?

sábado, 12 de dezembro de 2015

"Lendas das Telas: River Phoenix" (Cherwell/2015)


Patrick Oisin Mulholland lança uma reflexão sobre a tragicamente curta carreira do ícone adolescente




Por Patrick Oisin Mulholland,

O "James Dean vegan". É assim que a cultura popular prefere lembrar River Phoenix, se é que o faz. 

Em outros tempos galã teen, músico e indicado ao Oscar (Melhor Ator Coadjuvante em Running on Empty, 1988), hoje em dia sua memória é um adendo, embora interessante - uma nota de rodapé para a biografia de seu irmão mais novo, Joaquin. Mas River foi mais do que isso, muito mais.  

Em vinte e três curtos anos que ele viveu uma vida enchendo cada "implacável minuto com sessenta segundos do valor da distância percorrida." [N.T.: citação de um poema de Rudyard Kipling] Apenas mais uma estrela infantil destruída dos anos 1980?  

Dificilmente, e essa é a verdadeira tragédia: que alguém tão cheio de vida, tão sintonizado com o pulso e o ritmo do mundo em torno dele poderia ser reduzido a um par de linhas em um obituário e um "você se lembra quem" em recortes de artigos na parte de trás de revistas.

Nascido e criado em uma família de hippies, River teve uma infância incomum, para dizer o mínimo. Filmes como A Costa do Mosquito (1986) encontraram um paralelo improvável em sua própria educação ao lado do culto controverso "Os Meninos de Deus", e cantando nas ruas de Caracas, na Venezuela.  

No entanto, foi o clássico sobre amadurecimento Stand by Me (1986), e o desempenho desarmante de River como Chris Chambers, que marcou o início de sua ascensão à fama. A partir de então, o ativista da PETA mudou-se de vento em popa, não satisfeito em receber seus cheques de pagamento, mas em fazer filmes - filmes que significavam alguma coisa.

Falando para Charlie Rose, Ethan Hawke diz como "My Own Private Idaho (1992) estabeleceu o padrão para os jovens" que estavam construindo uma carreira para si próprios. Este filme independente e atrevido, a história de um garoto de programa, gay e narcoléptico se aventurando em busca de sua mãe perdida, foi uma escolha corajosa de River.  Isso cantou de promessa, apesar de promessa interrompida

É verdade, o brilhantismo de River nunca foi totalmente realizado - nem na música nem nas telas do cinema. No entanto, é a sugestão - aquela idéia do que poderia ter sido - aqueles brinquedos da nossa capacidade indispensável para admirar, que nos leva a formular a questão: "E se?" 


Fonte:  Cherwell, em novembro de 2015

23 comentários:

  1. Realmente é impossível não pensar "e se".
    Acredito que se estivesse vivo ele teria se retirado da indústria cinematográfica e seria músico. Esses tipos de músicos que toca em bares de música ao vivo, apenas porque ele amava música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dom Mitchel

      Pois é, "e se..." estará sempre presente quando se falar sobre River.

      Eu penso que ele tinha tantos caminhos abertos à sua frente, que hoje poderia estar fazendo mil coisas! Ele poderia ser roteirista, diretor, músico, ator... ou, quem sabe, apenas um ativista extremamente dedicado.

      A única coisa que tenho certeza é que, fosse qual fosse tal escolha, River se daria inteiro, com toda fé e coração! <3

      Beijos.

      Excluir
  2. Gente, sei que não tem muito a ver com o post( que por sinal, sempre você arrasa, Femme! Mantendo sempre a memória viva do nosso River),mas queria perguntar uma coisa: Vocês já repararam como o modelo e ator Raphael Sander ( que agora está na novela Totalmente Demais) é a cara do River? Sempre que o vejo na novela me vem a lembrança do River. Encontrei no youtube uma seleção de fotos dele, inclusive inspirada nas do River que mostra uma semelhança incrível. Ele foi a pessoa mais parecida fisicamente com o River que eu já "vi" E vocês? Conhecem algum ator, cantor, modelo,jogador...parecido com o nosso querido Riv?( Só por curiosidade mesmo). Ah, a seleção de fotos que vi foi essa: https://www.youtube.com/watch?v=m--DdNUIzf8. Beijos (Maarisol)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião ele até lembra o River fisicamente(os olhos azuis e tal),mas eu já vi um modelo que se chama Lucas Garcez,que pra mim se parece muito com o River.

      Excluir
  3. E quanto ao "e se" acho que ele teria se dedicado mais à música e talvez ao cinema alternativo, filmes independentes... Achava ele meio "avesso" a esse "holywoodianismo".
    Marisol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marisol

      Também acho que o cinemão, grandes produções milionárias, não pareciam mesmo atrair muito o River. Ele tinha um lado rebelde, um potencial artístico tão grande e incomum que não caberia nas estritas regras (de lucro) das grandes corporações. E acho que ele teria sido muito mais do que um ator. Ele era, antes de tudo, um Artista!

      Beijos.

      Excluir
  4. Femme deixei as informações sobre os amigos do Rio no outro post!!! Beijosss :) :) <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leah!

      Sim, eu vi, obrigada! Informação valiosa! <3

      Beijos!

      Excluir
  5. Femme,eu estava lendo uma matéria que é do fim de novembro falando sobre a "reabertura" da Viper Room.Essa matéria falava sobre um tributo de mau gosto ao River que eles fizeram lá(tem a frase R.I.P River Phoenix escrito em um dos tetos) e se não me engano ia ter até uma bebida com o nome de The Phoenix...
    Eu não sei a sua opinião Femme e nem de outras pessoas que visitam o blog,mas a minha é que isso não é homenagem.Talvez a ideia para 'homenageá-lo' tenha surgido de 'boa fé',mas a impressão que me passa é a de lucrar sem limites.Na minha opinião, a atitude que o Johnny Depp tinha quando ele era dono da Viper Room era a mais sensata.Porque dizem que ele sempre fechava a boate nos dias 31/10 depois da triste morte do River.Além de tudo era um sinal de respeito aos familiares e de todos que adoravam e adoram o Riv.Enfim,eu achei essa menção toda ao River desnecessária,ainda mais para o fim que eles querem usar.
    E o que você acha Femme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esta matéria, e achei pavorosa esta suposta "homenagem"! Para mim, uma forma asquerosa e inaceitável de explorar a fama de River (ou da morte dele). A meu ver, eles queriam espaço na mídia e coisas como essa sempre "atraem" alguns interessados mórbidos, né? Enfim, nunca, jamais, pisaria num lugar desses e beberia uma bebida com o nome dele...

      Excluir
    2. NAO SE ESQUEÇA QUE JOHNNY DEEP É ILUMINATY E COMO VÁRIOS ARTISTAS, SEGUEM RITUAIS E ELE SEMPRE COMPETIU EM PAPEIS COM RIVER E SOMENTE APÓS SUA MORTE , SUA CARREIRA DECOLOU DE FATO, REPARE QUE ELE SEMPRE APARECE COM SIMBOLOS COMO O OLHO A QUE TUDO VÊ, O TRIANGULO SIMBOLO DA MAÇONARIA E TAMBÉM GESTOS COMO O TRIANGULO COM AS MÃOS E PRINCIPALMENTE A MAO DENTRO DO TERNO EM ALUSÃO AOS ILUMNINATI, LADY GA GA TAMBÉM É SEGUIDORA, ISTO REPRESENTA A 3 ORDEM MUNDUIAL. TEM UM VIDEO NO YOU TUBE EM QUE ANGELA MEERCH E OUTROS LIDERES EUROPEUS INAUGURAM UM TUNEL NA SUIÇA. MISTERIOSAMENTE NO DIA DA ABERTURA DO TUNEL UMA PESSOA NA APRESENTAÇÃO CAIU E MORREU( O QUE SERIA UM SACRIFICIO), ACOMPANHE, GRAVARAM, TODOS OS SIMBOLOS E GESTOS ILUMINATI E QUE QUEREM A 3 ORFDEM MUNDIAL, SÃO ADEPTOS DO SATANISMO. POR ISSO QUE QUANDO RIVER MORREU MUITA GENTE DISSE SE TRATAR DE UM SACRIFICIO DE SANGUE A MORTE DE RIVER DENTRO VIPER ROOM E O POSTERIOR SILÊNCIO QUE TODOS MANTEM ATE HOJE SOBRE O QUE ACONTECEU, PRINCIPALMENTE SAMANTA MATHIS, QUE TEM MEDO DE SUA INTEGRIDADE, PORÉM ACHO QUE NO ANO DE 2018, PASSADOS 25 ANOS DA MORTE DE RIVER, ELE TERIA 47 ANOS. CHEGOU A HORA DELA ( SAMANTA MATHIS) QUE NÃO TEVE CARREIRA EM HOLLYWOOD, O MÁXIMO DE SUCESSO FOI UM FILME DE AÇÃO COM JOHN TRAVOLTA E CHRISTIAN SLATER EM 1996, DEPOIS DISSO PEQUENAS PARTICIPAÇÕES E AINDA NA ÉPOCA DO FILME DE 1996, ELA AINDA APROVEITOU PARA SE PROMOVER FALANDO QUE APÓS A MORTE DO RIVER PAROU PARA PENSAR QUE PRECISARIA MUDAR DE VIDA. COMO SE FOI ELA QUE SERVIU O DRINK BATIZADO E ANTES QUEM COLOCOU AS PORCARIAS NO DRINK FOI JOHN FRUSCIANTE A TROCO DE QUE ? JOHNNY DEEP TRATOU DE METER O PE NA NOITE EM QUE TUDO ACONTECEU ENQUANTO RIVER SE CONTORCIA NA CALÇADA. INFELIZMENTE ELE PODERIA TER FEITO MUITA COISA, TINHA BOM CORAÇÃO, TALENTO E NÃO ERA ARROGANTE COM GENTE DE HOLLYWOOD, MAS INFELIZMENTE ELE FALOU MUITAS COISAS QUE ACREDITO TENHAM DESAGRADADO FIGURÕES DO ALTO ESCALÃO NUMA ENTREVISTA QUE ESTÁ AQUI NO SITE DATADA DE 1991. ACHO QUE DEVERIAMOS PENSAR POR ESTE LADO.

      Excluir
    3. Nossa acredito tbm que tenha sido isso. Infelizmente ele um inocente pagou para esses vermes. Fico muito triste. Onde esta a entrevista ?

      Excluir
  6. Também achei isso ridiculo,essas pessoas não tem sentimentos isso não é homenagem que se faça.

    Femme eu fui tentar assistir o filme um sonho,dois amores e não conseguir achar no YouTube, acho que apagaram :'( to muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo

      Eu testei buscar no google Um sonho, dois amores legendado e apareceu pra mim! No Dailymotion, está dividido em duas partes. Tenta lá!

      Excluir
  7. Femme, eu assisti Dark Blood esses dias, e puxa, que filme! O personagem do River, o garoto (achei muito curioso que ele não tinha um nome), é muito misterioso, enigmático e psicótico, e nosso querido o interpretou como sempre com muita maestria! Fora o enredo que também é maravilhoso.
    Quando o diretor parava para explicar as cenas que nunca foram gravadas, eu ficava imaginando como elas seriam e também esperava elas passarem... Como se tivessem mesmo sido gravadas. Imaginava o River, e isso foi completamente estranho... Querer ver a obra final... O que nós não daríamos, né? Os "e se" encheram a minha cabeça. Sinto falta dele sem nem mesmo pensar.
    Você doou para o filme, não foi? Procurei o nome mais abrasileirado nos créditos mas não encontrei, eu acho! Hahaha. Achei ele para download torrent, com legenda e tudo mais, vale a pena assistir, só é ruim a dorzinha no coração quando acaba!
    A propósito, colocaram My Own Private River no Youtube! Tem umas cenas magníficas, a melhor é quando Mike perde a cabeça com um personagem (que esqueci o nome) e começa a gritar. River foi um grande ator! Beijos Femme!

    ResponderExcluir
  8. Femme, você tem a letra completa original e traduzida de Height Down ?Porque na internet tem várias diferentes ...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Femme, como está?
    Femme, quando achei seu blog foi como achar um pote de ouro no fim de um arco-íris. Já passei noite e noites vendo entrevistas do River e vendo o quão ele era simpático, dedicado, simples, não estava preocupado em grandes papéis, mas em fazer a sua parte; isso foi uma das razões por amá-lo tanto. Quando o conheci, fiquei abismada com tanta emoção que via ali. Chris Chambers me marcou, porém eu não sabia de nada até ver My Own Private Idaho. Aquela interpretação foi uma das razões por ter ânsia de saber quem ele era, por querer ver todos os seus filmes e perceber que ele era um artista inesquecível; e com seu blog eu pude ter essa oportunidade de conhecer essa pessoa maravilhosa. River Phoenix teve uma carreira curta, mas seu legado será para sempre. Pra nós, fãs, ele sempre será lembrado por ter mudado a minha vida e de muitos. Mas Femme, vim te perguntar se você sabe onde assistir A Night In The life of Jimmy Reardon? Já assisti a grande maioria, mas esse sempre será um problema pra encontrar.
    Obrigada, Femme! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,

      vc fez a pergunta à Femme, mas vou ousar te responder sobre onde achar o filme "Uma noite na vida de Jimmy Reardon". Bem, estou empenhada em fazer a coleção de DVDs da filmografia de River, e comecei justamente por esse filme, pois o encontrei nas Lojas Americanas, por R$12,90. Os demais estou adquirindo através do Mercado Livre. Mas nossa galera aqui sempre posta links onde podemos assistir aos filmes. Dê uma geral no blog que encontrará muita coisa boa. Femme sempre nos presenteia com algo bom. Bjo e boa sorte!

      Excluir
  10. Femme,acabei de achar isto http://www.angelfire.com/film/riverphoenix/esquire.html e achei bastante interessante. Ao longo do texto eu alternei entre sentimentos de amor e "odio".Descobri bastante coisa nova - Talvez não seja nova para você, provavelmente não é rs. Gostaria que desse uma olhada quando puder.

    Eu meio que li superficialmente porque neste momento está tarde e estou com sono.Assim que acabei de ler já vim correndo pro blog compartilhar. Talvez tenha algo de novo para postar aqui.

    Espero que me responda!

    Outra coisa: Gosto muito deste Blog. Já li outros mas não sei o que faria sem este. Há uma espécie de aconchego aqui rs. Me dá agonia quando você demora pra postar algo, fico preocupada ( Onde será que Femme está? Será que está bem? O que faríamos se acontecesse algo com Femme? O que faríamos sem Femme?).

    Sou relativamente nova no assunto Phoenix, há tanta coisa que eu gostaria de perguntar...
    Já li que vc adora discutir sobre ele!

    Uma curiosidade: Você é vegana?





    ResponderExcluir
  11. Mais um aniversário do River sem ele... :(

    ResponderExcluir
  12. RIVER PHOENIX FOI ASSASSINADO , DEVIDO A DECLARAÇÕES QUE FEZ, ASSIM COMO AS QUE COREY FIELDMAN FEZ HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS SOBRE ABUSOS COMETIDOS POR FIGURÕES DE HOLLYWOOD, NUMA ÉPOCA EM QUE NÃO SE FALAVA EM ABUSO SEXUAL. HÁ UM DETERMINADO TRECHO DE DECLARAÇÕES FEITAS NO DOCUMENTÁRIO RIVER PHOENIX: I WAS HERE. TEM NO YOU TUBE DIVIDIDO EM PARTES, EM QUE CLARAMENTE ELE SE EXPÓE FALANDO DEMAIS SOBRE ESTE ASSUNTO. ELE ERA USUÁRIO DE DROGAS DE FORMA SAZONAL, SIM. MAS NAQUELA NOITE ALGUÉM PREPAROU UM COQUETEL ESPECIFICO NA SPEEDBALL E ELE POR RECEBER DO MAU CARÁTER JOHN FRUSCIANTE MORREU. A MIDIA ABAFOU, ISTO PEGARIA GENTE DO ALTO ESCALÃO DE HOLLYWOOD. FOI ISTO QUE ACONTECEU INFELIZMENTE, TEM MUITA GENTE RUIM NA INDUSTRIA CINEMATOGRÁFICA E PEDÓFILOS POR LÁ NÃO FALTAM ATÉ OS DIAS ATUAIS. POR ESTE MOTIVO, FOI UMA QUEIMA DE ARQUIVO EM RELAÇÃO A RIVER, A PROPRIA AUTOPSIA INDICOU QUE ELE NÃO PICAVA O CORPO, ESTAVA SIM NERVOSO EM EXCESSO E SOB MUITA PRESSÃO.

    ResponderExcluir