?

sábado, 1 de setembro de 2012

River Phoenix e Sidney Poitier em 'Sneakers': Lendas do Cinema




Por Paul Booth,


Esta semana eu escolhi uma pérola esquecida do cinema, Sneakers. Este filme é uma cápsula do tempo de duas lendas do cinema, uma do passado e uma (na época) do presente. Eu falo de Sidney Poitier (The Defiant Ones) e o falecido, o grande River Phoenix (Stand by Me).

Eu vou continuar a minha apresentação destes dois mestres, mas devo observar que este filme também é estrelado por Sir Ben Kingsley (Hugo), Robert Redford (Butch Cassidy and the Sundance Kid) e foi dirigido por Phil Alden Robinson (Field of Dreams).

Com um elenco lendário no local e um 
roteiro bem afinado e bem amarrado, o elenco e a equipe foram para San Francisco. Eu adoro quando um filme nos apresenta lugares nem sempre vistos. Eu amo filmes estabelecidos em Nova York, mas filmes passados em San Francisco são especiais para mim porque eles mostram a beleza da Bay Area.

Há uma série de momentos divertidos neste filme, mas o mais essencial é a captura de Phoenix (Running on Empty) e Poitier fazendo a dança.

Estes dois apresentam um ao outro como qualquer gravação de Miles Davis e John Coltrane faz. Há uma história de fundo única. Phoenix era o futuro líder de sua geração. Ele estava transformando o cinema, e aos 16 ele foi um indicado ao Oscar, e já havia trabalhado com muitos dos melhores diretores de Hollywood aos 20 anos de idade.

Poitier é o homem que quebrou todas as barreiras raciais e foi o primeiro negro americano a estrelar um filme.  O
Oscar de Sidney em 1963 (por Lilies of the Field) lançou as bases para os futuros negros americanos vencedores do mesmo prêmio, como Jamie Foxx (Ray), Denzel Washington (Dia de Treinamento) e Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia). Todo mundo deve alguma coisa ao Sr. Poitier. 





Vamos além as referências artísticas de jazz e dança.  

River e Poitier eram forças da natureza.

Eles ordenaram o seu respeito, atenção e amor.

Eles imortalizaram a si mesmos em nossas mentes de cinema.


Havia rumores de que Phoenix deixaria o negócio quando ele faleceu em 1993 e Poitier foi citado, depois de fazer dois filmes com Phoenix (o outro foi Little
Nikita), dizendo que "o garoto conseguiu."

Se alguém remotamente ama filmes, não há maior elogio que o respeito do Sr. Poitier.

Sneakers não irá decepcionar.

Em nossa época de enorme
consumo diário, você estará testemunhando a história neste filme.

Vá em Netflix e assista todos os filmes que você puder estrelados por estes dois homens.

Descanse em paz, Sr. Phoenix, e Sr. Poitier, que você viva mais 20 anos.


Fonte: ww.thegardenisland.com, em 05 de agosto de 2012

26 comentários:

  1. Femme, é com dor no coração que eu te digo que nos encontramos! ahsuahsuahsuahsuahsuahsa Foi mt bom esse último mes lendo isso aqui, mudou minha vida! Me fez ver certas coisas de outro modo, aprimorar outros pensamentos e conhecer novas coisas!! River se tornou meu ídolo, e pode acreditar que estarei aqui toda semana lendo tudo que vc postar.

    Eu não queria ter que te pedir isso, mas eu não consegui achar nada de confiança na net, nenhum filme inteiro ou que não estivesse fora do ar. Vc teria links de confiança pra me passar?

    Eu gostaria muito de trocar um email com vc Femme, não sei se vc aceitaria ou se publicaria seu email aqui, mas se vc puder, meu email é luiz.akel_@hotmail.com! Se pudermos nos falar vou ficar muito feliz, se não, eu compreendo!

    Não tenho palavras pra te dizer o quanto seu blog é importante pra mim, fico muito feliz em vêlo crescer, aumentar o número de visitantes, expandir, quem sabe ir pro facebook... ashaushaushausha

    Muito obrigado mesmo por tu Femme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, achei o Te amarei ate te matar por ai (so que são 4 partes), links bons, funcionando... acho que é esse site
      http://beingkeanureeves.activeboard.com/t28226906/download-te-amarei-at-te-matar-1990/

      a ultima postagem (4links do rapidshare)

      Excluir
    2. Luiz, acho que você bateu um recorde! Nossa, você leu dois anos de blogagem em um mês?! Caramba! :) Fico muito feliz por você ter se importado tantooo assim com River, por ele ter te encantado e espero que ele te dê tanto quanto me deu. E quando você assistir mais filmes dele, vai ver que valeu a pena. ;)

      E é claroooo que você pode escrever pra o meu e-mail, anote aí: femmesol@gmail.com

      Eu é que agradeço a cada um que vem aqui e diz o quanto River ainda consegue mobilizar de emoção e energia de vida. Fico comovida, de verdade, por isso. É como se River revivesse em cada um que o (re)conhece e admira, mesmo tantos anos depois de sua partida.

      Saiba que novos fãs como você, que realmente buscam conhecer profundamente o artista e sua arte, são um orgulho para o legado imortal de River.

      Beijos! E ainda teremos muitos encontros aqui! ;))

      Excluir
    3. Acabou se tornando algo viciante pra mim, ashaushausha tanto que eu te disse que estava me obrigando a ficar dias sem vir aqui ne? rs Bom, eu vou entrar em contato com vc via email! E claro que vamos nos encontrar muito por aqui!

      Maria, muito obrigado! Vou tentar fazer os downloads.

      Excluir
  2. Esse filme parece ser ótimo! Imagino que River deve ter se sentido muito honrado em atuar com um cara desses. Tem alguma entrevista dele sobre o filme?
    Vejo as diferenças nos filmes da época,até mesmo nas referências dos atores...hoje seria algo como "fulano de tal" (transformers) e por aí vai,nesses filmes de ficção e blockbusters... =/

    o River me lembra algo de Sting (na época), sei que ele gostava dele,mas será que se inspirava na aparência?ou é só coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu adoro este filme, apesar de achar a participação de River sem grande importância. Mas o roteiro é bem amarrado e o filme tem inteligência e agilidade, é um prazer assisti-lo.

      Não achei River parecido com Sting, ele fez um estilo bem nerd mesmo neste filme...rs...

      Mas o que gostei nesta crítica foi o reconhecimento de River como uma lenda do cinema, o que nem sempre acontece. Muitas vezes falam dele como um potencial não cumprido, esquecendo que seu corpo de trabalho, embora pequeno, é substancial. Afinal, River trabalhou com grandes diretores e grandes estrelas, e sempre esteve à altura deles. Isso pra alguém que morreu com apenas 23 anos é incrível.

      E tem entrevista dele sobre este filme, mas não legendada.

      Excluir
    2. Oi Femme!
      quanto a aparencia eu me referi de forma geral, vi fotos do Sting com o mesmo olhar do River (de maneira geral) :)

      Excluir
  3. Olá a todos,este filme passou hà alguns anos na record,lembro que foi num domingo a tarde,tava mudando de canal e vi um rapaz loiro e tal,pensei é ele,aff já tava na penúltima parte mas deu pra ver o River um pouquinho,nunca achei na internet,os filmes do River são muito dificeís de achar,muitos só em inglês,mas sei que todos são bons.O sidney Poitier,além de ser um ótimo ator também era amigo e gostava muito do River,no youtube tem um video dele em um jantar vegetariano com o River,é bem legal, tem a mãe dele e o pai fazendo um discurso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, michele!

      Não conheço este vídeo do Sidney Poitier com o River e sua família, manda o link que eu posto noaqui no blog, tá?

      O Sidney Poitier realmente adorava o River, e quando ele morreu sua filha escreveu uma elegia muito emocionante sobre ele.

      Beijos.

      Excluir
    2. oi femme eu não sei se é esse o video que a michele estava falando mais eu tenho um video do river com o sidney e a martha em um banquete vegetariano
      link
      http://www.youtube.com/watch?v=B9k9H-FKn5Y&list=PL38C23F7CB6B750AB&index=126&feature=plpp_video




      esse é outro video ñ sei se vc já tinha visto
      http://www.youtube.com/watch?v=u13udm0A08k&list=PL38C23F7CB6B750AB&index=145&feature=plpp_video




      e esse eu morri de ri olha
      http://www.youtube.com/watch?v=S10iKHgIkzQ&list=PL38C23F7CB6B750AB&index=144&feature=plpp_video





      Excluir
    3. Oi, II

      Vou dar uma olhada nestes vídeos! Obrigada!! ;)

      Excluir
  4. Agora( depois de conhecer River) eu me arrependo de não querer assistir Quebra de sigilo(sneakers) quando eu era mais nova e passava praticamente toda semana no sbt-não me lembro se era na sbt ou na globo, mas acho que era sbt- junto com aquela filme- que não me lembro o nome- de uma familia que sai de férias e acontece um monte de coisas e Debi & lóide;é bem antigo também! Nisso, eu devia ter uns 7 ou 8 anos e pensava que Quebra de sigilo era filme de pancadaria! Como eu me arrependo...rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Este é um filme bem legal mesmo, embora não seja o melhor para conhecer o trabalho de River, na minha opinião. Para isso, eu prefiro Conta Comigo, A Costa do Mosquito, O Peso de Um Passado e MOPI, por exemplo.

      Beijos.

      Excluir
  5. Femme

    Te Amarei Até Te Matar passou esses dias na sky!!! Os próximos filmes do River que vão ao ar são: Explorers (14/09) e Little Nikita (15).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Que legal, Bu! Eu não tenho este canal, mas fico feliz por quem poderá assistir. Não percaaaaaammm!


      Luiz, o canal é SKY! E deve repetir, né? Há poucos dias eu assiti Litle Nikita (Espiões Sem Rosto), mas na cabo, mas não lembro exatamente o canal.

      Excluir
    2. A pensei que era na SKY (empresa de tv a cabo), não conheço o canal não!

      Excluir
    3. Luiz, você está certíssimo, eu é que sou doida! ...hahaha... Sky é um canal, claro.

      Bu, apareça aí pra nos dizer qual é o canal que passará os filmes do River. Serviço de utilidade pública! ;)

      Excluir
    4. Luiz

      Explorers 14/09 - 07h25 Telecine Cult
      Little Nikita 15/09 - 15h00 Investigação Discovery (canal 34)
      Indiana Jones And The Last Crusade 16/09 - 17h15 Telecine Action

      Excluir
  6. Putz!!nao acredito q perdi isso,tenho todos esses canais e nao sabia de nenhum desses filmes q pago somente pra assistir algum filme dele,nosss vcs me deem licensa q vou chorar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm meu aniversario tinha q ser no dia 15??
      fikei todos esses dias na cozinha,q infortunioooo!!!

      Excluir
    2. Ah, que pena, Naty! Mas com certeza eles vão reprisar, basta você ficar atenta. ;)

      Eu sei que Indiana Jones passa sempre na Globo. No TCM passa muito Conta Comigo. E Espiões Sem Rosto também passa num canal da Cabo, mas não sei qual é...

      Excluir
    3. obrigado pela dica Femme,vou ficar mais esperta com a tv agora rsrs!!!bj

      Excluir