?

sábado, 5 de dezembro de 2015

River Phoenix: A Última Entrevista (SET/1993) [Final]




Por Jean-Paul Chaillet,

PARTE FINAL

P:  Você citou a questão atômica e vários atores emprestam suas vozes para passar qualquer tipo de mensagem.  No seu caso, existe uma certa aura de anonimato à sua volta e, excetuando-se as capas de revistas adolescentes, a gente não  lê nem ouve muita coisa sobre você...

RP:  Eu sempre tive a impressão que poderia fazer alguma diferença, que eu poderia influenciar se usasse esse orifício que tenho na cabeça para me comunicar com as pessoas através da mídia. Eu via a mídia como arma, mas na verdade eu sou a arma. 

E acho que eu era ingênuo em pensar que o que você diz pode ser tomado de uma maneira didática.  Na verdade, por que eu estou apreendendo todo o tempo. Então eu tentava dar entrevistas, não é? Mas eu vejo as coisas de outra maneira.  Por que se existe alguém cujo trabalho eu respeito é Gary Oldman, e não foi por que li em alguma revista. O que me faz pensar que ele seja independente disso.  Harrison Ford também é independente de assuntos políticos e se mantém fora das publicações.  E, para falar a verdade, quem quer ouvir a opinião de artistas sobre assuntos que podem ser lidos nos jornais? 

Quando tenho que falar de um assunto muito importante, sinto que doutrinar o público, principalmente se esse é jovem e pouco informado, não é uma coisa errada.  No passado, falei muita besteira, muitas coisas que no dia seguinte mudei de ideia, muitas vezes eu era um personagem nas entrevistas. Falei muita coisa em tom sério que não passava de brincadeira.  Fazia isso como um laboratório, uma espécie de queda de braço com a imprensa. Mas agora não estou mais interessado nesse tipo de atitude. Gostaria de ser mais minimalista e dizer apenas o que tenho certeza. E além disso, sou uma pessoa muito simples. 


P:  Você não mora em Hollywood, e para uma pessoa que precisa trabalhar lá é necessário saber lidar com quem vive nela – os agentes, produtores, saber negociar. Existe algo que você precisa negociar?

RP:  Sim. Você tem que negociar o tempo inteiro. Existem pressões e uma série de expectativas sobre sua carreira. E as pessoas na indústria de cinema espalham boatos. Eu não pergunto a opinião das pessoas e realmente não me importo.  Não estou aqui para benefício da minha carreira ou da minha conta bancária. Eu só gostaria de ser inteligente e não gastar muito dinheiro. Mas não tenho nenhum plano de carreira, vou lendo os filmes e se alguma coisa me atrair, então ótimo. Por isso, a única estratégia por trás de The Thing Called Love é que a historia tinha que ser  um espécie de paradoxo depois de Garotos de Programa.  Eu quis que fosse assim porque seria bom ser ouvido no Meio Oeste e no Sul, onde meu personagem anterior não era bem visto.




P:  Em Garotos de Programa você faz um personagem que não era abertamente gay, mas... por outro  lado...

RP:  O problema não era tanto pelo que o sujeito era, pelo menos para o mercado negro. Não é ilegal ser gay; prostituto é. Esse é um campo onde uma série de pessoas tende a confundir o personagem com você. Sob o meu ponto de vista, tanto faz. Mesmo se eu fosse igual.  Mas existem certas distorções quando se representa um papel que pode limitar a existência de outros personagens que também têm que ser ouvidos. Sabe, eu não me preocupo com auto-imagem.
 
P:  Nas próximas semanas serão iniciadas as filmagens de Entrevista com o Vampiro. Temos aí o exemplo de um filme que nem começou e já tomou conta do noticiário, por causa da escolha do elenco. Isso o está perturbando?

RP:  Não, por que eu nem o vejo como um filme no qual eu vá tomar parte.  Eu não vou fazer um filme. Como você sabe, eu vou receber o meu diploma de jornalismo.  Vou acompanhar algumas entrevistas, vou ver esse burburinho todo, vou tentar chegar ao fundo disso tudo. É assim que eu estou tratando as coisas. Quando chegar no final é que eu vou saber. Não tem nada a ver com o planejamento de uma carreira. E eu tenho um grande respeito por qualquer um com quem eu venha a trabalhar. E desejo toda felicidade a eles.

P:  Você disse que não assiste a muitos filmes. Não é importante para você, como ator, tomar conhecimento do que é produzido a sua volta?

RP:  É bom saber o que tem sido feito, dos bons, pelo menos pela mídia. Não são todos, mas a maioria, os óbvios, não passam de poluição mental. E eu realmente não quero contaminar o meu trabalho, a minha maneira de pensar, com coisas que não irão acrescentar nada a minha interpretação. Nessa era da comunicação, você tem que ser seletivo.

P: Você está desenvolvendo algum projeto próprio?

RP:  Sim, está no papel. Algo que me é muito querido, mas que não comecei direito. Espero acabar de escrever e fazer esse filme nos próximos anos. Alem disso existem outros pequenos projetos.   

P:  Você perdeu a ingenuidade? Quando apareceu não passava de um garotinho.
 RP:  Não era ingenuidade. Era mais ignorância, não sabia das coisas. E falava o contrário do que estava pensando. Pensava que eu estava falando a verdade e... Mas eu vou apreendendo com o tempo. Tentativa e erro. Ultimamente tenho evitado falar a verdade quando pode sugerir algo negativo, manipulável. Estou tentando parecer otimista e educado.        


Fonte: Revista SET, em novembro de 1993
 

9 comentários:

  1. Essa parte foi a minha preferida da entrevista... É incrível como River era sábio; as palavras que ele usou me deixaram maravilhada quando eu terminei de ler. A gente aprende um bocado com ele. É tão legal o que ele diz sobre não assistir filmes!!! Fiquei meio chateada na parte que ele conta sobre um projeto para o futuro. Mas é a vida. River continua a brilhar até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo!

      Também achei esta parte especial, riquíssima. River falava com tanta profundidade e clareza sobre tantos temas!

      E saber que River tinha seus projetos, que há algo por aí que estava sendo escrito por ele me emociona e me deixa triste, ao mesmo tempo...

      Mas, adorei suas palavras: "River continua a brilhar até hoje!"

      Beijos!

      Excluir
  2. Oii Femme...tudo bem? Então eu consegui encontrar o facebook de dois amigos do River (que tocavam com ele na AA), Josh e o Sasa. Os 2 são super solícitos e eu pensei se você quiser claro ( e não tiver ainda) te mandar, porque quem sabe você não consegue uma entrevista com eles igual a do Sky Phoenix( e isso ajudaria a convencê-los não? ) hhahaha!!!! Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leah!

      Eu quero sim, pode mandar pra mim...rs... Sempre é bom ver o que os amigos dele pensam, né? E seria ótimo vê-los lembrar de River! <3

      Beijos1

      Excluir
    2. Ai vai: https://www.facebook.com/groovematters/?fref=ts ( Page no facebook do Josh)
      https://www.facebook.com/joshgdrums?fref=ts (Facebook pessoal do Josh) Ps: Ele tem umas fotos super fofas com o sky!!! :D
      https://www.facebook.com/HasidRA/?fref=ts ( Page no facebook do Sasa)
      Obrigada Femme!! Beijos :D

      Excluir
  3. Demais essa última entrevista! Gosto da parte em que ele fala sobre ser vegano.Sou vegana há mais ou menos 06 meses e me sinto exatamente assim quando entro em alguns lugares ou vou ao supermercado. Hoje em dia ainda é complicado..imagina lá nos anos 90. Impossível não nos questionarmos com aquela dorzinha, o que River estaria fazendo hoje relacionado a parte cinematográfica,porque como ativista temos certeza que veríamos coisas lindas que só um coração como aquele poderia ter. Criativo e inquieto como ele era,penso no tanto de coisas que ele deixou guardado..mas é totalmente compreensível que a família não queira divulgar né..lançar nada. O que ele pensaria dessa loucura que virou o mundo depois que ele se foi..tanta gente vazia, com poder de comunicação imenso e só pensa em ostentar.. River faz tanta falta!

    Bjos Femme! Bom Natal!

    ResponderExcluir
  4. Vê-lo falar em planos que lhe eram queridos dá um aperto no coração, mas enfim, estamos todos sujeitos a isso, o difícil é aceitar, não é?! Faz parte de nossas limitações enquanto humanos. Cabe a nós continuarmos perpetuando sua existência, dentro de nós e no mundo, através desse tão amado espaço carinhosamente dedicado a ele!

    Bjos, Femme e amados(a) "River admirers"!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a vida tem destas situações em que o destino nos prega peças, mas no caso de river phoenix, tenho certeza que foi um meio escolhido pelas pessoas do alto escalão de HOLLYWOOD para se livrarem dele, na entrevista de 1991 ele se expos em excesso, a ponto do próprio diretor do filme my own private adaho entrar em contato com ele, por telefone. VAMOS A CENA, BOATE VIPER ROOM, A PRINCIPAL PESSOA QUE SABE A VERDADE E ACHO QUE SE FOSSE MAIS DIGNA FALARIA TENDO EM VISTA QUE EM 2018 COMPLETAM-SE 25 ANOS DO FALECIMENTO DE RIVER PHOENIX E SAMANTA MATHIS FOI QUEM DISTRIBUIU O DRINK , O QUAL FOI BATIZADO POR JOHN FRUSCIANTE, RIVER USAVA DROGAS, SIM, ESTAVA TENTANDO SE RECUPERAR SIM, MAS AS PESSOAS QUE O CERCAVAM O EMPURRAVAM LADEIRA ABAIXO, E O MAIS INCRIVEL ESTES MESMOS SUJEITOS QUE SE ODIAVAM HOJE SÃO PARENTES POIS FLEA TORNOU-SE PADRINHO DO FILHO DE JOHN FRUSCIANTE, ELES SE ODIAVAM NA EPOCA. MAS VOLTANDO AO PRINCIPAL, OUTRA PELA CHAVE, O FAMOSO JOHNNY DEEP É ILUMINATI, SEGUE ESTA DOUTRINA E SEU CORPO , TEM TATUAGENS, NORMALMENTE ELE FAZ GESTOS ILUMINATI COMO O TRIANGULO COM AS MÃOS, O OLHO A QUE TUDO VÊ E O TRIANGULO DA MAÇONARIA, INSTITUIÇÃO EXISTENTE A MAIS DE 300 ANOS, E QUE TAMBÉM TEVE UM PADRE FRANCES QUE ERA MAÇOM AO QUAL O PAPA SE RECUSOU A RECEBER, A IGREJA CATÓLICA SABE DAS VERDADEIRAS INTENÇOES DESTE GRUPO. ASSISTAM A CERIMÔNIA DE ABERTURA DE UM TUNEL NA SUIÇA ONDE ESTÃO PRESENTES A CHANCELER ALEMA ANGELA MERCHEL, E OS PRINCIPAIS POLITICOS, ASSIM COMO MEMBROS DE GOVERNO EUROPEU, ASSISTAM ESTÁ NO YOU TUBE, ALGUÉM FILMOU E POSTOU DE FORMA ESCONDIDA, E UMA CERIMÔNIA AO MENOS ESTRANHA ATE PARA NÓS BRASILEIROS QUE GOSTAMOS DE CARNAVAL, MAS VOCES VERÃO QUE EXISTEM VARIOS SIMBOLOS INDICANDO UMA NOVA ORDEM MUNDIAL, A IGREJA CONDENA POIS OS ILUMINATY SAO UM GRUPO SATANISTA. E POR ISTO QUE EM 1993 , FOI DITO POR VARIAS PESSOAS QUE O CASO FOI UM SACRIFICIO DE SANGUE PERPETRADO POR JOHNNY DEEP. PORTANTO PESSOAL, EU ACHO QUE SAMANTA MATHIS ALÉM DE TER SIDO NAMORADA DELE , DEVERIA ESPOR O QUE ACONTECEU, PORQUE SUA CARREIRA COMO ATRIZ ESTA ENCERRADA, O SUCESSO NAO BATEU A PORTA DELA. ACHO QUE SERIA MUITO MAIS DIGNO DO QUE SE COLOCASSEM UMA ESTRELA NA CALÇADA DA FAMA COM NOME DE RIVER PHOENIX, SUA FAMÍLIA FOI MUITO CRITICADA NA EPOCA E A MIDIA TRATOU DE DETONAR, MAS NÃO ESQUEÇAMOS QUE O PRÓPRIO JOAQUIM PHOENIX TORNOU-SE UM ATOR DE SUCESSO, MAS QUE TAMBEM E ATORMENTADO PELO QUE ACONTECEU AO IRMÃO, DISSO EU TENHO CERTEZA.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a vida tem destas situações em que o destino nos prega peças, mas no caso de river phoenix, tenho certeza que foi um meio escolhido pelas pessoas do alto escalão de HOLLYWOOD para se livrarem dele, na entrevista de 1991 ele se expos em excesso, a ponto do próprio diretor do filme my own private adaho entrar em contato com ele, por telefone, AO LONGO DA ENTREVISTA. VAMOS A CENA, BOATE VIPER ROOM, A PRINCIPAL PESSOA QUE SABE A VERDADE E ACHO QUE SE FOSSE MAIS DIGNA FALARIA TENDO EM VISTA QUE EM 2018 COMPLETAM-SE 25 ANOS DO FALECIMENTO DE RIVER PHOENIX É SAMANTA MATHIS FOI QUEM DISTRIBUIU O DRINK , O QUAL FOI BATIZADO POR JOHN FRUSCIANTE, RIVER USAVA DROGAS, SIM, ESTAVA TENTANDO SE RECUPERAR SIM, MAS AS PESSOAS QUE O CERCAVAM O EMPURRAVAM LADEIRA ABAIXO, E O MAIS INCRIVEL ESTES MESMOS SUJEITOS QUE SE ODIAVAM HOJE SÃO PARENTES POIS FLEA TORNOU-SE PADRINHO DO FILHO DE JOHN FRUSCIANTE, ELES SE ODIAVAM NA EPOCA. MAS VOLTANDO AO PRINCIPAL, OUTRA PEÇA CHAVE, O FAMOSO JOHNNY DEEP É ILUMINATI, SEGUE ESTA DOUTRINA E SEU CORPO , TEM TATUAGENS, NORMALMENTE ELE FAZ GESTOS ILUMINATI COMO O TRIANGULO COM AS MÃOS, O OLHO A QUE TUDO VÊ E O TRIANGULO DA MAÇONARIA, INSTITUIÇÃO EXISTENTE A MAIS DE 300 ANOS, E QUE TAMBÉM TEVE UM PADRE FRANCES QUE ERA MAÇOM AO QUAL O PAPA SE RECUSOU A RECEBER, A IGREJA CATÓLICA SABE DAS VERDADEIRAS INTENÇÕES DESTE GRUPO. ASSISTAM A CERIMÔNIA DE ABERTURA DE UM TUNEL NA SUIÇA ONDE ESTÃO PRESENTES A CHANCELER ALEMA ANGELA MERCHEL, E OS PRINCIPAIS POLITICOS, ASSIM COMO MEMBROS DE GOVERNO EUROPEU, ASSISTAM ESTÁ NO YOU TUBE, ALGUÉM FILMOU E POSTOU DE FORMA ESCONDIDA, È UMA CERIMÔNIA AO MENOS ESTRANHA ATE PARA NÓS BRASILEIROS QUE GOSTAMOS DE CARNAVAL, MAS VOCES VERÃO QUE EXISTEM VARIOS SÍMBOLOS INDICANDO UMA NOVA ORDEM MUNDIAL, A IGREJA CONDENA POIS OS ILUMINATI SAO UM GRUPO SATANISTA. E POR ISTO QUE EM 1993 , FOI DITO POR VARIAS PESSOAS QUE O CASO FOI UM SACRIFICIO DE SANGUE PERPETRADO POR JOHNNY DEEP. PORTANTO PESSOAL, EU ACHO QUE SAMANTA MATHIS ALÉM DE TER SIDO NAMORADA DELE , DEVERIA EXPOR O QUE ACONTECEU, PORQUE SUA CARREIRA COMO ATRIZ ESTA ENCERRADA, O SUCESSO NAO BATEU A PORTA DELA. ACHO QUE SERIA MUITO MAIS DIGNO DO QUE SE COLOCASSEM UMA ESTRELA NA CALÇADA DA FAMA COM NOME DE RIVER PHOENIX,( EM HOMENAGEM APÓS 25 ANOS DE FALECIMENTO) SUA FAMÍLIA FOI MUITO CRITICADA NA EPOCA E A MIDIA TRATOU DE DETONAR, MAS NÃO ESQUEÇAMOS QUE O PRÓPRIO JOAQUIM PHOENIX TORNOU-SE UM ATOR DE SUCESSO, MAS QUE TAMBÉM É ATORMENTADO PELO QUE ACONTECEU AO IRMÃO, DISSO EU TENHO CERTEZA.

    ResponderExcluir