que, sem motivo aparente - talvez em consonância com o seu estranho nome - gosta de dar entrevistas de cabeça para baixo. Depois de pedir uma bebida a sua mãe ("Ei, Mama Jama, podemos ter um pouco de água, por favor?"), como um pé de feijão, ele fica pendurado pelos joelhos em uma barra de exercícios na casa que seus pais alugaram nos arredores de San Diego. Ele está se entregando às observações que ele formou em seus longos 16 anos. Ele usa drogas? "Eu experimentei algumas vezes maconha, mas eu não gostei." River admite com o seu pé tamanho 9 enfiado em um par de tênis de basquete fedido - balançando descontroladamente no ar. "Eu realmente ficava aborrecido com a maconha. Ela me deixa aborrecido."

É provavelmente a única coisa que o deixa assim. Como uma das estrelas de Stand By Me, de Rob Reiner, River é considerado um dos jovens atores mais interessantes nas telas. No que o Washington Post descreveu como "uma performance que dá ao filme o seu centro de gravidade", River interpretou Chris Chambers, um desalinhado e sensível garoto, fumando cigarros e arcando com uma família de perdedores. "Ele está preso em sua reputação - de que um Chambers não é um bom-menino" diz Phoenix, cuja intensidade tranquila foi comparada com a de Montgomery Clift e Steve McQueen. "Ele é um garoto esperto. Ele quer tanto estar acima disso tudo. Eu senti pena dele."

O ápice emocional em Stand By Me acontece quando Chris, acusado de furto, finalmente enfrenta o desprezo da cidade pela sua família de operários. "Para valer meu dinheiro, esta é a coisa mais forte no filme", diz o diretor Reiner. "Eu vi o filme mil vezes, e cada vez que vejo essa cena, eu choro."

Talvez o que torna River tão evocativo seja o fato dele não ter a afetação do ator que nasceu-para-ser-uma-estrela. Um espírito independente, Phoenix não tem cabelo com mousse ou casacos de couro cheio de remendos, e ele não exibe a precoce sofisticação da indústria. (Ele afirma que não sabe mesmo quem é Vanna White).

Esta ingenuidade se deve em parte à sua formação pouco ortodoxa. River e seus irmãos - Leaf, 12, e as irmãs, Rainbown, 13, Liberty, 10, e Summer, 8 - estão sendo criados no estilo dos anos 60 por John e Arlyn Phoenix. Depois que River nasceu em uma cabana em Madras, Oregon, onde seus pais tinham empregos na colheita de maçãs, a família viajou por todo o país em um ônibus da VW. Juntando-se a uma seita religiosa, os Meninos de Deus, em 1973, o Phoenixes viajaram para o México, Porto Rico e Venezuela.

Foi lá que River e Rainbown formaram um dueto cantando para ajudar a pagar as contas. Às vezes, eles se apresentavam em shows de talentos e, por vezes, diz River, "nos aeroportos e na frente dos hotéis - sabe, para comer."

Embora John tivesse sido nomeado Arcebispo da Venezuela pelos Meninos de Deus, ele e Arlyn ficaram desiludidos com a seita e a abandonaram em 1977. A família fez o caminho de volta vinda de Caracas, estabelecendo-se primeiro na Florida, e em seguida, na Califórnia.

Enquanto John trabalhava como jardineiro e restaurador de móveis, Arlyn trabalhava como secretária. No momento em que a família chegou a Califórnia, River estava começando a demonstrar alguma capacidade de atuar. Os papéis em comerciais levaram gradualmente aos filmes de televisão, séries de TV, como Sete Noivas para Sete Irmãos em 1982-1983, e um filme em 1985, Viagem ao Mundo dos Sonhos.

"Nós éramos os filhos da flor", diz John, 39 anos, que junto com Arlyn, 40, agora gerencia a carreira de River. "Nós estávamos cheios de fé e amor por todos. Eu acho que as crianças aprenderam isso. Eu não penso que tenha havido qualquer prejuízo em seus ossos."

Rob Reiner concorda. "Há algo dentro de River pelo que seus pais são responsáveis, em sua maior parte. Ele tem um carinho enorme, e ele foi, obviamente, muito amado. Seus pais, de alguma forma, conseguiram manter o que era puro e bom sobre a moral dos anos 60 e fazer o seu trabalho. Quando as crianças são talentosas e se tornam bem-sucedidas, você nunca sabe se elas vão tomar as decisões certas. Conhecendo a sua família, eu acredito em River."

River terá a sua próxima exposição na tela em dezembro, quando co-estrela, com Harrison Ford, o filme A Costa do Mosquito. As filmagens da adaptação do romance de Paul Theroux deram a River a chance de começar um relacionamento com um membro do elenco, Martha Plimpton, 15, sua namorada há sete meses. Eles tinham se encontrado um ano antes, diz River, "mas não podíamos ficar um com o outro." Quando as filmagens começaram, no entanto, "nós percebemos que ambos tínhamos mudado muito", embora River não consiga explicar agora. "Eu não sei, nós ficamos apenas mais corajosos, eu acho. Nós dois crescemos um par de centímetros."

River também se atrapalha para explicar como vai desenvolver a sua carreira, apesar de que sua imaginação e sua energia devem levá-lo longe. "Eu fiquei no canal de parto durante três dias", proclama com uma cara de jogador, "então, quando eu saí, eu realmente pulei para fora." Se ele se catapultar para o futuro do jeito que saiu do ventre, River Phoenix vai ser um nome a ser lembrado.


Fonte: People Weekly, em setembro de 1986

6 comentários:

  1. Femme,river se apaixonou exatamente com quantos anos por martha?e porque ele gostava dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, River se apaixonou por Martha aos 15 anos. Segundo ele declarou numa entrevista na época (postada aqui), ela era sua "alma gêmea", alguém com quem ele gostava de estar, e admirava como pessoa e como atriz. Acho que é isso é bastante, né?...rs...

      Excluir
  2. É sim obrigada femme,continue postando mais coisas sobre river

    ResponderExcluir
  3. Femme,eu não quero ser inconveniente ou algo do tipo e se quiser pode apagar esse comentário,mas eu lembrei de um artigo que li,falava que River Phoenix perdeu a virgindade aos 14 anos,e minha dúvida é de que martha plimpton sabia disso?se for sim,o q ela achava disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu não sei o que Martha pensava disso, pois ela nunca expressou nada publicamente, mas com certeza River naõ esconderia isso dela. E sabendo que Martha teve uma educação liberal, penso que ela achava isso natural, nada de estranho. O que sei é que ela adorava a família de River, passava semanas na fazenda dele e admirava a relação entre eles. Na verdade, acho que ela e River aproveitaram muitoooooooo juntos, inclusive sexualmente. ;)

      Excluir
  4. Essa entrevista é tão inocente, mostra um River que dá vontade de pegar no colo, muito fofo.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir