?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Depoimentos: Um Espírito Protetor

.


Jane Hallaren, atriz coadjuvante de "Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon":

Quando trabalhamos em Jimmy Reardon, o diretor William Richert me odiava. Para piorar as coisas, eu realmente gostava dele, então era o tipo de coisa terrível. Eu me senti como um sapato feio esquecido o tempo todo em que eu estive no set. River viu a coisa toda e ficou superprotetivo comigo, apesar dele ter adorado Richert. E uma manhã, a primeira coisa que iríamos fazer era o meu close-up. Eu estava pensando, 'Basta fazer o close-up e sair daqui e voltar para o hotel antes de desistir'. River chega e diz: "Onde está Ann?" Como uma cortesia para Hallaren, a co-estrela Ann Magnuson iria atuar fora das câmeras durante o seu close-up. Bill diz: "Ela tinha algo para fazer." River disse: "Às 8 da manhã?" Ele disse, "River, vamos fazer isso." River disse: "Não, eu não penso assim, Bill." Eu disse, "Qual é o problema?" Ele disse: "Não é o problema para mim; é o que importa para você. Você está aqui para todos. Onde está Ann? Você não gostaria de tê-la aqui para o seu close-up?" Eu disse sim. Ele disse: "Nós não fizemos o closep-up dela ontem?" Eu disse sim. Ele disse: "O que ela está fazendo?" Bill disse, "Ela tinha algum trabalho a fazer." River disse: "Isso quer dizer dormir, Bill." E ele não iria deixá-lo em paz. Eu disse: "Por favor, vamos fazer isso, River." Ele disse: "Eu vou fazer isso, mas não é certo." E ele tinha dezesseis anos!


Ed Lachman, diretor de fotografia de "Dark Blood":

Uma semana antes dele morrer, nós estávamos em Gallup, Novo México, indo para a estrada. Eu tinha um monte de coisas no meu quarto, equipamentos de filmagem. Saí para o corredor e disse, "Alguém pode me ajudar com o meu equipamento?" Alguém disse, "Sim". Eu não vi quem era - eu não tinha os meus óculos. Voltei ao meu quarto, escovei os dentes. Houve uma batida na porta, e era River. Eu disse: "River, o que você está fazendo aqui?" Ele disse: "Eu vim para te ajudar." Eu disse: "Eu não quis dizer você!" Ele disse: "Por que eu não posso te ajudar?"


William Richert, diretor de "Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon":

Ele estava sempre me dando conselhos sobre todos os aspectos da minha vida - sobre namoradas antes de me casar e depois sobre o meu casamento. Ele mantinha uma atitude paternal para comigo. Eu acho que ele fez isso com um monte de gente.

Minha ex-esposa e eu estávamos nos separando, e ela [a filha deles] tinha pouco mais de seis anos de idade. River lhe deu sua primeira bicicleta no Natal, porque ele achou que ela precisava de um pequeno consolo. Enquanto nós dois estávamos tentando descobrir o que fazer com nossas vidas, este jovem de 22 anos de idade, ou menos que isso, estava pensando em coisas assim.


Carolyn Pfeiffer, produtora de "O Espírito do Silêncio":

Ele se ligou muito, muito fortemente a Richard Harris. River viria e dirigiria para Richard pelo set, ignorando os motoristas do filme. Ele sempre queria ter certeza de que Richard estaria bem, que Richard não estaria sozinho. Quero dizer, ele era como uma mãe superprotetora, River.

Nós não tínhamos trailers suficientes para dar a todos, por isso os demos para as quatro primeiras pessoas acima-da-linha [aqueles que participam da direção criativa da narrativa do filme]. Quando River começou a trabalhar com Sheila Tousey, [atriz que interpretou a sua esposa índia] ele percebeu que ela estava em um camarim minúsculo e ele estava em um trailer, e ela não apenas tinha muitas horas de maquiagem, mas muita preparação fazendo exercícios vocais. Então, ele veio até mim e disse: "Eu quero dar o meu trailer para Sheyla e eu vou para o camarim dela". Eu nunca tive um ator dizendo: "Posso trocar o meu espaço confortável por um menor, porque um dos meus colegas artistas precisa mais dele do que eu?"


Richard Harris, co-estrela de "O Espírito do Silêncio":

Ele me via como uma espécie de figura paterna. Ele ia bater na minha porta e perguntar se poderia entrar e dormir. . . . Ele ia dormir no sofá. Eu podia ouvi-lo ensaiando suas falas - às 4 da manhã. Eu dizia, "Vá dormir, p..." Ele estaria no banheiro, comendo uma besteira, aprendendo suas falas.


Fonte: Première, em março de 1994

5 comentários:

  1. Imagino como a generosidade dele seria importante hoje...triste perder uma pessoa assim tão jovem.
    Parabéns pelo trabalho, Femme.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anônimo.

    River tinha essa característica fantástica em comum com Chris Chambers, né? Sempre tentando ajudar, dar de si mesmo, não importando o preço a pagar. Admirável.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ler os olhares que as pessoas próximas de River conseguiram guardar. São lembranças de como ele realmente era, sem máscaras, no dia a dia, vivendo com os amigos, produtores, diretores; seus momentos, sua personalidade, seus amores. Lembrei agora da fala de Jane Hallaren, postada aqui no blog no dia 23 de fevereiro.
    Preciso admitir que li aquilo com certa surpresa, apesar da constante imagem clichê do ator famoso e que pega todo mundo...
    De fato, eu via River com outros olhos...Com um olhar talvez imaculado e idealizado. Como era River no amor e nos relacionamentos sérios que manteve durante sua curta vida?
    Fiquei me perguntando qual das namoradas estava sendo traída naquele momento, qual era, de fato, a situação que River estava vivendo para efetivamente trair e pedir silêncio?
    No fundo, depois de tantos anos estruturando sua imagem oficial na mídia e outros tantos anos reconstruindo a imagem de quem realmente era, River tornou-se um pouco obscuro, complexo de entender. Entretanto, nenhuma opinião, contradição ou ilusão faz de River uma pessoa menos especial. Ele tinha uma magia única, inconfundível, exclusiva. Por isso, independente do que acabamos lendo, pesquisando, descobrindo e interpretando, River continuará admirado, amado e lembrado por todos nós.
    De novo, agradecemos o seu trabalho e o material que disponibiliza aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Marcela,

    Você tem razão: River é um enigma que nos instiga a desvendá-lo.

    Como você, eu também me surpreendi lendo aquilo, até me lembrar da entrevista dele em "À Frente da Embalagem", quando ele expõe sua confusão e enredamento no personagem de Jimmy Reardon, que ele interpretava nesta época e que era um 'galinha', lembra? Lá está descrito assim:

    "O verdadeiro problema foi como Phoenix ficou completamente imerso em seu personagem. Ele diz, "Então eu poderia não ser River, e não tinha minha mãe por perto para dizer 'Ei, vamos lá, o que está acontecendo, você está se perdendo.' Phoenix diz que ele ficou muito confuso sobre quem ele era e quem era Jimmy Reardon."

    Ele ainda completa, falando dessa experiência traumática: "Eu não sabia o que deveria ser, ou o que as pessoas queriam que eu fosse, ou se eu deveria ser todos." E diz que teria precisado de ajuda psiquiátrica sem o apoio da família e dos amigos.

    Mas talvez não seja isso, ou não seja apenas isso. O caso é que River nos pede sempre para ir além, buscar respostas outras, distantes dos lugares-comuns tão confortáveis. Nada dele ou sobre ele parece poder ser percebido assim, num relance: ele exige entrega e dedicação. Pelo menos, é assim que eu o vejo.

    Mas quem foi River Phoenix, afinal? Nós saberemos, um dia? Ele mesmo chegou a descobrir? Acho que é por isso que é tão instigante tentar compor este verdadeiro quebra-cabeças, seguindo as peças deixadas neste labirinto de entrevistas e memórias que ele deixou. River encanta e continuará encantando mesmo quando nenhum de nós estiver mais por aqui...

    E, apesar de estar meio lenta com as postagens, acredite, tenho pilhas de material sobre ele, ainda! E certamente muitas surpresas ainda estão à nossa espera..rs..

    Beijos e obrigada por participar tão assiduamente! Você faz diferença.

    Ah, e a namorada dele na época era Martha Plimpton, lembra??

    ResponderExcluir
  5. Esses depoimentos sobre o River sempre me faz refletir.
    Tem uns que são tão engraçados, como alguns que já foram postados em outros tópicos, que mostra um River meninão, ingênuo e cheio de vida. E outros, como estes, nos traz um River solidário, altruísta e fazendo o que ele sabia fazer tão bem que era se dedicar ao próximo.
    Eu estou a cada dia maravilhada com esse garoto ... queria muito que eles estivesse aqui.

    Obrigada Femme =)

    ResponderExcluir