?

sábado, 19 de janeiro de 2013

Último filme de River Phoenix é incluído na programação do Festival de Berlim/2013

.


BERLIM - Dark Blood, o  filme sendo feito há décadas, com a última performance na tela do falecido ator River Phoenix terá sua estréia internacional no Festival Internacional de Berlim de 2013.
.
Phoenix morreu repentinamente durante as filmagens do thriller psicológico do diretor holandês George Sluizer (The Vanishing) em 1993. Sluizer manteve a filmagem e foi finalmente capaz de terminar o filme no ano passado. Nele, Phoenix interpreta Boy, um jovem que vive no deserto, em um local de testes nucleares, que resgata e mantém refém um casal do jet-set de Hollywood  (Judy Davis e Jonathan Pryce), cujo carro quebra perto.
.
Dark Blood estreou no Festival de Cinema Holandês em setembro do ano passado, mas sua exibição fora da competição em Berlim será o seu arco internacional. A família Phoenix, incluindo o irmão Joaquin Phoenix, continua a manter-se distante do filme.
.
Fonte: The Hollywood Reporter, em janeiro de 2013

9 comentários:

  1. Femme,

    Você tem alguma informação sobre a possibilidade, se ela existe, desse filme inacabado do River, vir a ser mostrado fora dos circuitos dos festivais? Será lançado algum DVD do Dark Blood?
    Eu li que ele será mostrado no festival de Miami também.
    Eu soube ainda que a família do River não aprova o filme, parece até que já existiu algum desentendimento legal entre eles e o diretor Sluizer.
    Nesse caso eu imagino que este senhor não tenha o perfil muito apropriado para dirigir o nosso tão sonhado documentário supercompleto sobre River. Risos e mais risos. Até mesmo porque ele não tem mais idade e nem saúde para isso.
    Gostaria de saber comoquando é que esse filme será liberado para nós, meros mortais, que não moram nas grandes capitais. Não vejo a hora em que a imprensa especializada venha a publicar alguma report sobre a atuação do River no filme.

    Beijinhos, Rose Gainsbourg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,

      Segundo George Sluizer as negociações para lançar o filme comercialmente estão em andamento, mas não há previsão de para quando seria isso. Aliás, ele deu uma entrevista bem interessante logo depois da estréia do filme, lá mesmo no Festival de Cinema da Holanda, e explicou isso. Está numa postagem de outubro/2012, chamada "Dark Blood: Q & A com o Diretor George Sluizer". Se quiser, dá uma lida.

      Sobre a família de River, eles não quiseram ter nada com o lançamento, mas não têm nenhum poder legal sobre o filme. Mas Sluizer contou, noutra entrevista, que os advogados de Joaquin o ameaçaram com um processo caso ele usasse seu nome para promover o filme. Porém, na estréia do filme, Sluizer leu uma carta que recebeu de Heart Phoenix, muito gentil, desejando que todos estivessem com River em espírito naquela noite. Infelizmente, só consegui partes da carta, não ela toda, para publicar no blog.

      Mas vamos ter esperanças, né? Quem sabe esse nó não se desenreda, um dia? :)

      Beijos.

      Excluir
  2. Outra coisa...

    O OLHAR DO RIVER

    Eu tava observando um dia desses, nas minhas pesquisas na web, tentando elucidar as minhas dúvidas de novata no universo adicta do River e, é o seguinte: Alguém por aqui já reparou como o olhar e o próprio aspecto do River foi mudando vertiginosamente, desde sua aparição no show business? Não estou falando aqui de mudanças de estilo. Observem que inicialmente, em fotos, ele até sorria (um fofuxo). Com o passar do tempo, é difícil achar uma foto em que ele sorri(apesar de continuar lindo até o fim). Ele foi parando de sorrir, foi ficando até com uma expressão corporal meio desconfortável, até com um leve toque de sarcasmo.
    Mas a transformação no olhar dele ao longo do tempo é algo que realmente me chama a atenção. Ele foi ficando com um olhar soturno, triste, vago. Nesse filme, o último, o da foto acima, ele está com um aspecto físico diferente. Super magro e, um tanto irreconhecível. Ele estava assim quando veio a falecer.
    Percebí isso desde aquele filme que eu, particularmente, não gosto muito The Thing called Love. Mais uma vez, não estou aqui falando sobre a expressão do personagem, mas do cara de verdade. Das fotos e entrevistas da própria pessoa nesses períodos. Na época deste filme, ele já está com uma expressão de quem tá meio exausto, de saco cheio, sem entusiasmo.
    Bom, para mim, que sou balzaquiana, o que diferencia uma pessoa "jovem" de uma pessoa "mais experiente", coloquemos assim, é o olhar. O olhar(não o olho e nem as rugas), ele diz tudo do que já se viveu, da força, das dores, das conquistas,da bagagem emocional e espiritual que a gente coleta ao longo da vida.
    Ele tinha um olhar, no auge de sua juventude, de alguém que já tinha visto e vivido muita coisa. Um olhar meio blasé, em que tudo parecia ter um ar de déjà vu. Etéreo.

    Isso me intriga profundamente.

    Me digam, o que você pensam?

    Rose G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Ele tá meio tristonho nessa foto... Muito diferente das fotos da época de Stand by me e Running on empty que ele sempre tinha aquele sorriso timido, mas sincero e também tem umas fotos que ele parecia tá se divertindo com os colegas de elenco. Alegre...

      Excluir
    2. Ih, Rose, esta questão é um enigma eterno. Apesar de muita gente ver isso, perceber assim, muitos que conviveram pessoalmente com ele afirmam categoricamente que era só o personagem (inclusive quando ele estava divulgando estes filmes). O Peter Bognadovich, por exemplo, que dirigiu "The Thing Called Love", escreveu longamente sobre isso e afirma que ele mesmo só conheceu o verdadeiro River meses após as filmagens. Segundo ele, River era tão diferente do personageme, que ele ficou muito surpreso quando o encontrou meses depois, "despido" daquela persona.

      Mas, pensando bem, tudo sobre River acaba sendo enigmático, né? Afinal, quem era ele realmente? Em que momento ele se distanciava do personagem e retomava o inteiro controle sobre si mesmo? Uma coisa, porém, eu acho incontestável e sempre me atingiu: o olhar dele trazia muita dor, desde sempre. Uma dor imemorial, desconcertante, que toca fundo na alma e para a qual não há consolo. Mas o que será que doía tanto nesse menino lindo?...

      Excluir
    3. Também acho que ele mudou com o tempo. Mas acho que ele nunca foi mesmo de rir em fotos, é raríssimo ver ele sorrindo em fotos até as do começo da carreira. Ele parece que estava ficando farto daquilo tudo. Eu acho que ele gostava de atuar, fazer filmes, mas não de tudo que isso envolvia, como fazer divulgações dos filmes, dar entrevistas e tudo isso.
      Sobre o olhar dele eu concordo com a Femme, ele parece sempre ter uma dor no olhar, mesmo quando ele estava sorrindo havia algo difícil de decifrar no olhar dele. É como se o olhar dele tivesse uma profundidade, e la no fundo tivesse um sentimento escondido, mas que ao mesmo tempo fosse visível, estivesse sempre lá. Eu não sei explicar! o olhar dele é algo que me intriga muito.

      Excluir
    4. River mudou porque deve ter percebido o quanto as pessoas podem ser maldosas, frias e interesseiras. No início, acho que ele era ingênuo e achava que era apenas questão de ensinar o que era certo. Depois deve ter visto que era muito mais que isso. A ganância, a vaidade, a inveja devem ter perturbado ele muito. Mas o melhor é que ele continuou um lindo ser humano, sensível e adorável.

      Excluir
    5. Concordo em gênero, número e grau, Anônimo.

      Excluir
    6. Mas de fato, meninas..vê-lo sorrindo sempre foi raríssimo e qdo o fazia, não parecia estar mto à vontade..enfim..River, o misterioso..LINDOOO!

      Excluir