?

domingo, 30 de agosto de 2015

River Phoenix by Michael Tighe: L'Oeil De La Photography/2015


                  River_12


Eu conheci River Phoenix em 1990, em Gainesville, Flórida. Eu tinha voado de New York City. Eu estava fotografando-o para uma revista. Eu não me lembro qual. Sua família tinha um belo pedaço de terra selvagem na borda de um pântano. Eu fiquei lá por dois dias. Nós fumamos maconha, bebemos cerveja, subimos na sua casa na árvore, balançamos em uma corda, saltamos em seu trampolim e fomos em uma caça ao jacaré só para manchar um e nós fizemos isso. À noite, ele e sua banda se reuniram e arrasaram.  

Foi essa maravilhosa espécie de divertido momento de Peter Pan  que nós tivemos muito longe de Hollywood. Três anos mais tarde, a revista Detour entrou em contacto comigo para fotografar River para sua capa. Pelo menos eles queriam fotografá-lo, mas não conseguiram levá-lo a concordar. Eu estava vivendo em Los Angeles e River estava lá filmando o último filme que ele completou "The Thing Called Love".

A [revista] Detour me pediu para fazer isso acontecer sabendo que eu o conhecia. Quando alcancei River no telefone, ele me perguntou se poderíamos tirar fotos, mas não para nenhuma revista, apenas por diversão. O que é, provavelmente, o gesto mais legal que alguém já fez para mim. Eu lhe disse que adoraria, mas poderia ser um pouco estranho neste momento. Prometi a ele a fotografia teria uma concepção muito simples, e não uma produção sobre uma celebridade top. Ele concordou. Por causa de seu cronograma de filmagem tivemos que filmar à noite.

Quando ele e sua namorada na época, a atriz Samantha Mathis, sua co-estrela em "The Thing Called Love", chegaram ao estúdio, eu percebi que ele parecia muito esgotado e um pouco irritado. Ainda era muito bonito, mas o garoto despreocupado que eu conheci na Flórida parecia magro, suado e sua pele estava muito estourada. Foi uma grande mudança. Ele ainda era, porém, extremamente delicado, um espírito de bom coração e carinhoso. 

Quando eu posicionei River na frente da câmera, depois de colocar um pouco de maquiagem nele e escolher qual roupa que ele usaria, eu vi alguma coisa acontecendo com seu rosto que eu sabia ser o efeito de narcóticos. E isso meio que me chocou. Não via isso há muito tempo. Eu tinha sido dependente de heroína durante 8 anos quando jovem e é isso que acontece com a sua rosto, seus músculos ... quando todas as suas características parecem estar apenas penduradas flácidas em seus ossos. E isso é muito do que eu reconheci com River. Isso vem e vai, não é uma coisa constante, mas era muito óbvio para mim. 

A sessão em si foi uma das experiências mais marcantes que já tive fotografando alguém. River foi suspreendente e destemido e sem que eu tivesse de direcioná-lo muito, mais como tentando acompanhá-lo, ele passava de uma pose incrível para outra como um grande bailarino da improvisação. E continuou indo e indo ... tão angelical, às vezes, e, em seguida, furioso comigo para acompanhá-lo ... "Pegue esta! Agora isso! O que mais podemos fazer?" 

Nós nos envolvemos nisso até cerca de 2 ou 3 horas da manhã. As últimas fotos que fizemos foram dele e Samantha. Eu fiz a sessão em junho de 1993. Foi sua última sessão formal de fotografia. River faleceu em outubro de 1993. Logo após a sessão, eu fui contratado pelos produtores de "The Thing Called Love" para fotografar no set por duas semanas. Essa foi a última vez que eu vi o doce River.

Michael Tighe


Fonte: L'Oeil De La Photography, em 20 de março de 2015  
 

9 comentários:

  1. Lembro de uma entrevista em que o Sky Phoenix disse que aos poucos Hollywood foi o transformando,mas como pode se notar nesse depoimento o Rio ainda continuava gentil, doce, educado... Ele era puro demais para esse lugar!!!!
    O que me deixou intrigada foi essa descrição feita pelo fotógrafo, é a primeira vez que eu leio sobre o River estar fisicamente transformado por causa das drogas. Triste
    Á você todo meu amor Darling Rio!! <3 <3 <3
    The more I know, The less I feel :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leah,

      River tinha uma essência pura, uma alma delicada e sensível, e creio que isso nunca mudou. Infelizmente, ele fez uma viagem muito além do que poderia, se deparou com seus demônios pessoais, e perdeu. Triste, mas "humano, demasiado humano".

      E eu sempre o amarei. Ele faz parte da minha vida, de forma definitiva e irremediável.

      Excluir
  2. E depois ainda dizem que ele nao era viciado, a pele dele tava se deteriorando pelo uso, Essa descriçao que o fotografo deu nao é de alguem que faz uso recreativo, ele tava extremamente magro, se alguem assistir esse filme que foi o ultimo que ele terminou em vida, vai perceber que tem algumas cenas que parece que ele está drogado..

    ResponderExcluir
  3. Como é lindo esse último ensaio de River! Apesar de dolorosamente sabermos que é o último.No Instagram é possível ver várias fotos desse ensaio, inclusive as fotos com a Sam. Tão profundo, tão enigmático, tanta dor contida.. Acho que o fotógrafo conseguiu captar tão intensamente os conflitos internos que River vinha vivendo..essa agressividade dolorosa no olhar..uma ânsia desesperada por libertação. E como está lindo nessas fotos! E como River era transparente, transparente feito água mesmo com as suas emoções, pura essência. É inacreditável que ainda há quem diga que ele era uma farsa, como pode?!
    Femme não pare nunca com seu blog, ele é muito importante pra nós.
    Mesmo nas matérias que mais nos machucam ao ler, você é sempre muito cuidadosa e respeitosa com River e sua história. Através do blog a gente consegue sentir esse amor imenso que você tem! Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alesandra!

      Você descreveu perfeitamente o que sinto ao ver este ensaio. O que River nos transmite nele está muito além das palavras. Tem um depoimento lindo de um repórter que conviveu com River, postado aqui no blog, que descreve isso: como se ele andasse pelo mundo sem proteção, um artista em carne viva, se dando inteiro a nós, pelo amor à Arte.

      Este blog é minha pequena contribuição para manter vivo o legado de River. Para que ele não reste esquecido, e sua arte seja admirada como ele merece.

      Este blog, em essência, é uma declaração de AMOR ETERNO a River Phoenix!

      Beijos.

      Excluir
    2. Compartilho de seu sentimento por River, "Femmix"! Termos sido contemporâenas dele e ainda estarmos aqui com toda essa dedicação prova isso. Seu blog é inspirador. Mantenha-o sempre!

      Excluir
  4. Femme, fiquei impressionada com a descrição que o fotografo fez sobre o River .. Eu nunca tinha lido que o River apresentava sinais das drogas... Achei muito bacana a proposta do River de fazer uma sessão de fotos em um estilo simples , sem nenhum glamour de Hollywood... River ficou muito lindo !!! Pena que esta foi a última a sessão de fotos dele ... O fotografo conseguiu captar toda sua sinceridade ! Achei incrível essa sessão ! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clarice!

      Essa sessão ficou demais mesmo! Acho que foi exatamente por ser algo artístico, sem fins comerciais...isso era sempre inspirador para o River. É uma pena que tenha sido a última, mas também é bem significativo do quanto ele estava buscando se afastar da artificialidade deste meio. River se recusando a ser capa de uma revista famosa, enquanto tantos dariam um braço por isso! ..rs..Ele é demais!

      Mas o artigo tem um lado triste, claro. É sempre triste ver alguém que você ama adoecendo... porém, fica sua essência, a alma delicada e carinhosa que tantos amavam não se perdeu. E ela está refletida também nesta sessão. River, sempre lindo!

      Bom te rever por aqui...

      Beijos!

      Excluir
  5. Dica pro fim de semana: hoje, vai passar Explorers e The Thing Called Love seguidos no Paramount (tv a cabo) e amanhã tem reprise de TTCL

    ResponderExcluir